Echeveria Runyonii: Conheça Tudo Sobre

HomeSuculentasEspécies de SuculentaEcheveria Runyonii: Conheça Tudo Sobre

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Mais uma suculenta da espécie echeveria! 🌱

Confira o artigo a seguir para conhecer tudo sobre a Echeveria Runyonii: melhores práticas de cultivo, regas, iluminação e até algumas dicas de decoração para deixar a sua residência mais moderna e charmosa. Vamos começar?

Artigos Relacionados:

echeveria runyonii

Principais características da Echeveria Runyonii: 

Conhecida tambem como Topsy Turvy, essa é mais uma suculenta da família Crassulaceae, por isso, suas folhas possuem o aspecto carnudo e são dispostas em formato de rosetas. Uma variação da Runyonii é a Echeveria Dark Vader.

Além disso, as folhas dessa suculenta apresentam uma coloração verde azulada, que é recoberta por uma fina e delicada camada de cera. Essa cobertura é composta por uma substância chamada pruína, responsável pelo seu aspecto aveludado (por isso, não se preocupe, ela não é prejudicial!)

Quando essa suculenta é cultivada em ambientes ideais, ela pode atingir até 25 centímetros de diâmetros! Por isso, se você quiser que ela chegue a esse tamanho, vá trocando a echeveria de vaso conforme o seu crescimento.

Como plantar a Echeveria Runyonii?

O segredo para plantar ou até mesmo replantar é lembrar de deixar o solo do vaso bem drenável, já que o excesso de água e umidade pode apodrecer as raízes da suculenta.

Por isso, faça uma primeira camada composta por materiais drenáveis, que podem ser: cascalho de rio, casca de pinus, argila expandida, brita, seixo ou até mesmo aquelas pedras maiores que aparecem dentro dos pacotes de terra.

Depois faça uma mistura de 60% terra com 40% de areia de construção e adicione no vasinho. Você pode colocar, em média, dois dedos. E por último, preencha o restante do vaso com terra (preferencialmente adubada e própria para suculentas).

suculenta-echeveria-runyonii
suculenta-echeveria-runyonii

Qual o melhor local para cultivar?

Assim como as outras suculentas da espécie echeveria, a Echeveria Runyonii pode ser cultivada tanto em sol pleno quanto em meia sombra. Mas uma característica específica desta suculenta, é que você deve tomar cuidado com os raios solares nas horas mais quentes do dia, principalmente no verão.

Uma dica é expor o vasinho ao sol no início da manhã (até as 11 horas) e no final da tarde (depois das 14 horas) para evitar que as suas folhas ressequem demais e acabem queimando.

Importante: se você quer usar essa suculenta como parte da decoração da sua casa, lembre-se de deixa-la perto de uma janela que bata sol! Nada de deixar em lugares que não recebam nem um pouquinho de luz, ok?

Sacadas, estantes perto de janelas em salas, quartos ou escritórios e suporte suspensos são ótimas opções para cultivar o seu vasinho dentro de casa!

Quando regar?

Como a maioria das suculentas, a Topsy Turvy deve ser regada de acordo com o clima e a temperatura da região que ela está sendo cultivada. 

Mas de modo geral, é só seguir a regrinha básica: adicione água uma vez por semana no vasinho ou adiante, caso perceba que a terra da suculenta está muito seca, ou algumas folhas começaram a secar.

Para conhecer algumas dicas e segredinhos extras de como regar suculentas, continue acompanhando esse conteúdo: Como regar suculentas? Dicas para não errar nunca mais!

Como fazer mudas de Echeveria Runyonii?

Para criar mudas da Echeveria Runyonii, você pode utilizar a Técnica da Propagação de Folhas de suculentas, ou seja, basta enraizar uma folha da suculenta (pode ser aquela mesmo que caiu, ou até extrair um da base da planta – se você optar pela segunda opção, lembre-se de fazer isso com muito cuidado).

Agora que você já sabe como tudo sobre a Echeveria Runyonii, comenta aqui embaixo se você já tem uma dessa em casa! Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados