Como fazer um Jardim de Suculentas? Dicas, ideias e fotos!

HomeSuculentasComo fazer um Jardim de Suculentas? Dicas, ideias e fotos!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Se você sempre quis ter um jardim em casa, mas nunca teve muito espaço para isso, já pensou em fazer um Jardim de Suculentas?

Além de ser possível encontrar mais de 22 mil espécies dessa planta, com os mais diferentes formatos, cores e tamanhos, você pode cultivar o seu jardim de diversas maneiras: 

  • Jardim de Suculentas no Chão
  • Jardim Vertical de Suculentas
  • Mini Jardim de Suculentas
  • Terrário de Suculentas

E o mais legal: é muito fácil cultivar suculentas, a maioria das espécies precisa apenas de alta luminosidade e regas uma vez por semana! Por isso, você não precisa ser um jardineiro profissional para ter folhas lindas o ano todo.

Confira a seguir o passo a passo para fazer um lindo Jardim de Suculentas e ainda, algumas ideias para você fazer o seu em casa, algumas dicas extras para deixar as suas plantas ainda mais bonitas e fotos para você se inspirar e criar jardins maravilhosos!

Artigo relacionados:

Como fazer um MINI Terrário de Suculentas?

Suculentas Pendentes: 5 Espécies para Cultivar em Casa

5 Tipos de Jardins mais utilizados por Paisagistas

jardim de suculentas
jardim de suculentas

1) Escolha o tipo de suculenta:

tipo-de-suculentas

O primeiro passo para fazer um Jardim de Suculentas, é escolher as espécies que você vai plantar e cultivar! E a dica mais importante desta etapa é escolher as suculentas que possuem um cultivo parecido.

Algumas suculentas são consideradas de sol pleno, isso significa que para ter um cultivo ideal, elas precisam ficar expostas ao sol a maior parte do dia. Nesse caso, você pode deixar a planta exposta mesmo nos horários mais quentes do dia, pois suas folhas são adaptadas para suportar altas temperaturas.

Já as suculentas de sombra, são aquelas que também precisam do sol para se desenvolver, mas em quantidades menores. Muitas vezes, essas espécies se desenvolvem muito bem quando são cultivadas sob meia-sombra e suas folhas são mais sensíveis a altas temperaturas.

Confira abaixo, algumas dicas e ideias de suculentas:

Suculentas de Sol Pleno:

  • Planta diamante
  • Capuz de monge
  • Agave
  • Orelha de elefante
  • Senécio azul
  • Mini jade
  • Barba de velho
  • Echeveria

Suculentas de sombra:

  • Orelha de Shrek
  • Haworthia
  • Rhipsalis
  • Colar de rubi
  • Colar de pérolas
  • Rabo de burro


2) Escolha o tipo de jardim:

Depois de definir o tipo de suculenta que você vai cultivar, é muito importante definir qual jardim você vai fazer em casa! E aqui temos diversas dicas e ideias para você, confira a seguir:

Jardim de Suculentas no Chão:

O jardim de suculentas no chão é o mais fácil e tradicional, mas para fazer um desse em casa, é necessário um espaço dedicado somente para isso. Por isso, se você não possui, o que é o caso da maioria das pessoas, não se preocupe, é só continuar acompanhando os outros tipos de jardim a seguir.

O primeiro passo para fazer um Jardim de Suculentas no chão, é colocar uma camada bem grossa de substrato. O substrato é importante porque vai fornecer os nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, além de deixar o solo mais drenável.

Depois, adicione uma camada de terra misturada com areia (aquelas mesmas utilizadas na construção), em uma proporção de 50% de cada componente. A areia vai ajudar a deixar a terra mais soltinha e também evitar o apodrecimento das raízes.

E por último, é só plantar as suculentas! Só lembre-se de certificar se as espécies vão receber a quantidade de luz necessária nesse jardim.

Veja abaixo, algumas inspirações que trouxemos para você:

suculentas-no-chao
suculentas-no-chao
jardim-de-suculentas-no-chao
jardim-de-suculentas-no-chao
Aeonium Kiwi – Fonte: @ Janine Kaufman via Canva

Jardim Vertical de Suculentas:

O Jardim Vertical de Suculentas é ideal para quem não tem muito espaço em casa, já que ele pode ser implementado na varanda, quintal, área de lazer e até em ambientes internos, como salas e escritórios.

Para começar a fazer o jardim vertical, você vai precisar comprar o suporte vertical. Normalmente, eles são vendidos em floriculturas e lojas de jardinagem, e nessa etapa, o importante é comprar o suporte do tamanho que você precisa, pois existem desde grandes até pequenos.

Outro ponto importante na hora de comprar o suporte vertical, é verificar o tamanho dos vasos que ele suporta, pois se forem diferentes dos seus, você vai precisar replantar todas as suas mudas.

Em alguns casos, você pode plantar a suculenta diretamente no suporte do jardim vertical, que também é uma opção que fica linda!

Com esse material em mãos é só instalar o jardim vertical no ambiente que você deseja, plantar as suculentas escolhidas e pronto! É só continuar mantendo os cuidados básicos com as plantas para ter folhas sempre lindas.

jardim-vertical-de-suculentas
jardim-vertical-de-suculentas
suculentas-verticais
suculentas-verticais
vasos-verticais-de-suculentas
vasos-verticais-de-suculentas

Mini Jardim de Suculentas:

Já o mini jardim de suculentas é o mais delicado de todos! Provavelmente você já viu um desses na internet, principalmente se pesquisou sobre suculentas no Instagram …

E a boa notícia é que é muito simples fazer um desses em casa! Você vai precisar de um vaso ou cachepô (do tamanho e o modelo que você achar mais bonito), mas só lembre-se de escolher um que tenha furinhos embaixo para que possa escoar a água e evitar o apodrecimento das raízes.

Depois, coloque uma camada de substrato da sua preferência dentro do vaso ou cachepô e adicione uma segunda camada de terra misturada com areia, até chegar na superfície. Essas etapas são fundamentais para garantir o cultivo saudável das suculentas!

E por último, adicione as mudas das suculentas escolhidas! Aqui, você pode se inspirar em uma das fotos abaixo e criar desenhos com as mini suculentas, como se fosse um jardim no chão, a criatividade é o limite! (Depois deixe no comentário abaixo a foto que você achou mais criativa 🥰)

mini-jardim-de-suculentas
Aeonium Kiwi – Fonte: @ Janine Kaufman via Canva
mini-jardim-de-suculenta
mini-jardim-de-suculenta

Terrário de Suculentas:

O terrário de suculentas é um pouquinho mais difícil de fazer do que os outros tipos de jardim, já que ele não possui um local para escoar o excesso de água do vaso, mas confira o passo a passo a seguir para que você consiga fazer um em casa!

Passo 01: Escolha um vaso de vidro da sua preferência, limpe com água e sabão para retirar todas as suas impurezas. 

Passo 02: Com o vaso limpo, é hora de começar a montar o terrário! Coloque uma primeira camada de compostos drenáveis, pode ser argila expandida, brita, seixo, cascalhos ou até carvão vegetal. Depois adicione uma camada de proteção, que pode ser a manta bidin, TNT, feltro garden, o importante é que proteger as raízes das suculentas do excesso de água que pode ficar embaixo do vaso.

Passo 03: Com a base do vaso concluída, é hora de preenchê-lo! Adicione uma camada espessa de areia de construção e depois preencha todo o vaso com terra adubada,de preferência, aqueles específicas para suculentas.

Passo 04: E por último e mais importante: plante as mudinhas que você escolheu! Uma dica, é escolher suculentas de sombra, assim você pode cultivar seu terrário dentro de casa, deixando o vasinho apenas próximo a uma janela que receba bastante luminosidade.

Confira abaixo algumas inspirações que trouxemos para você:

terrario-grande-de-suculentas
terrario-grande-de-suculentas
mini-terrario-de-suculentas
mini-terrario-de-suculentas
terrario-de-suculentas
terrario-de-suculentas

03) Faça a decoração e acabamento:

Depois do vaso praticamente montado, chegou a hora mais divertida: escolher a decoração e o acabamento do seu jardim! É a camada superficial, que fica por cima da terra e é visível por todo mundo.

Não pense que essa parte está relacionada apenas com decoração, muito pelo contrário, essa é uma etapa muito importante, pois garante a umidade da terra e evita danos causados pelas altas temperaturas.

Por isso, por cima da terra do seu jardim, adicione uma camada de palhinhas protetoras, que pode ser: pedrinhas brancas, argila expandida, casca de pínus ou outro material de sua preferência. Só tome cuidado para esse material não ser feito de cal (como algumas pedrinhas coloridas que são vendidas no mercado), pois em contato com a água, ele pode ser extremamente tóxico para as suculentas.

E por fim, adicione os enfeites de decoração que você mais gosta! Podem ser plaquinhas, objetos de jardim, confira abaixo alguns modelos lindos que separamos para você se inspirar:

jardim de suculentas
jardim de suculentas
arranjo-de-suculentas
arranjo-de-suculentas
suculentas-decoradas
suculentas-decoradas

04) Regue e adube o seu jardim:

Não pense que depois de montar o seu jardim, acabou o seu trabalho! Após sua construção, é muito importante que você faça as regas e adubação conforme a espécie das suculentas que estão sendo cultivadas.

Fazer regas e colocar adubo vai garantir não só a beleza das suas plantas, mas também a saúde e qualidade das suas suculentas! Continue acompanhando dicas e segredinhos de regas, no artigo: Como Regar Suculentas? Dicas para não errar nunca mais!

Agora que você já sabe como fazer um Jardim de Suculentas, comenta aqui embaixo se você já tentou fazer um em casa! Ah, Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais dicas de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados