Cachepot: O que é e Pode plantar dentro de um?

Cachepot: O que é e Pode plantar dentro de um?

Um vestido para os vasos? Sim! Esses são os cachepots que servem para esconder os vasos e são encontrados nos mais diversos materiais e tamanhos.

Quer saber mais sobre? Então confira o conteúdo que preparamos para você sobre e te convidamos no final a compartilhar a sua experiência conosco!

o que é cachepot
o que é cachepot

O que é um cachepot?

O cachepot é basicamente um “vestido” para o vaso. Com ele, você pega a sua planta no vaso que já está e coloca dentro. Isso é uma maneira de transformar aquele vasinho preto/marrom que vem com a planta em um vaso bonito e elegante, o que vai acabar gerando praticidade na hora de fazer a manutenção.

Cachepot é uma expressão da lingua francesa – ‘cache pot’ que pode ser traduzida como “esconder um vaso de planta”, então vai servir como um acessório para as plantas.

Vaso e Cachepot: Qual a diferença entre ambos?

O vaso é o lugar onde a planta vai ficar abrigada com o substrato crescendo e recebendo água, outra coisa é que no vaso sempre vai ter furos para garantir que a água possa ser drenada.

Já o cachepot é um item que ai servir como decoração tendo a função principal de esconder o vaso, o que você pode reparar é que não tem furo na sua base, então acaba acumulando água no fundo.

Em resumo, o vaso tem furos e é onde a planta vive, enquanto o cachepot não tem furos e serve como decoração e para esconder o vaso.

Pode plantar no cachepot?

É uma dúvida bem comum que recebemos e a melhor resposta é que não plante no cachepot, pois a falta de furo vai fazer que acumule água e assim as raízes da planta vão acabar apodrecendo. Outro ponto é que dependendo do material, vai acabar estragando mais rápido e fazendo bastaeira justeira.

Uma opção que as pessoas tem feito é furar o fundo, mas isso faz que o item perca sua função de decoração e dependendo do móvel que fique, vai acabar manchando de água.

O ideal é usar o vaso que já vem com a planta e o cachepot como um item adicional para dar destaque na decoração do seu ambiente e evitar imprevistos como manchas em móveis.

Do que é feito?

Existe uma grande variedade de materiais que um cachepot pode ser feito, como por exemplo de madeira para um ambiente mais rústico, cerâmica para elegância, metal para modernidade, plástico para praticidade, fibra natural, vidro e muitos outros.

Na hora de escolher o modelo é importante saber qual vai ser o lugar que vai ficar, pois temos modelos que são mais indicados para áreas externas ou internas.

Leia mais em: Conheça os 10 Principais tipos de Cachepot e onde usar cada um!

Como cuidar do cachepot

É importante cuidar do cachepot, podemos dizer que é um versão mais alta dos pratinhos que colocamos abaixo das plantinhas. Preparamos algumas dicas que você pode colocar em prática.

Limpeza: De tempos em tempos faça a limpeza para tirar a poeira, sujeira e outros resíduos que podem fazer perder o brilho

Remova a água: Lembra que o cachepot não tem furo? O ideal é não deixar a água acumular no fundo, o motivo é simples, a plantinha vai acabar adoecendo com o excesso de água e pode atrair mosquito da dengue.

Local: É importante que o material seja escolhido crretamente, por exemplo, madeira e fibras naturais vão estregar mais rápido caso fiquem exposta ao sol e chuva.

Como usar na decoração

Pensando na decoração dos ambientes, o que importa é a criatividade, qual o objetivo de estar ali e praticidade que ele pode fornecer no dia a dia.

Por exemplo, na sala de estar, um cachepot mais elegante com uma planta grande, como a espada de são jorge vai destacar o ambiente.

Agora na cozinha, por que não usar aqueles vasinhos de ervas com cachepots de metal ou plático que são mais fáceis de limpar e vão te ajudar na hora de fazer alguma receita.

Leia mais em: Cachepot na Decoração: Como usar e criar um ambiente único

Gostou de conhecer mais sobre o cachepot? Então continue acompanhando os materiais de dicas de jardinagem do Blog Verde na Web e não se esqueça de compartilhar a sua experiência aqui nos comentários!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.