5 Espécies de Suculentas de Sombra! Perfeitas para casa

HomeSuculentas5 Espécies de Suculentas de Sombra! Perfeitas para casa

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Ao abrir o Pinterest, ou rolar um pouco o feed do Instagram, é possível perceber que a suculenta se tornou um dos principais itens da decoração de casas e apartamentos. Mas você sabia que para cultivar essa plantinha em ambientes internos é necessário ter alguns cuidados?

E um deles é escolher espécies de suculentas de sombra! Dessa forma, você garante que o cultivo da sua planta não seja prejudicada ao receber menores quantidades de luminosidade, ventilação e umidade.

Conheça a seguir as principais espécies de suculentas de sombra para cultivar em casa e deixe sua decoração ainda mais moderna e atrativa, confira!

Você também pode se interessar por:

Espécies de suculentas de sombra
Espécies de suculentas de sombra

Planta Jade – Crassula ovata

A Crassula Ovata, conhecida popularmente como Planta Jade, é um coringa para qualquer decoração! Já que a mesma espécie pode apresentar diversos formatos e colorações, além de se adaptar muito bem em ambientes internos (a suculenta necessita de apenas 4 horas de exposição ao sol pleno por dia).

A Planta Jade, mais popular aqui no Brasil, apresenta hastes grossas compostas por diversas folhas verdes e ovais, aparência que a torna muito parecida como uma mini árvore.

Leia também: Planta Jade: Dicas de Cultivo e Curiosidades!

Planta-Jade-Crassula-ovata
Planta-Jade-Crassula-ovata

Planta Fantasma – Graptopetalum paraguayense

Apesar desse nome, a Planta Fantasma não é mal assombrada! 

Essa suculenta apresenta folhas bem carnudas, que ao serem cultivadas em ambientes internos possuem coloração verde-azulado, cobertas por um pó fosco branco, deixando-a com aparência fantasmagórica, daí o seu nome.

Mas não se preocupe, esse pó é natural da suculenta e não causa alergias a você e é uma planta pet friendly, porém, ele é bem delicado, pode sair conforme você regar o vaso ou movimentá-lo.

A Planta Fantasma, se for trocada de vaso conforme seu crescimento, pode atingir até 20 centímetros de altura, crescendo em camadas e formando rosetas. Você vai perceber que quanto maiores, mais bonitas!

Leia também: Suculenta Fantasma? Conheça a Graptopetalum paraguayense

Planta Fantasma ou Graptopetalum paraguayense
Planta Fantasma ou Graptopetalum paraguayense

Planta Gelo – Corpuscularia lehmannii

A Planta Gelo, é uma das espécies de suculentas de sombra mais bonitas! Isso porque, durante o verão e o início do outono, pequenas flores amarelas aparecem entre suas folhas. Que, aliás, possuem um formato bem diferente, nascem carnudas, em pares opostos, levemente arredondados e com um tom verde-acinzentado. 

Essas suculentas se adaptam muito bem a ambientes internos, visto que necessitam de sol pleno e meia sombra para sobreviver. Além disso, o formato das suas folhas dificulta o aparecimento de pragas, tornando-as mais resistentes às doenças comuns de jardim.

Porém, a Planta Gelo pode ser mais difícil de ser encontrada, visto que está ameaçada de extinção devido à degradação do seu habitat natural, aumento da poluição e expansão urbana para a mineração.

Planta Gelo - Corpuscularia lehmannii
Planta Gelo – Corpuscularia lehmannii

Planta Zebra – Haworthia Attenuata

Assim como seu nome já sugere, a Planta Zebra parece uma zebra! 

Suas folhas tem a cor verde-escuro, bem grossas e pontiagudas, desenhadas com listras horizontais brancas que nascem em formato de camadas, podendo variar entre 5 a 15 centímetros de altura.

Além da sua coloração, outra característica da Planta Zebra, é que ela é uma das espécies de suculentas de sombra mais pequenas! Fazendo com que ela seja muito utilizada em decorações de casas e apartamentos, já que ela se adapta muito bem em ambientes internos com um cultivo bem simples.

Leia também: Suculenta Zebra: A Elegância em Seu Jardim

Zebra ou Haworthia fasciata
Zebra ou Haworthia attenuata

Rosa de Pedra – Echeveria carnicolor

E por último, uma das espécies de suculentas de sombra mais populares aqui do Brasil!

Além de seu nome, que já revela grande parte das suas características. A palavra “rosa” refere-se às suas folhas dispostas em formato de rosa e “pedra” porque elas eram cultivadas em ambientes pedrosos. As folhas da Rosa de Pedra são uma mistura das cores verde, roxo e cinza e levemente carnudas.

Além disso, elas crescem formando camadas, podendo chegar a até 20 centímetros de altura! Mas, o que faz essa planta a mais comum entre os brasileiros, é que o seu cultivo também é muito simples.

Ela não precisa de regas constantes para sobreviver e se adapta muito bem em ambientes internos! Ideal para fazer parte de decorações modernas e atrativas de casas e apartamentos.

Rosa de Pedra ou Echevéria
Rosa de Pedra ou Echeveria

Quer conferir outras espécies de suculentas para cultivar em casa? Então continue acompanhando os outros artigos de dicas de suculentas para você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados