Kalanchoe pinnata: Tudo o que você precisa saber sobre essa Suculenta

HomeSuculentasEspécies de SuculentaKalanchoe pinnata: Tudo o que você precisa saber sobre essa Suculenta

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

A Kalanchoe pinnata é uma suculenta conhecida como “folha da fortuna” e não é atoa, pois essa espécie tem diversos benefícios para saúde por conta das propriedades medicinais.

No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre essa espécie de suculenta.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Principais características da Kalanchoe pinnata

Originária da África, a Kalanchoe pinnata é conhecida popularmente como “folha da fortuna” ou “árvore da vida” e pertence à família Crassulaceae. O seu cultivo é muito popular no mundo todo por conta das características e propriedades medicinais.

Esta suculenta tem a aparência que lembra um arbusto com folhas verdes com recortes com listras roxas e bordas vermelho-alaranjadas. Você vai perceber que nas folhas surgem pequenos brotos e isso ajuda na reprodução da espécie.

Normalmente, o seu crescimento chega a 50cm de altura e durante a floração pode chegar a até 2 metros de altura. O seu crescimento pode ser considerado rápido quando comparado a outras suculentas

Nome científico:Kalanchoe pinnata
Nomes populares:Folha da fortuna, árvore da vida, coirama, saião, saião-miúdo
Origem:África
Ciclo de Vida: Perene
Porte:Pequeno a médio, podendo atingir até 2 metro de altura
Floração:Floresce principalmente durante o verão, mas pode ocorrer em outras épocas do ano.
Clima:Climas tropicais quanto subtropicais, mas é sensível a geadas e temperaturas extremamente baixas.
Kalanchoe pinnata - Fonte: @Sonu Pachouri via canva
Kalanchoe pinnata – Fonte: @Sonu Pachouri via canva

Benefícios para Saúde

Diversos estudos científicos tem mostrado o potencial teraêutico da Kalanchoe pinnata em tratamentos que são relacionados a cicatrização de feridas, efeitos analgésicos, ação antimicrobiana e anti-inflamatórias.

Isso é possível por conta das propriedades que a planta possui em sua composição, entretanto como qualquer outro medicamento, é necessário a avaliação e orientação de um profissional de saúde antes de utilizar a planta como medicamento.

Todos esses efeitos estão relacionados as propriedades que a planta possui em sua composição, entretanto é necessário cautela e orientação de um profissional de saúde para utilizar a planta em tratamentos.

Como é a floração?

No período de floração que é mais presente no versão, a planta vai se encher de pequenas flores tubulares que apresentam variedade de tons entre rosa, vermelho e amarelo. A inflorescência ganha mais destaque por conta da coloração das flores serem verdes o que cria um contraste.

A floração vai ocorrer nas hastes que vão surgir do centro da planta e vão atrair polinizadores para ajudar na polinização da planta, vale ficar de olho que é neste período que também costuma surgir as pragas de suculentas, como por exemplo as cochonilhas.

Você leu que é no verão que a sua floração ocorre, mas também pode acontecer em outras estações do ano.

img 4 - Kalanchoe pinnata - flor fonte: @ten_indian
Haworthia cymbiformis – Fonte: @weisschr via Canva

Como cultivar a kalanchoe pinnata

O cultivo da Kalanchoe pinnata é fácil e pensando em você preparamos algumas dicas de cultivo:

  • Iluminação: Escolha um local que receba bastante luz solar direta, o plantio em vasos grandes vai ajudar bastante essa suculenta a se desenvolver mais rápido.
  • Solo e Drenagem: Utilize um substrato para suculentas ou uma mistura que seja bem drenavel para evitar o acúmlo de água no vaso.
  • Rega: Deixe o solo secar complemamente entre as regas, pois isso vai ajudar a evitar o apodrecimento da raiz. A frequência de rega é moderada ou seja 1x na semana ou a cada 15 dias.
  • Temperatura: Se adapta muito bem a climas tropicais e subtropicais em temperaturas entre 20°C e 30°C.
  • Cuidados gerais: Não requer muitos cuidados, mas é importante fazer a manutenção preventiva, como retirar folhas mortas, verificar a qualidade do substrato e procurar por sinais de infestação de pragas.

Como fazer mudas da Kalanchoe pinnata

Você já leu anteriormente que as folhas se enchem de brotos, então fazer mudas da Kalanchoe pinnata é bem fácil, confira o passo a passo:

  1. Escolha uma folha saudável com cerca de 5cm de comprimento;
  2. Retire a folha e deixe a cicatrizar em um local seco e arejado;
  3. Prepare o berçário de suculentas com o substrato adequado ou com a mistura de terra, areia e perlita;
  4. Coloque a base da folha no susbtrato e enterre levemente para permitir o ennraizamento;
  5. Utilize um borrifador na primeira regua para que o solo fique úmido e não encharcado;
  6. Agora coloque o berçário em um local com luz indireta;
  7. Após as novas mudas criarem as raizes e se desenvolverem, você pode passar para um vaso maior.

Vale lembrar que é necessário ter paciência, pois todo o processo de reprodução pode levar algumas semanas para que de tudo certo.

Gostou de conhecer mais sobre a Kalanchoe pinnata? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados