Suculenta Orelha de Elefante: Como cuidar dessa espécie

HomeSuculentasEspécies de SuculentaSuculenta Orelha de Elefante: Como cuidar dessa espécie

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Já pensou em ter uma orelha de elefante em casa? Mas calma, estamos falando da suculenta orelha de elefante!

É justamente por sua aparência exótica que hoje falaremos sobre a Kalanchoe luciae ou conhecida popularmente como suculenta orelha de elefante!

No artigo abordaremos as características, os principais cuidados, como deixar na cor vermelha e como fazer mudas desta suculenta. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Características da suculenta orelha de elefante:

O seu nome científico é Kalanchoe luciae, mas você pode encontrar menções a Kalanchoe thyrsiflora também e o seu nome popular é orelha de elefante, pá de remo, repolho do deserto e até mesmo panqueca! 

Essa suculenta é nativa da África do Sul e é considerada de grande porte podendo chegar a até 60 centímetros. 

As suas folhas são achatadas e nas condições corretas ganham uma coloração bem avermelhada nas pontas, o que a torna única em diversos ambientes. 

Vale falar que a sua floração ocorre no Outono e é uma suculenta Monocárpica, o que significa que após a floração ela morre.

Como cuidar da  orelha de elefante?

Mesmo sendo nativa de climas mais secos e com altas temperaturas, a orelha de elefante se dá bem em lugares que não tem essa condição.

Iluminação: Mantenha no sol pleno ou meia sombra. Evite o sol mais quente do dia para que as folhas não queimem.

Regas: Durante a fase de crescimento o intervalo de regas é menor, agora depois dessa fase regue somente quando o substrato estiver seco e evite regar durante o inverno.

Temperatura: Mantenha em locais que a temperatura fique entre 16° e 28° graus – Evite lugares que fiquem abaixo de 10°.

Vaso: Escolha vasos de tamanho médio ou em jardineiras com boa drenagem, pois é uma suculenta de fácil propagação e que não gosta de água em excesso.. 

Substrato: Opte por substratos já prontos que vão entregar para a planta os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. 

Resumimos os principais cuidados dessa suculenta maravilhosa e também preparamos mais dicas de como cuidar de suculentas.

Como deixar avermelhada?

Todos querem ter a orelha de elefante avermelhada por conta da sua beleza, mas para conseguir esse resultado é importante que a planta tenha as condições corretas!

Um dos meios de conseguir é deixando no sol pleno e regando somente quando necessário. Quanto mais sol, melhor para alcançar a coloração desejada. 

Caso você deixe na meia sombra, sua coloração vai ficar entre o verde e azul.

Como fazer mudas da orelha de elefante?

Na hora de fazer mudas não existe segredo! São dois métodos que podem resultar em novas mudas: 

  1. Divisão da planta: Com o passar do tempo começará a surgir pequenos brotos ao lado da planta mãe e nisso você pode remover com um corte simples e plantar ao lado para que crie raízes.
  2. Por folha: Retire as folhas que estejam próximas da base da planta de forma que não danifique, após isso deixe cicatrizar e coloque por cima do substrato até que crie raízes.
  3. Por estaquia: Também temos a opção de decapitar uma parte e já plantarmos para que desenvolva as raízes, isso ajudará a parte decapitada a trazer novas mudinhas também!

Gostou de conhecer mais sobre a Orelha de Elefante? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados