Cacto Azul: Características e Como Cuidar

HomeCactosEspécies de CactoCacto Azul: Características e Como Cuidar

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Um dos cactos mais buscados entre quem coleciona cactos e suculentas, o cacto azul chama a atenção pela sua raridade e justamente pela sua cor.

No artigo de hoje vamos falar pra você sobre as principais características, como cultivar e como fazer mudas deste cacto raro!

Artigos que podem ser do seu interesse:

foto Pilosocereus pachycladus ou cacto azul
Fonte: instagram – mycactusbadmycactushood

Principais Características

Com o nome científico de Pilosocereus pachycladus, mas é bem comum encontrar com os nomes de cacto azul, facheiro azul ou mandacaru azul. 

O cacto azul tem origem na região nordeste do Brasil e de grande porte, o que significa que a sua altura pode chegar a até 10 metros! Mas não se preocupe, se você for cultivar em jardins ou vasos o tamanho que alcança é bem menor.

A sua floração resulta em uma flor branca e discreta e ocorre durante o verão nas condições corretas, como sol pleno e já sendo um cacto adulto

Flor-do-Cacto-Azul
Flor-do-Cacto-Azul

Como cultivar o Cacto Azul?

Como você viu, é um cacto que fica bem grande, entretanto na hora de cuidar não tem segredo! Vamos te explicar como é simples cuidar.

  • Iluminação: O cacto azul gosta de sol, então cultive no sol pleno. Caso queira cultivar dentro de casa é necessário ter um local com ventilação e com muita luminosidade.
  • Clima: A temperatura ideal para esse cacto é entre 17° a 35° graus e evite ao máximo frio extremo ou geadas.
  • Substrato: Escolha um substrato que tenha uma ótima drenagem e que seja solto, no Verde na Web normalmente utilizamos o substrato da Carolina Soil.
  • Regas: Durante o verão regue 1x por semana, agora no inverno evite regar, o motivo é que é muito sensível ao excesso de água.

Como fazer Mudas do Cacto Azul

Para fazer mudas, existem duas formas que podem ser utilizadas: 

  1. Propagação por Corte: Pode ser feito o corte no meio do cacto ou numa junção, depois do corte separe a muda por 1 semana na sombra, passe canela para ajudar na cicatrização e depois realize o plantio da muda.
  2. Propagação por Sementes: Na época de floração é possível tirar as sementes que vão surgir da flor, após a retirada, é necessário fazer o processo de germinação para ter as novas mudas.

Qual o preço do Cacto Azul?

Normalmente o preço varia de região para região, como se trata de uma espécie muito desejada e mais rara, o preço costuma variar bastante.

Dependendo da floricultura você pode encontrar mudas entre 15 a 50 reais. 

Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Azul? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados