Cacto Castelo de Fada: como cultivar em casa?

HomeCactosEspécies de CactoCacto Castelo de Fada: como cultivar em casa?

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Você conhece o Cacto Castelo de Fada?

Provavelmente você já deve ter visto esse cacto fazendo parte de uma decoração externa, como um jardim.

Essa espécie é muito utilizada em decorações, visto que essa planta é muito fácil de cultivar e ainda, é muito bonita em todos os estágio da sua vida.

Ficou curioso em conhecer mais sobre o Cacto Castelo de Fada? Então continue acompanhando esse artigo, vamos te contar tudinho!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Cacto Castelo de Fada
Fonte da imagem: youtube

Principais características:

O Cacto Castelo de Fada, também conhecido como Cacto Triangular, é nomeado cientificamente como Acanthocereus tetragonus. Essa espécie pode ser encontrada facilmente na América do Norte, Central e do Sul.

Essa planta é chamada de “castelo de fada” porque sua aparência é muito parecida com um castelo: suas hastes crescem em formato de colônia, com ramificações que podem aparecer desde a base até as extremidades.

Seus ramos são grossos e compridos, podendo chegar até a 7 metros de comprimento se forem cultivados em ambientes ideais e forem realizadas trocas de vaso periodicamente.

Só tome cuidado com os espinhos deste cacto, eles são um pouco afiados e podem machucar caso sejam manuseados sem as luvas de proteção.

Como cultivar o Cacto Castelo de Fada?

Vaso:

O vaso ideal para o cultivo do cacto castelo de fada é aquele de barro, já que ele seca mais rápido. Porém, este cacto também pode ser cultivado em vasos de plástico, desde que a frequência de regas não seja exagerada. 

Solo:

Para ter um cultivo ideal, o solo deste cacto precisa ser bem arenoso! Para deixá-lo assim, você pode misturar terra vegetal e areia de construção, em partes iguais, para ter bons resultados.

Não é necessário adicionar muitos compostos orgânicos no solo, como húmus e estercos, já que esse tipo de cacto está acostumado com solos pobres em nutrientes e não necessita dos mesmos para se desenvolver.

Se você perceber que o cacto está precisando de algum componente, o que você pode fazer é adicionar substratos ou fertilizantes próprios para cactos. Geralmente, eles são comercializados em mercados e até floriculturas.

Luminosidade:

O cacto pode ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra.

A única diferença que você irá perceber nesses dois tipos de cultivo é a coloração dos ramos do seu cacto, quanto mais luz solar eles receberem, mais avermelhados poderão ficar.

O importante é não cultivar o cacto castelo de fada na sombra. Ele precisa receber luz solar direta ou indiretamente, por no mínimo, 4 horas por dia!

Regas:

Assim como todas as outras espécies de cactos, as regas podem ser feitas somente quando você perceber que o solo do vaso está seco.

Se quiser, pode utilizar a técnica do palito de dente: enfie o palito na terra, se o mesmo sair molhado, indica que o vaso ainda está absorvendo a umidade da última rega, caso contrário, você já pode regar o vasinho.

Só não deixe o vaso com excesso de água, visto que esse é um dos fatores mais comuns que leva estas plantas à morte. 

Como fazer mudas?

Para fazer mudas é muito fácil!

Basta destacar alguns brotinhos laterais da planta matriz, preferencialmente aqueles que estão mais próximos à base e deixá-los descansando por alguns dias, para que o corte no ramo possa ser cicatrizado.

Depois, plante o brotinho em um novo vaso, com as mesmas características que abordamos ao longo deste artigo.

Você vai perceber que o cacto castelo de fada tem um crescimento bem lento, por isso, não se preocupe se ele estiver demorando para crescer.

Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Castelo de Fadas? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.

2 COMENTÁRIOS
  1. Matéria muito boa e esclarecedora, gosto muito desse assunto.Não tenho muito espaço ,mas tenho três pés de cactos que amo de verdade. Obrigada e parabéns pela matéria .👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🌵

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados