Como fazer um MINI Terrário de Suculentas?

HomeSuculentasComo fazer um MINI Terrário de Suculentas?

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Já pensou criar você mesmo um lindo mini terrário de suculentas para decorar a sua residência?

Nesse post a gente te mostra que é possível sim! Apesar de ser um pouco difícil no começo, é só seguir o passo a passo que vamos te mostrar para não errar e depois, fazer regas e manutenções semanais para manter as suculentas sempre lindas.

E como você vai aprender direitinho, poderá produzir terrários para as mais diversas finalidades: decorar um cantinho especial, transformar uma decoração e até quem sabe, dar de presente para uma amiga!

Artigos Relacionados:

Como fazer um Jardim de Suculentas? Dicas, ideias e fotos!

7 Ferramentas de Jardinagem indispensáveis para um Jardim

Como cuidar de Cactos e Suculentas? 06 Dicas!

mini terrario de suculentas

Materiais necessários para Mini Terrário:

Antes de começar as dicas de como fazer um mini terrário de suculentas, é importante que você conheça os materiais que serão utilizados. Assim, você já pode comprar antes para não atrapalhar a sua construção. Veja a lista abaixo:

  • Um recipiente de vidro fundo (vaso, bowls, aquários, garrafas, jarras ou copos)
  • 1 pacote de cascalho de rio, casca de pinus, argila expandida, brita ou seixo
  • Um pedaço de Manta Geotextil – Bidim, TNT ou feltro garden
  • Terra vegetal adubada
  • Areia de construção
  • Mudas de suculentas e/ou cactos
  • Cascalho e pedras para decoração 
  • Colher, garfo, palito de churrasco ou pinça para manusear as plantas
terrario-de-suculentas
terrario-de-suculentas

Passo 01: Substrato

Com o recipiente de vidro escolhido, lave e limpe bem com água e sabão para retirar todas as suas impurezas. Depois seque para facilitar a montagem do terrário.

A primeira camada do mini terrário de suculentas é composta pelo substrato: responsável por drenar toda a água do vaso, já que o mesmo não possui furos embaixo para ajudar no escoamento.

Para fazer essa camada, você pode utilizar cascalho de rio, casca de pinus, argila expandida, brita ou até seixo. Escolha um desses materiais de sua preferência e coloque no recipiente por cerca de 3 dedos de altura.

Depois cubra todo esse substrato com um pedaço de manta, que pode ser a geotextil – bidim, TNT ou até o feltro garden. O ideal é cortar em pedaços que possibilitem dobrar a manta ao meio na hora de colocar no vaso.

Passo 02: Terra

Com a base do terrário concluída, é hora de de preenchê-lo! Para isso, você vai precisar preparar uma mistura de 60% de terra adubada (de preferência aquelas específicas para suculentas) com 40% de areia de construção.

Misture ambos os elementos e coloque em cima do substrato, por cerca de 3 dedos de altura. Depois preencha com mais 3 dedos de altura com a terra adubada, a mesma que foi utilizada anteriormente.

Passo 03: Suculentas

Com o vaso do terrário pronto, chegou a hora mais legal: plantar as suculentas!

Uma dica muito importante nessa etapa é escolher as suculentas de acordo com o seu cultivo, ou seja, espécies que são de sol pleno ou sombra. Dessa forma, você pode proporcionar umidade, luminosidade e adubação de forma adequada para o vaso como um todo, sem prejudicar nenhuma mudinha.

Então, escolha as espécies de suculentas que você mais gosta e com o auxílio de uma pinça, colher, pá ou palito, faça pequenos buracos na terra e plante a mudinha. Depois aperte levemente ao seu redor com o dedo para que elas fiquem firmes no vaso.

Passo 04: Decoração

Depois do vaso todo montado, chegou a hora mais divertida: escolher a decoração e o acabamento do seu terrário de suculentas! É a camada superficial, que fica por cima da terra e é visível por todo mundo.

Não pense que essa parte está relacionada apenas com decoração, muito pelo contrário, essa é uma camada muito importante, pois garante a umidade da terra e evita danos causados pelas altas temperaturas.

Por isso, por cima da terra do seu terrário, adicione uma camada de palhinhas protetoras, que podem ser: pedrinhas brancas, argila expandida, casca de pínus ou outro material de sua preferência. Só tome cuidado para esse material não ser feito de cal (como algumas pedrinhas coloridas que são vendidas no mercado), pois em contato com a água, ele pode ser extremamente tóxico para as suculentas.

E por fim, adicione os enfeites de decoração que você mais gosta! Podem ser plaquinhas, objetos de jardim …

mini-terrario-de-suculentas
Aeonium Kiwi – Fonte: @ Janine Kaufman via Canva

Dica Extra: Regas e umidade

Como regar um mini terrário de suculentas? Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem tem um terrário, por isso, anota essa dica extra para entender direitinho!

As regas devem ser feitas somente quando o substrato estiver seco (para verificar, use o tato!). Se você mora em uma região de clima ameno, entre 15 a 25 graus, regue seu terrário a cada 15 dias. Se mora em uma região mais quente, entre 25 a 35 graus, pode regar uma vez por semana. 

Mas, a dica mais importante aqui é: não exagere na proporção, pois o excesso de água apodrece as raízes, caule e folhas das suculentas. Por isso, para regar seu terrário, use uma seringa, um conta gotas, ou um recipiente de bico dosador (como aqueles para catchup). O importante é que você consiga controlar a quantidade de água para colocar bem pouquinho.

Além disso, não regue até encharcar toda a terra (pelo contrário!). Lembre-se que o ambiente do terrário vai preservar a umidade por muitos dias.

Agora que você já sabe como fazer um Mini Terrário de Suculentas comenta aqui embaixo se você já tentou fazer um em casa! Ah, Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais dicas de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados