Como Regar as Plantas? Tem um jeito certo de fazer?

HomeDicasComo Regar as Plantas? Tem um jeito certo de fazer?

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Como regar as plantas? Existe um jeito certo de fazer isso? Para quem está começando a cultivar plantas agora, dúvidas como essas são bem comuns! Já que durantes as regas, é importante tomar alguns cuidados para que suas folhas e flores permanecerem fortes e saudáveis.

Além disso, prestar atenção na frequência, quantidade, temperatura e manuseio é fundamental! Dessa forma você não arrisca proporcionar muito ou pouca água para a planta e assim, pode cultivar e mantê-la ainda mais bonita.

Continue acompanhando esse artigo para descobrir o jeito certo de regar suas plantas e não erre nunca mais! No final, você ainda vai conferir dicas para algumas espécies que são exceções e precisam de um cuidado especial na hora de regar.

Como regar as plantas
Como regar as plantas

Por que é importante regar as plantas?

As plantas utilizam água para realizar um dos processos vitais mais importantes: a fotossíntese e consequentemente, a absorção e o transporte de nutrientes para todas as suas folhas, flores, frutos e raízes.

Além disso, a falta de água pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento da planta e ainda, murchar e ressecar suas folhas e flores. Por isso, preste atenção quando as mesmas começarem a apresentar esses sinais!

Já o excesso de água pode prejudicar e apodrecer as raízes das plantas, dificultando assim, a oxigenação e contribuindo para o aparecimento de fungos e doenças, cuidado!

Quando regar as plantas?

O mais indicado, é fazer as regas das plantas no período da manhã, antes das 10 horas, e no fim da tarde, depois das 16 horas. Durante este intervalo não é recomendado, visto que o horário mais quente do dia pode evaporar a água depositada rapidamente, ante da absorção pelas raízes.

Evite também regar as plantas durante a noite, pois nesse período, elas absorvem menores quantidades de água e as suas folhas e flores demoram mais para secar. O que pode favorecer o aparecimento de fungos e até, o apodrecimento das raízes. 

Qual a frequência e a quantidade ideal de água?

A quantidade ideal de água que uma planta precisa para se desenvolver forte e saudável, depende da região que ela é cultivada, da temperatura e de sua espécie. Mas no geral, basta seguir a seguinte regra:

Mexa a terra com o dedo ou com um palito de sorvete a cada dois, ou três dias. Se ela estiver muito molhada, deixe para regar em outro momento. Já, se ela estiver seca, regue agora mesmo! O ideal é que ao toque, a terra esteja sempre úmida!

Além disso, preste atenção na temperatura da sua região:

  • Nos dias mais quentes, a água evapora mais rápido, então é necessário regar de duas a três vezes na semana.
  • Já nos dias mais frios, uma a duas vezes na semana, é o ideal.

Leve em consideração também que algumas espécies demandam mais ou menos água que o normal. Por isso, antes de começar a regar, verifique as características da planta. Geralmente aquelas que têm folhas mais grossas (como as suculentas), podem ser regadas uma vez por semana.

No final deste post, você vai conferir dicas de como regar as plantas dessas espécies, então continue acompanhando!

Como regar as plantas?

Plantas no vaso: Para regar plantas no vaso, a melhor maneira é por um regador, de preferência que tenha um bico longo para facilitar o manuseio e molhar somente a planta. Lembre-se de regar somente a terra ao redor de toda a muda! Não molhe apenas um ponto, pois as raízes da planta estão espalhadas por todo o vaso.

Plantas no jardim: Já as plantas no jardim, podem ser regadas pela mangueira. Mas tenha cuidado com a quantidade de água que pode sair em um único jato! Se você não tiver um regulador de água, coloque o dedo na frente para regular e molhar uniformemente todas as suas plantas.

Plantas em cachepôs: Ou em vasos sem furo. Como esses recipientes não possuem abertura para escoar a água, o acúmulo de umidade pode apodrecer as raízes da planta e facilitar a proliferação de fungos e bactérias. Nesse caso, você pode fazer as regas com um borrifador, já que ele despeja quantidades menores. Uma segunda opção é molhar com um regador e após uma ou duas horas, inclinar o vaso com cuidado para que retirar todo o excesso de água.

Leia também: Regador de Plantas: Tipos e Como escolher

Posso molhar as folhas e flores?

Depende muito do tipo de planta. Espécies que apresentam folhas e flores mais sensíveis, como as orquídeas e violetas, o mais recomendado é não molhar. Pois o acúmulo de água nessas plantas pode demorar para secar, o que favorece o aparecimento de fungos e bactérias e consequentemente, doenças.

Mas no geral, evite! Sabemos que durante às regas, é inevitável, mas as folhas e flores não necessitam de água diretamente para sobreviver, pois toda a absorção de água pela planta é feita pelas suas raízes.

Uma dica é: se por acidente você molhou muito as flores e folhas de uma planta durante a rega, seque as mesmas com o auxílio de uma papel toalha ou papel higiênico, principalmente nos cantinhos onde há muitos folhas!

Dicas Extras: Como regar diferentes espécies de plantas?

Suculentas e cactos

Cactos e suculentas não precisam de muita umidade para sobreviver. Pelo contrário, devido a sua origem provinda de regiões mais áridas, essas plantas armazenam água nas suas folhas (por isso elas são mais grossas). O ideal é regar duas vezes por semana no verão e uma vez no inverno, com o auxílio de um borrifador (mas lembre-se de evitar molhar suas folhas).

Violetas

Plantas de folhas aveludadas como as violetas, que não gostam de água em suas folhas. Por isso, coloque a água diretamente no prato embaixo do seu vaso e aguarde 15 minutos para que a planta absorva a quantidade necessária e depois descarte o que sobrou para não criar condições favoráveis ao aparecimento das raízes e claro, do mosquito-da-dengue. 

Bonsais

Para regar bonsais, regue com abundância! Deixe a água criar uma poça, aguarde, e assim que o excesso escorrer, coloque mais água. Repita esse mesmo processo durante 2 ou 3 vezes. Por ser uma pequena árvore e ainda, ter pouco substrato, vasos de bonsais precisam de bastante água para sobreviver.

Leia também: Como Cuidar de Bonsai: Passos Simples para uma Árvore Saudável

Orquídeas

Já as orquídeas, um dos grandes segredos para não errar nas suas regas, é colocar 03 pedras de gelo no vaso, abaixo das suas folhas, uma vez por semana. O gelo, além de amenizar a temperatura da planta, permite uma absorção mais lenta, sem acumular água no vaso, conheça mais cuidados com orquídeas que você precisa ter.

Agora que você já conhece a maneira certa de regar as suas plantas, confira outras dicas de jardinagem para deixar o seu jardim ainda mais bonito e saudável no Blog de Jardinagem e Decoração Verde na Web!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados