Yucca Elephantipes: Conheça essa planta popular

Yucca Elephantipes: Conheça essa planta popular

Uma planta robusta e fácil de cuidar, essa é a Yucca Elephantipes, uma planta incrível e que é muito utilizada na decoração de jardins.

Neste artigo, vamos explorar mais sobre os cuidados, características, doenças que podem surgir, como fazer mudas, sua utilização no paisagismo e muito mais!

Principais características da Yucca Elephantipes

A Yucca Elephantitpes é uma planta que sua origem da América Central e México, sua aparência é destacada por conta das suas folhas longas e pontiagudas e seu trongo é grossa em forma de paus.

A coloração das folhas é verde escura e podem aparecer bordas amarelas ou brancas e são revestidas por uma camada cerosa que ajuda a planta a reter água.

É uma espécie que pode crescer até 6 metros de altura, mesmo com toda essa altura, é possível encontrar uma yucca em ambientes internos em tamanhos menores.

Uma planta que ficou popular pelo seu aspecto tropical que cria ambientes únicos e também a sua facilidade de manutenção, resistência a secas e doenças ajudaram a se popularizar.

O que é o gênero Yucca?

O gênero Yucca é um grupo de plantas perenes, arbustivas ou arborescentes, pertencente à família Asparagaceae. As plantas deste gênero são nativas das regiões áridas e semiáridas das Américas, principalmente do sudoeste dos Estados Unidos e do México.

É composto por aproximadamente 40 a 50 espécies, e é amplamente conhecido por suas folhas longas, em forma de espada, que crescem em rosetas e suas inflorescências espetaculares.

Resumo da Yucca

ItemDescrição
Nome CientíficoYucca elephantipes
Outros NomesYucca gigante, árvore de Josué, palmeira-de-adão
OrigemAmérica Central e México
PorteAté 6 metros de altura
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoRaramente floresce em ambientes internos, sua flroação produz flores brancas ou cremes em forma de sino
ClimaPrefere clima tropical, subtropical, árido e semiárido, sendo capaz de tolerar algumas geadas leves.

Como cuidar da Yucca?

Cuidar de uma planta Yucca, seja ao ar livre ou como uma planta de interior, é relativamente simples devido à sua capacidade de se adaptar a várias condições.

Luz solar:

Pode ser cultivada dentro de casa e fora, entretanto a Yucca gosta bastante de luz solar direta. Então escola um local onde tenha incidência de luz solar direta. Também podem se adaptar a locais com sombra parcial.

Solo:

Escolha um solo bem drenado que seja arenoso. No caso do plantio em vasos, escolha um vaso que tenha furos para que a água possa escorrer.

Rega:

A Yucca é tolerante à seca e não precisa de tanta regas, mas aqui vai algumas dicas – Regue 1x na semana durante o verão e no inverno ou épocas mais frias regue 1x a cada 15 dias ou mais.

Fertilização:

Não é uma planta exigente em relação a fertilizantes, o que você pode fazer é uma adubação no plantio que já vai ser o suficiente para a Yucca. No caso de jardins, a adubação na grama ou plantas ao redor da yucca já vai ser o suficiente.

Poda:

Remova as folhas mortas ou danificadas na base da planta para mantê-la com uma aparência arrumada. Se a planta ficar muito alta ou desgrenhada, você pode podar a parte superior para controlar o tamanho.

Atenção! Vale lembrar que a yucca tem folhas pontiagudas e afiadas, então na hora de plantar, escolha um local que não seja de circulação de pessoas, crianças e animais, pois isso pode causar machucados.

Doenças que podem surgir

Estamos falando de uma planta resistente a doenças, mas pode ocorrer de em algum momento a yucca dar um sinal das coisas que não estarem bem, como:

  1. Podridão das raízes:
    Geralmente causada por fungos no solo e ocorre quando a planta é excessivamente regada ou fica em água estagnada. Isso pode levar a um apodrecimento das raízes, fazendo com que a planta pare de crescer, e suas folhas podem amarelar ou murchar.
  2. Manchas foliares: Causadas por várias espécies de fungos, essas manchas podem aparecer nas folhas de sua Yucca como lesões marrons ou pretas.
  3. Podridão do tronco: Outra doença fúngica que afeta o tronco da planta, fazendo com que ele apodreça e fique macio ao toque.
  4. Murcha bacteriana: Causada por bactérias, essa doença faz com que as folhas da Yucca murchem e morram.
  5. Míldio pulverulento: Uma doença fúngica que causa um pó branco nas folhas da Yucca. Pode ser tratado removendo as folhas afetadas e aplicando um fungicida.

Citamos algumas das principais doenças que podem aparecer em uma yucca, mas caso você esteja seguindo as nossas dicas e fornecendo as necessidades básicas, dificilmente você terá problemas com doenças.

Então mantenha as boas práticas, como regas corretas, ferimentos desnecessários na planta e limpeza das ferramentas de jardinagem para evitar contaminações.

Como fazer mudas da Yucca?

Você pode fazer mudas de yucca várias maneiras, incluindo através de estacas de caule, divisão de touceira ou propagação por sementes. Preparamos um passo a passo para cada método:

1. Estacas de caule:

  1. Escolha uma parte do caule de aproximadamente 10 a 15 cm de comprimento saudável.
  2. O corte deve ser feito em V logo acima de um nó (onde uma folha se junta ao caule).
  3. Remova as folhas da parte inferior da estaca, deixando apenas algumas no topo.
  4. Deixe secar por um dia ou dois para permitir que a área cortada forme um calo.
  5. Plante a estaca em um recipiente com solo bem drenado e regue levemente.
  6. Coloque em um local quente e iluminado, mas sem luz solar direta.
  7. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, até que a estaca tenha enraizado (geralmente leva algumas semanas).
  8. Uma vez enraizada, transplante a muda para um vaso maior ou para o local desejado no jardim.

2. Divisão de touceira:

  1. Escolha uma Yucca saudável que tenha várias touceiras ou brotos.
  2. Remova cuidadosamente a planta do solo e separe as touceiras com as mãos ou uma ferramenta de corte afiada.
  3. Certifique-se de que cada divisão tenha raízes e caules saudáveis.
  4. Plante as divisões em recipientes separados com solo bem drenado ou diretamente no jardim.
  5. Regue as plantas recém-divididas e cuide delas como faria com uma planta estabelecida.

3. Propagação por sementes:

  • Colete sementes de uma planta ou compre sementes de um fornecedor confiável.
  • Plante as sementes em um recipiente com solo bem drenado e cubra-as levemente com solo.
  • Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
  • d. Coloque o recipiente em um local quente e iluminado, mas sem luz solar direta.
  • e. Assim que as mudas germinarem e tiverem algumas folhas, transplante-as para vasos maiores ou para o local desejado no jardim.

Yucca e Feng Shui

A Yucca tem sido associada ao Feng Shui que é uma antiga prática chinesa de arranjo especial que visa promover harmonia e equilíbrio na vida das pessoas.

É normal que as plantas sejam usadas para melhora da energia (chi) em um espaço, mas a yucca tem folhas pontiagudas e muitas vezes são consideradas menos ideais do que plantas com folhas mais arrendodadas e macias.

O motivo disso é por conta das folhas pontiagudas serem vistas como “flechas venenosas” que direcionam energia negativa, caso você tenha interesse, consulte um especialista em Feng Shui.

Lembre-se de que a Yucca tem folhas pontiagudas e afiadas, então é uma boa ideia plantá-la longe de áreas de cicurlação de pessoas ou onde crianças e animais de estimação possam se machucar.

 Gostou do nosso conteúdo? Então não se esqueça de comentar e acompanhar os materiais sobre plantas no Blog Verde na Web!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.