Tudo sobre Suculentas: Um guia completo sobre

HomeSuculentasTudo sobre Suculentas: Um guia completo sobre

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Uma das plantas mais queridas do Brasil, quem nunca encontrou uma suculenta numa casa, apartamento ou loja? Pois então, essa é uma planta bem popular no nosso país sendo bastante utilizada na decoração e por terem cuidados mais simples. 

Neste artigo iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre uma suculenta, então continue a leitura aqui com a gente.

Artigos que podem ser do seu interesse:
o  que e suculenta
o que e suculenta

O que é uma Suculenta?

As suculentas são plantas que tem a capacidade de armazenar água em sua raiz, talos e folhas mais grossas e aparência mais gordinha. Essa é uma adaptação que permiti manter água armazenada durante período longos e sobreviver a ambientes áridos e secos.

Atualmente já estão catalogados mais de 12 mil espécies e é possível achar espécies de suculenta em todos os continentes e cada continente tem suas espécies únicas e raras.

Quais as espécies de suculentas?

Como falamos, são mais de 12 mil espécies de suculentas espalhadas pelo planeta então decidimos separar uma lista das principais famílias de suculentas, suas modificações e onde estão distribuídas.

Famílias de plantas de suculentas:

FamíliaModificaçãoLocalização
AgavaceaeFolhasAmérica Central e Norte
AizoaceaeFolhas e RaízesSul da África e Litoral americano 
ApocynaceaeTalosÁfrica, Península Arábica e Índia
AsphodelaceaeFolhasÁfrica e Madagascar
CactaceaeTalos e FolhasAméricas
CrassulaceaeFolhasGlobal
DidiereaceaeTalosMadagascar e África
EuphorbiaceaeTalos e folhasÁfrica, Madagascar e Índia
PortulacaceaeTalos e folhasAméricas
Fonte: Wikipedia

A família de suculentas mais popular é a Crassulaceae, que tem plantas que se adaptam bem ao local com pouca água, o que facilita no cuidado da planta.

No Brasil as suculentas mais comuns que vemos são as das seguintes espécies:

Quais os tipos de suculentas?

Agora que já conhecemos algumas das principais espécies, vale a pena falarmos sobre os tipos de suculentas que podemos encontrar no nosso dia a dia sendo elas:

Suculentas Coloridas

São plantas que podem ter a sua coloração alterada tanto por meio natural quanto por meio de técnicas de coloração para suculentas, o principal motivo para ter essa alteração é por conta do estresse gerado pela falta de água.

Suculentas Pendentes

São plantas que têm o crescimento diferente, a maioria das plantas crescem em direção ao sol, já as suculentas pendentes crescem caindo e por isso ficam penduradas no vaso, o motivo disso é que o caule não suporta o peso e acaba caindo, embora os cuidados sejam parecidos, a sua maior diferença é na aparência, folhagem, cor e textura de cada espécie desse tipo.

Mini Suculentas

As mini suculentas são ideais para quem não tem muito espaço em casa, sendo bem fácil de encontrá-las como lembrancinhas de festa e de casamentos por serem bonitas, delicadas, pequenas e fáceis de cuidar.

Suculentas de Sombra

As suculentas de sombra é a escolha certa para quem não tem um espaço que tenha muita luminosidade e quer cultivar uma suculenta em alguma cômodo da casa, por que esse tipo de suculenta não é prejudicada por receber menores quantidades de luminosidade, ventilação e umidade.

Suculentas Grandes

Já as suculentas grandes servem para dar destaque ao ambiente, como suas raízes não se expandem demais, isso faz que seja possível serem plantadas em vasos e são uma ótima opção para plantas ornamentais.

Suculentas com Carúnculas

Fugindo um pouco dos tipos tradicionais, temos as suculentas com carúnculas que são protuberâncias que aparecem nas folhas e que lembram verrugas, isso ocorre quando a planta atinge a maturidade ou está estressada. Por conta dessa particularidade, isso faz que elas tenham um charme diferente e que chamem a atenção por isso.

Suculentas Raras

Podemos definir uma suculenta rara sendo uma planta que está em estado de vulnerabilidade na natureza ou espécies que ocorrem em outros continentes que por conta disso tornam-se mais difíceis de serem encontradas e adquiridas. Só que essas plantas também se destacam muito pelo seu visual único.

Vimos que temos 7 principais tipos de suculentas que podem ser encontradas e cada uma delas tem a sua particularidade que a torna bonita.

Como plantar suculentas?

Para plantar suculentas, como devemos fazer? É bastante simples de ser feito igual os cuidados desta planta, então separamos um passo a passo para você que deseja plantar uma suculenta.

  1. Escolha um vaso
  2. Coloque pequenas pedras no fundo do vaso
  3. Coloque uma camada de areia cobrindo as pedras
  4. Coloque uma camada de terra em cima da areia
  5. Não amasse a terra e deixe fofinha
  6. Faça pequenos furos para colocar a semente da suculenta
  7. Molde a terra ao redor garantindo firmeza, mas sem amassar

No caso de você já ter uma muda de suculenta, aproveite o máximo de terra que já vem no vaso por que a planta já está acostumada com aquela terra e a adaptação à nova terra se torna mais tranquila

Como cuidar de suculentas?

Por mais que as suculentas sejam plantas resistentes, é necessário saber como cuidar da suculenta para que não sofra e acabe morrendo. Os cuidados com uma suculenta são simples de serem feitos e não requer nada complexo para ser feito, confira algumas dicas para cuidar da sua suculenta. 

  • Escolha um vaso com furinhos embaixo
  • Deixe seu vaso próximo de portas e janelas
  • Não regue todos os dias
  • Regue a suculenta somente quando a terra estiver seca
  • Observe diariamente o formato das suas folhas
  • Não enfeite com pedriscos brancos
  • Não jogue as folhas caídas no lixo

Agora que sabemos os cuidados básicos de uma suculenta, que tal sabermos como fazer mudas?!

Leia mais: Como cuidar de Suculentas? 06 Dicas!

Como fazer mudas de suculentas?

Um outro ponto é na hora de gerar mudas, determinadas espécies de plantas são mais difíceis de tirar mudas, só que isso não acontece com as suculentas, no caso delas são bem simples de tirar mudas. 

Para você poder tirar uma muda de suculenta basicamente o que você vai precisar fazer é:  

  1. Prepare o vaso para receber a muda
  2. Escolha as folhas certas
  3. Coloque as folhas em cima da terra
  4. Coloque pedrinhas ao redor da folha
  5. Regue a cada dois dias
  6. Espere a folha maior se soltar

Resumidamente esses são os principais passos para você preparar uma muda.

Leia mais: Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!

Onde cultivar suculentas?

Quando escolhemos cultivar uma planta, é necessário que seja escolhido o melhor lugar para que a planta possa crescer com saúde e problemas que possam surgir, então para cultivar uma suculenta você precisa se atentar aos seguintes pontos. 

Primeiro escolha um local que tenha exposição indireta a luz do sol ou com poucas horas de exposição ao sol e que seja arejado que geralmente são cantos de jardim ou próximos de janelas e portas, sendo assim, você pode colocar sua suculenta em qualquer cômodo da casa. 

O único ponto que sugerimos que não seja feito é colocar a suculenta no banheiro pois esse é um ambiente com bastante umidade.

Como comprar suculentas?

Na hora de comprar suculentas, saber como é escolher é fundamental para que você não compre uma planta com problemas de saúde, fungo ou que estejam morrendo.

Separamos algumas dicas que você observe na hora de comprar sua próxima suculenta:

  • O Vaso influencia no valor da suculenta
  • A Quantidade de plantas por vaso altera o valor
  • Escolha suculentas com folhas firmes e saudáveis
  • Não escolha suculentas estioladas
  • Verifique se não tem nenhum inseto
  • Procure por sinais de apodrecimento, fungos e outras pragas
  • Procure escolher vasos com terra vermelha

Gostou de conhecer o nosso material sobre o que é uma suculenta? Então agora te convidamos a conhecer mais dicas de suculentas que preparamos para você!

Referências:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados