Suculenta Diamante: Tudo que você precisa saber

HomeSuculentasEspécies de SuculentaSuculenta Diamante: Tudo que você precisa saber

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Nativa do México, a suculenta diamante (Pachyphytum compactum) chama atenção por sua beleza rara, o seu formato multifacetado dá a aparência de pequenos diamantes ou outras pedras preciosas.

Neste artigo te contaremos tudo o que você precisa saber sobre esta espécie. 

Artigos relacionados:

Echeveria Runyonii: Conheça Tudo Sobre

Suculenta Echeveria Rainbow: Tudo que você precisa saber

Como fazer um MINI Terrário de Suculentas?

foto-suculenta-diamante
foto-suculenta-diamante

Suculenta Diamante

Como já mencionado, é uma planta nativa do México e costuma ser encontrada em penhascos rochosos e secos. Faz parte da família Crassulaceae com um ciclo de vida perene, gosta de estar a meia sombra ou sol pleno e costuma ter um crescimento entre lento ou moderado. 

É bem comum encontrarmos essa suculenta com 5cm de tamanho, só que elas podem chegar até 40cm de tamanho e as suas folhas apresentam uma coloração verde e com as pontas podendo ter a coloração puxada para o cinza.

Flor da Suculenta Diamante

A sua flor tem uma beleza bem diferente, a flor desta suculenta cresce através de um ramo e dá origem a pequenos brotos de tom coral e ponta azul escuro. 

Flor da Suculenta Diamante - Reprodução: Desert Plants of Avalon
Fonte/Reprodução: Desert Plants of Avalon

Principais cuidados com a Pachyphytum Compactum

A suculenta diamante é rara, então é necessário ter atenção no cuidado para que não acabe perdendo ela. 

Manuseio 

No manuseio é fundamental ter delicadeza, pois as suas folhas tendem a cair com facilidade, o que não é um problema já que dá pra tirar mudas das folhas que caem.

Solo 

O substrato é relativamente fácil de montar, opte por terra de jardim e areia de construção lavada e coloque numa proporção de 50/50 para que tenha um substrato com espaço para raiz se expandir sem dificuldades.

Clima

Mencionamos a origem dela ser do México, entretanto é comum surgir dúvida em relação a suculenta diamante ser de sol ou sombra e a resposta pra isso é que pode ficar tanto no sol pleno como na meia sombra.

Um ponto importante é que essa é uma suculenta que não tolera frio intenso durante muito tempo, então sempre busque deixar em algum lugar que pegue sol. 

Regas

Em relação às regas, suas folhas são gordinhas o que significa que possuem bastante água, então para evitar que a raiz da planta apodreça você pode fazer o seguinte:

O solo está seco na superfície? Coloque o dedo ou uma caneta até o meio do substrato, se o dedo/caneta sair seco pode regar.

Propagação

A sua propagação pode ser feita de três maneiras, sendo a primeira removendo as folhas que estão no caule principal, a segunda decapitando a planta e a terceira é remover as plantas filhas que aparecem ao lado da principal.

Onde comprar a Suculenta Diamante?

É possível encontrar em floriculturas, entretanto não é algo muito comum, então podemos considerar essa sendo uma suculenta rara. Um lugar que você pode encontrar é aqui no Verde na Web, pois realizamos o envio das plantas por todo o Brasil com segurança. 

Gostou de conhecer mais sobre a suculenta que parece um diamante? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados