Espada de São Jorge: Como fazer Mudas e Principais Dúvidas

HomePlantasEspada de São Jorge: Como fazer Mudas e Principais Dúvidas

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Provavelmente você já viu a Espada de São Jorge compondo a decoração de casas e apartamentos! Afinal, essa planta se tornou muito famosa na decoração, já que além de linda, ela é fácil de cuidar e sobrevive muito bem dentro de casa.

Continue acompanhando esse artigo para aprender mais sobre essa planta! Vamos explicar o passo a passo para você plantar, cultivar, fazer mudas e ainda, quais são os melhores lugares que você pode colocar na sua casa, confira!

Então confira esses outros artigos que também podem ser do seu interesse:

Afinal, o que é Espada de São Jorge?

A Espada de São Jorge é uma planta que possui diversos significados, que varia de acordo com a religião e cultura de cada região.

Para algumas pessoas, por exemplo, cultivar essa planta em casa é como ter um amuleto de proteção. Já, para outros, a Espada de São Jorge significa prosperidade, além de afastar energias negativas.

Tipos de Espada de São Jorge:

A Espada de São Jorge original, tem como nome científico Dracaena trifasciata. Suas folhas são verde escuro, com algumas manchas horizontais mais claras, além disso, podem chegar até 80 centímetros de altura.

Porém, existem outras espécies do gênero Dracena que também são muito parecidas com a Espada de São Jorge, muita gente até confunde por serem muito populares nas decorações, conheça quais são elas logo abaixo:

Espada de Santa Bárbara (Dracaena trifasciata):

espada-de-santa-barbara
espada-de-santa-barbara

Possui o mesmo nome científico que a Espada de São Jorge, porém e Espada de Santa Bárbara possui uma borda amarela ao redor das suas folhas e são um pouco menores.

Lança de São Jorge (Dracaena angolensis):

lanca-de-sao-jorge
lanca-de-sao-jorge

Já a Lança de São Jorge é outra variação da Espada de São Jorge e também pertence ao gênero Dracena. Porém, nesse caso, seu nome científico é Dracaena angolensis

Suas folhas possuem uma coloração mais verde escuro e são cilíndricas. É bem comum você encontrar a Lança de São Jorge sendo vendida trançada, detalhe que dá ainda mais charme para a sua decoração.

Como cuidar da Espada de São Jorge?

A Espada de São Jorge é uma planta de meia sombra, ou seja, ela precisa receber de 2 a 4 horas de exposição direta ao sol, por dia, para se desenvolver. Por esse intervalo de tempo ser menor, comparado com as outras plantas, esse é um dos motivos pelos quais ela é tão utilizada na decoração de interiores.

Importante: essa exposição ao sol precisa ser direta, ok? Por isso, procure deixar o seu vasinho perto de portas e janelas bem iluminadas e nada de deixá-lo na sombra ou lugares muito escuros.

Já em relação às regas, a Espada de São Jorge não gosta de excessos de água, por isso, antes de regar, verifique sempre o solo do vaso e molhe somente quando o mesmo estiver seco.

Além disso, é importante que você utilize um substrato bem drenável, ou seja, que não retenha água dentro do vaso. Você pode optar por substratos próprios para a Espada de São Jorge, que já são vendidos no mercado, ou ainda, fazer uma mistura em casa, adicionando na sua terra compostos drenáveis, como areia de construção. 

E por último, mas não menos importante, não esqueça de adubar o seu vasinho uma vez ao ano! A melhor época para fazer isso é nos meses de maio a julho e você pode utilizar adubos granulados, como o NPK 10-10-10.

Como fazer mudas da Espada de São Jorge?

mudas-de-espada-de-sao-jorge
mudas-de-espada-de-sao-jorge

Para fazer mudas, é muito simples! Conheça as três técnicas mais utilizadas logo abaixo e escolha a mais ideal para a sua planta:

Enraizar a folha na água:

Como fazer muda de espada de são jorge na água é necessário cortar ou retirar uma folha lá da base da planta e colocar em um copo com água até a metade. Deixe esse copo em meia sombra e troque sua água todos os dias.

Depois de mais ou menos dois meses vão começar a surgir as primeiras raízes. Então, é só preparar um vaso com terra adubada e drenável, plantar essa folha e pronto!

Dividir pelas raízes:

Esse método consiste em retirar a planta toda do vaso, remover o excesso de terra e fazer a divisão dela a partir das suas raízes. 

Assim, você não precisa esperar enraizar, como no caso acima, é só plantar e começar a cultivar essa nova mudinha.

Cortar e plantar pedaços da folha:

Já esse método é um pouco diferente, mas dá super certo também!

Você vai precisar pegar uma folha da Espada de São Jorge e cortar em pedacinhos de mais ou menos 5 centímetros. Cada pedacinho cortado deverá ser plantado na vertical, em um vaso com terra adubada e bem drenável. Dois meses depois, essa folha irá começar a criar raiz e brotar uma nova mudinha.

Gostou de conhecer mais sobre a Espada de São Jorge? Então continue acompanhando os artigos sobre plantas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados