Planta Hera: Tudo sobre a planta versátil!

HomePlantasPlanta Hera: Tudo sobre a planta versátil!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Era um vez uma plantinha de fácil cuidado e versátil, essa é a Hera, uma ótima planta para ter em casa e utilizar em composições de decoração!

Pra você que está iniciando no cultivo de plantas, a Hera é a escolha certa e no artigo de hoje te falaremos tudo sobre essa planta. 

Conheça também outros artigos que podem ser do seu interesse: 

Planta Hera

A hera (Hedera helix L.) é bem conhecida na jardinagem podendo ser utilizada na forração de canteiros, em vasos suspensos, trepadeiras ou até em cercas. É comum falarem que é uma planta trepadeira, mas a hera é uma planta rasteira de forração!

Tem sua origem da Europa Central e Ocidental com crescimento rápido e fácil adaptação a diversos ambientes, por isso é facilmente encontrada em muitos lugares.

Antes de continuarmos, é importante você saber que essa é uma planta tóxica se ingerida por animais e crianças, então evite deixar perto dos pequenos.

Variedades da Hera

Vale destacar que estamos falando de várias espécies! A Hedera é um gênero botânico da família Araliaceae que tem as plantas hera em seu grupo.

Para se ter ideia, enquanto escrevemos esse artigo encontramos cerca de 15 espécies e uma das mais populares é a Hedera helix que é inclusive utilizada na indústria farmacêutica.

Como cuidar da Hera?

Cuidar da Hera pode ser simples, mas também pode ser difícil para algumas pessoas. O importante é entender se a sua plantinha está recebendo os nutrientes, regas e luminosidade correta.

Separamos algumas dúvidas comuns na hora do cultivo para te ajudar a cultivar a hera.

Qual o melhor local para colocar?

A hera não é diferente das outras plantas, ela precisa de luminosidade e sol para se desenvolver, então na hora de escolher o local leve isso em consideração.

Escolha locais como canteiros, muros, varandas ou próximas às janelas, como salas, quartos e até mesmo banheiros, pois são lugares que recebem luminosidade. 

Os lugares podem ser de sol pleno ou meia sombra, mas atenção! Evite lugares de sombra total, pois isso poderá matar a sua planta.

Como regar a Hera?

Diferente das suculentas que normalmente regamos uma vez por semana, a planta hera precisa que sua terra esteja úmida.

Então uma boa quantidade de regas é 3 vezes na semana e mantendo o solo úmido sem ficar encharcado. Se a sua região for muito quente, então talvez seja necessário regar com mais frequência.

Uma boa dica para saber quando regar é tocar no solo e ver se está mais seco ou úmido e sempre que estiver seco, aí você pode realizar a rega.

Qual Solo usar? 

Toda plantinha quando tem o solo correto, tem um desenvolvimento bom e saudável, então na hora de escolher opte por um solo que seja bem solto e que tenha adubação. 

Agora, se você for plantar em um vaso maior, é importante adicionar uma camada de drenagem para evitar que a terra fique encharcada e acabe matando a planta.

Caso você já tenha uma planta hera, um sinal que as coisas não estão indo bem com o solo é pela coloração amarelada das folhas e que acabam caindo com a aparência de melado. 

Como fazer mudas de Hera?

Na hora de fazer novas mudas de hera é um processo bem simples, como se trata de uma planta rasteira, então é bem fácil de identificar embaixo das folhas pequenas raízes se formando.

São nesses locais com pequenas raízes que você pode realizar um corte, pegar o pedaço cortado, colocar na terra e regar para que a raiz possa se desenvolver e assim surgir uma nova muda.

Gostou de conhecer mais sobre a planta hera? Então continue acompanhando os artigos sobre plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados