7 Plantas Resistentes ao Sol para o seu jardim!

HomePlantas7 Plantas Resistentes ao Sol para o seu jardim!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Se o seu jardim foi construído em uma área que recebe muita luz solar e/ou se você mora em uma região muito quente, cultivar plantas resistentes ao sol pode ser uma ótima opção!

Nesse artigo, estamos considerando que as plantas resistentes ao sol são aquelas que são cultivadas sob sol pleno, ou seja, resistem a mais de seis horas diárias de exposição ao sol direto e ainda assim, não tem seu desenvolvimento prejudicado.

Agora que você já sabe tudo isso, confira a seguir as 7 espécies que separamos para você, que além de resistentes, são bonitas e muito delicadas!

plantas resistentes ao sol

Cactos:

cactos
cactos

As famosas plantas do deserto! 

Você sabia que pode fazer uma coleção de cactos?

No total, existem mais de 2.000 espécies de cactos espalhados pelo mundo! E o mais legal: todos eles precisam ser cultivados sob sol pleno, tornando uma das plantas resistentes ao sol mais populares entre os jardineiros.

Tudo isso, porque os cactos são totalmente adaptáveis a ambientes extremamente quentes ou áridos, pois no seu interior possuem uma grande capacidade para armazenar água.

Além disso, os cactos podem ser encontrados nos mais variados formatos, tamanhos e cores, mas só tome cuidados com os seus espinhos, que em algumas espécies, podem até machucar!

Confira o artigo Tipos de Cactos: 10 Espécies Encantadoras para conhecer mais um pouquinho dessas plantas.


Suculentas:

suculentas
suculentas

Outra planta que resiste muito bem às altas temperaturas do sol, são as suculentas.

Parecido com os cactos, também é possível encontrar uma variedade enorme de espécies, mas é importante lembrar que nem todas elas podem ser cultivadas sob sol pleno.

Para não errar, confira a seguir as espécies que se adaptam muito bem ao sol pleno: 


Buxinho:

buxinho
buxinho

Já o buxinho, é uma planta muito utilizada na decoração de calçadas!

Talvez você não conheça por esse nome, mas o buxinho é um arbusto de pequeno porte com ótimo potencial para topiária (técnica de jardinagem para podar plantas em formatos ornamentais).

Essa espécie atinge no máximo 5 metros de altura, mas devido às podas, geralmente elas são mantidas em alturas muito menores e bem redondinhas (assim como seu nome já sugere)

Importante: para não prejudicar o crescimento e o desenvolvimento do buxinho, lembre-se apenas de regar a planta, no mínimo, uma vez por semana.


Espada de São Jorge:

espada-de-sao-jorge
Aeonium Kiwi – Fonte: @ Janine Kaufman via Canva

Outra planta super conhecida e querida entre os jardineiros, é a Espada de São Jorge! 

Essa planta atinge de 70 a 90 centímetros de altura e apresenta folhas espessas e bem resistentes, o que permite que elas sejam cultivadas sob sol pleno e aguentem as altas temperaturas do sol.

Essa espécie é muito utilizada na decoração de casas e apartamentos, já que o formato das suas folhas, compridas, finas e bem verdes, transformam qualquer ambiente, tornando-o mais chique e moderno.


Rosa do Deserto:

rosa-do-deserto
rosa-do-deserto

Assim como seu nome já sugere, além das suas folhas bem verdinhas, em algumas épocas do ano nascem dessa planta uma flor de coloração rosa, que se destaca bastante comparando com as outras espécies.

A Rosa do Deserto se adapta muito bem ao clima seco e ao cultivo sob sol pleno, mas ela não aguenta temperaturas muito baixas, 10 graus é o mínimo para não atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Além disso, essa espécie não tolera terra encharcada. Por isso, é altamente recomendado que as Rosas do Deserto sejam cultivadas em solos com alto nível de drenagem e substrato que permitam o escoamento do excesso de água.


Agave:

agave
agave

A Agave, por outro lado, não é tão popular assim entre os jardineiros.

Essa espécie possui folhas longas com espinhos bem pequenininhos em suas margens. As folhas possuem pontas aguçadas, como se fossem uma lança, de cor verde.

Quando bem cultivada, a agave pode chegar até 2m de altura e não se preocupe que essa é uma das plantas resistentes ao sol mais forte que existem!

Só lembre-se de evitar o plantio da planta em áreas de grande circulação devido ao risco de ferimentos proporcionado pelos seus espinhos.


Murta:

murta
murta

A Murta é um arbusto ornamental composto de folhas verdes e flores brancas, que são muito delicadas e perfumadas. Geralmente as flores dessa espécie começam a brotar entre a primavera e o verão.

A espécie também é bem resistente as altas temperaturas do sol e assim como o Buxinho, também é muito indicada para a prática da topiária (podas ornamentais).


Gostou de conhecer as plantas resistentes ao sol? Então comenta aqui embaixo se você já tem uma dessas espécies em casa! E não se esqueça de conferir outros artigos sobre plantas! Até a próxima 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados