Adubo para Plantas: Faça Você Mesmo em Casa!

HomeDicasAdubo para Plantas: Faça Você Mesmo em Casa!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

A utilização de adubo para as plantas é uma escolha importante para fornecer os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da plantinha.

É bem comum de encontrarmos o adubo industrial comercializado em gardens, mas caso você não queira optar, saiba que o adubo caseiro tem ganhado cada vez mais espaço nos jardins.

No artigo de hoje, vamos te apresentar algumas opções de adubos, as maneiras de serem utilizados e por que você deve se preocupar com a adubação das suas plantas. 

adubo para plantas caseiro

Por que adubar as plantas?

Diferente da natureza onde temos um sistema complexo, decomposição de vegetais e animais e assim repondo os nutrientes necessários, as plantas que estão nos nossos jardins não tem a reposição dos nutrientes, então com o passar do tempo o solo fica pobre em nutrientes.

Por isso é importante realizar a adubação das plantinhas, pois isso vai repor os nutrientes que precisam para ter um bom desenvolvimento.

Qual o melhor adubo para plantas?

O esterco bovino é considerado o melhor adubo orgânico e o mais tradicional por conta de ter macronutrientes, micronutrientes e fibras, sendo bastante utilizado em hortas e em plantações em geral.

Vale lembrar que é necessário passar pelo processo de compostagem para evitar a contaminação por microrganismos que estão presentes nas fezes.

Leia também: Condicionador de Solo: O que é e Quando usar.

Tipos de adubos orgânicos:

1- Borra de Café:

A primeira opção é bastante utilizada e bem fácil de conseguir, estamos falando do adubo feito com borra de café rico em fosfato e nitrogênio, parte da composição do adubo de NPK.

O fosfato e o nitrogênio são nutrientes que servem para o crescimento e desenvolvimento das plantas! Além disso, a borra de café atua como um repelente natural, afastando pragas e insetos dos vasos.

Como fazer o adubo de borra de café?

Após coar o café, espere a borra esfriar e separe em um recipiente. Com o recipiente em mãos coloque pequenas quantidades em torno de cada vaso, misture com a terra e molhe com água.

Outra opção é dissolver 3 colheres (de sopa) de borra de café em 1 litro de água e criar um fertilizante líquido, que pode ser borrifado uma vez por semana nas suas plantas!

Um ponto de atenção: Evite usar durante o período de floração da planta, pois o nitrogênio promove o crescimento das folhas em detrimento das suas flores.

2- Cascas de Ovo: 

adubo-de-casca-de-ovo
adubo-de-casca-de-ovo

Já a casca do ovo é uma fonte rica de cálcio e potássio que são nutrientes que vão fornecer força e rigidez para as plantas que receberem.

Como fazer o adubo de cascas de ovo?

Inicialmente para fazer esse adubo é importante separar e lavar a casca de ovo, leve para um liquidificador até formar uma farofa.

Com a farofa formada, separe em um recipiente e polvilhe sobre a terra ao redor de cada muda.

Na utilização desse adubo, o ideal é usar a quantidade de 1 colher de sopa por vaso e repita o processo a cada 40 dias. Com as regas, as cascas são absorvidas pela planta.

3- Água do cozimento de Legumes e Verduras:

Uma opção que muita gente não sabe é que a água do cozimento de legumes e verduras é uma ótima opção de adubo para plantas, pois é carregado de vitaminas que estão nos alimentos!

Como fazer o adubo de água de cozimento?

Toda vez que cozinha algum alimento, como batata, cenoura, couve, espinafre, etc. Separe o líquido em um recipiente e aplique no solo das plantas.

Vale lembrar que é importante deixar esfriar e aplicar no máximo uma vez por semana. Dessa forma, os nutrientes podem ser absorvidos de maneira lenta e natural pela planta.

4- Casca de Frutas e Legumes:

Continuando com os legumes, mas utilizando as frutas no lugar das verduras e a casca no lugar da água, podemos formar outra opção de adubo para plantas!

Sabe aquela casca de frutas e legumes que iam para o lixo? Agora elas podem ir direto para o vaso das suas plantas, juntas ou separadas.

Como fazer o adubo de cascas de frutas e legumes?

Corte em pequenos pedaços as cascas desses alimentos e depois é só colocar a mistura sobre a terra dos vasos e em torno de cada muda.

Uma das opções mais interessantes que você pode utilizar é a casca de banana, já que ela é rica em potássio, uma das vitaminas essenciais para o cultivo saudável das plantas!

Quando usar adubo para plantas?

É importante saber em qual momento utilizar o adubo, uma boa dica é observar a situação da planta e condição da terra. Por exemplo, plantas com folhas amareladas ou brancas podem significar a falta de ferro.

O fato é que antes de comprar um adubo, verifique se ele é indicado para o tipo de planta que você possui.

Um método de utilização dos adubos orgânicos pode ser uma vez a cada três meses e no caso do adubo químico uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Leia também: 7 Ferramentas de Jardinagem indispensáveis para um Jardim;

Quer conferir outras dicas de jardinagem? Então continue acompanhando os outros artigos de dicas de jardinagem do Blog de Jardinagem e Decoração Verde na Web e cultive plantas e flores saudáveis e bonitas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados