Como Cuidar de Bonsai: Passos Simples para uma Árvore Saudável

Como Cuidar de Bonsai: Passos Simples para uma Árvore Saudável

Uma pequena árvore que encanta e ajuda a criar ambientes únicos, esse é o Bonsai que significa a “árvore em vaso” e tem seu registro histórico desde o ano 200 d.C. Hoje você vai conher mais sobre como cuidar!

Como cuidar de bonsais
Como cuidar de bonsais

O que é um Bonsai?

Em japonês, Bonsa significa “árvore em vaso” que é a arte de cultivar árvores reduzindo o seu tamanho através de técnicas e deixando essas árvores naturais no tamanho miniatura. Essa arte está ligada a cultura oriental tendo o seu primeiro registro histórico desde o ano 200d.c sendo consideradas obras de arte viva.

Como cuidar de bonsai

Para cuidar do bonsai é importante tem consistência e seguir corretamente, pois o mais comum é das pessoas deixarem morrer por conta de falta de água, luz e substrato errado.

img - varios bonsais - web 33

Posicionando no local correto:

O Jaime Pohrein da Ideal Bonsai sugere “pelo menos duas horas de sol por dia tanto em casas como em apartamentos”, sabendo disso, na hora de posicionar o seu bonsai escolha um local onde ele receba a quantidade necessária de luz solar.

Na hora de regar:

O bonsai precisa de água, então isso significa que não pode faltar água! Sempre que a superfície do substrato estiver levemente seca regue, a dica aqui é regar uma vez ao dia ou em dias mais secos duas vezes ao dia.

Outra dica é usar um borrifador para as folhas para que elas possam manter a umidade também.

Faça as podas quando necessário

Uma parte essencial do cultivo do bonsai é justamente a poda, já que é ela que vai dar a formada desejada. Então a cada três ou seis meses, retire os galhos e brotos que ultrapassarem o tamanho e o formato esperado.

Adubação ideal:

A adubação deve ser feita regularmente, você pode escolher tanto o adubo orgânico como o químico para o seu bonsai. Atenção que é necessário observar o método de uso no rótulo do produto.

Vaso ideal

Na hora de escolher o vaso, lembre-se que o vaso deve ter 2/3 da altura da árvore e a profundidade precisa ser duas vezes mais espessa que o tronco. Uma dica é observar se a água demora para ser absorvida, caso isso aconteça, pode ser a hora de trocar o vaso.

Web Stories:

Gostou de conhecer sobre os cuidados do Bonsai?

Parece uma desafio cuidar de bonsai, mas essa pequena árvore traz muita gratificação e aprendizado para os amantes de jardinagem! Aproveitamos para convidar você a deixar a sua experiência ou dúvida sobre os bonsais aqui nos comentários!

Também continue acompanhando os artigos sobre Bonsai aqui do Blog Verde na Web!

Referências:

Tags

News

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.