Suculenta Fantasma? Conheça a Graptopetalum paraguayense

HomeSuculentasEspécies de SuculentaSuculenta Fantasma? Conheça a Graptopetalum paraguayense

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Graptopetalum paraguayense: a famosa Suculenta Fantasma!

Apesar do nome ser um pouco estranho, você pode ficar tranquilo, porque essa suculenta não é nem um pouco assustadora!

A Graptopetalum paraguayense recebeu esse nome popular por conta de uma substância branca que fica sob as suas folhas, a pruína! Esse pozinho é responsável por manter a temperatura da planta e evitar que ela se queime na exposição ao sol.

Quer conhecer mais sobre essa suculenta? Então continue acompanhando esse artigo, que você vai descobrir dicas de cultivo, informações de como cuidar, quanto regar e muito mais!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Como é a Suculenta Fantasma?

Assim como seu nome já sugere, a Suculenta Fantasma é nativa da América do Sul, por isso, ela se adapta muito bem ao clima tropical aqui do Brasil.

Essa espécie possui folhas grandes e levemente carnudas, sua coloração pode variar de acordo com a sua exposição ao sol, ou seja, quando a planta é cultivada sob meia sombra, ela adquire uma coloração mais cinza e lilás, mas quando é cultivada sob sol pleno, pode ficar com algumas folhinhas bem rosadas.

Como comentamos no início deste artigo, as folhas dessa suculenta são revestidas por um pozinho branco e translúcido, chamado pruína. Não se preocupe, pois essa substância não é tóxica, ela tem como objetivo servir como protetor térmico da planta.

A Suculenta Fantasma pode atingir até 20 centímetros de altura, quando ela chega nesse nível, é comum que seu caule comece a cair, ficando com um aspecto mais pendente, mas que também é muito bonito.

A Graptopetalum paraguayense também pode florir! Sua floração acontece quando a planta alcança sua fase adulta, entre a primavera e o verão. As suas flores são pequenas, brancas e muito delicadas, deixando a suculenta ainda mais charmosa!

Como cultivar a Suculenta Fantasma?

Suculenta-Fantasma
Suculenta-Fantasma
  • Iluminação: A Suculenta Fantasma precisa do sol para se desenvolver de forma saudável e bonita! Por isso, nada de deixar o seu vasinho na sombra! Você pode cultivar tanto em meia sombra, quanto em sol pleno.

  • Temperatura: Cuidado com os extremos! Expor a planta a altas temperaturas do sol, pode queimar as suas folhas. E expor a suculenta em temperaturas mais baixas (principalmente abaixo de zero) pode fazer com que ela não sobreviva.

  • Regas: Essa suculenta consegue armazenar uma grande quantidade de água nas suas folhas, por isso, o ideal é fazer regas somente quando perceber que o solo do vaso está seco. Conferir o vasinho uma vez por semana, é uma boa frequência.

  • Umidade: Assim como toda suculenta, a Graptopetalum paraguayense não é diferente! O excesso de umidade dentro do vaso pode apodrecer as raízes da planta e aumentar as chances de proliferação de fungos.

  • Vaso: Escolha vasos com furos no fundo para permitir a saída da água em excesso e também vasos que acompanhem o crescimento e o tamanho da suculenta. 

  • Substrato: O solo ideal para a Suculenta Fantasma é bem drenado! Para não errar, você pode optar por terras específicas para suculentas ou pelos substratos da Carolina Soil.

Como fazer mudas da Graptopetalum paraguayense?

Para fazer mudas da Graptopetalum paraguayense é bem simples, temos dois métodos que funcionam super bem e dão bastante brotinhos, confira:

  1. Por folhas: Esse método é o mais simples de todos! Basta remover algumas folhas da suculenta (lembre-se de fazer isso com bastante delicadeza) ou usar aquelas que caíram de forma natural e colocá-las em um berçário de suculentas. Em poucas semanas, já vão começar a surgir as primeiras raízes.
  2. Por decapitação: Nesse método basta cortar a roseta, esperar uns dois dias para secar o corte feito e depois, plantar a mudinha em um novo vaso com substrato para criar raízes. Em algumas semanas, já será possível acompanhar o crescimento do brotinho.

Gostou de conhecer mais sobre a Suculenta Fantasma? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados