5 Melhores Aplicativos Gratuitos de Jardinagem!

HomeDicas5 Melhores Aplicativos Gratuitos de Jardinagem!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

No mundo da jardinagem, onde o amor pelas plantas se encontra com a curiosidade e o desejo de aprender, a tecnologia tem um papel vital a desempenhar. A jardinagem, uma arte atemporal, é agora realçada com ferramentas digitais que respondem às nossas perguntas mais frequentes e nos ajudam a cultivar nossos espaços verdes com maior confiança.

Os especialistas do Verde na Web se dedicam para conectar você com a natureza da maneira mais correta, oferecendo recursos valiosos e acessíveis.

Neste artigo, apresentamos uma seleção cuidadosa dos melhores aplicativos de plantas gratuitos disponíveis na internet, cada um projetado para atender a necessidades específicas – desde a identificação de espécies desconhecidas até o diagnóstico de problemas de cultivo e lembretes para cuidados básicos.

aplicativos gratuitos de jardinagem

1: PlantNet: Aplicativo para identificar plantas

Banner da Pl@ntNet Reprodução: Pl@ntnet
Banner da Pl@ntNet Reprodução: Pl@ntnet

O aplicativo da plantnet foi criado para resolver uma dor comum: Como identificar uma espécie de planta?

A partir de uma foto tirada pelo seu celular, o app de planta vai conseguir identificar o nome da panta por meio de uma busca na base de dados que é composta por milhões de registros.

O interessante do plantnet que é um aplicativo para identificar plantas em português e grátis que vai suprir as necessidades, encontramos outros app semelhantes, mas que são pagos. Você já passou por essa dificuldade? Deixe seu comentário no fim do artigo!

Existem outros apps pagos com essa mesma função, porém o PlantNet supre as mesmas necessidades, sendo considerado um dos melhores aplicativos gratuitos de jardinagem do Google Play e Apple Store.

2: Waterbot: Aplicativo para lembrar quando regar as plantas

telas do app waterbot - Reprodução: WaterBot
telas do app waterbot – Reprodução: WaterBot

Buscando por um aplicativo para não esquecer quando regar suas Plantas? O WaterBot é um aplicativo que tem o objetivo de ajudar os jardineiros a não esquecer ou acabar regando demais as plantas.

O WaterBot serve tanto para jardineiros iniciantes como avançados, os seus usuários consideram esse app de plantas uma ótima opção, por conta da simplicidade e facilidade de utilizar.

3: Plantix: Aplicativo que faz o diagnóstico de problemas na planta

App de plantas Plantix - Reprodução: Plantix
App de plantas Plantix – Reprodução: Plantix

Já o Plantix, é um aplicativo de plantas gratuito que nasceu com um propósito diferente: ajudar jardineiros e agricultores (iniciantes e profissionais) a diagnosticar os problemas que possam estar prejudicando o cultivo de uma planta.

Além de identificar o problema, o aplicativo também dá conselhos sobre o melhor tratamento, permite que você tire suas dúvidas com outros usuários e ainda, dá dicas sobre como tratar as principais pragas e doenças da espécie.

O Plantix também é bem simples de usar, basta tirar uma foto da planta doente, adicionar algumas informações que podem ajudar no diagnóstico e pronto! Você já começa a receber orientações!

4: Flora Me: Aplicativo que ajuda na decoração com plantas

Aplicativo Florame - Reprodução: FloraMe
Aplicativo Florame – Reprodução: FloraMe

Agora, se você gosta de decorar a sua casa ou apartamento com plantas, você precisa conhecer o Flora Me. Esse aplicativo foi desenvolvido para decorar qualquer ambiente, interno ou externo, com plantas, flores e vasos.

A partir de uma foto, o Flora Me permite encaixar decorações virtuais em cenários reais para que você possa saber exatamente como vai ficar um determinado espaço.

Apesar do aplicativo ser novo no mercado, ele já foi classificado com um dos melhores aplicativos gratuitos de jardinagem e paisagismo, visto que concorre diretamente com outros apps pagos com a mesma função, mas que além de caros, a maioria não é disponível em português.

5: Cultivar: Aprenda a cultivar uma horta em casa

Cultivar Brasil - Reprodução: Cultivar Brasil
Cultivar Brasil – Reprodução: Cultivar Brasil

Por último, mas não menos importante, o aplicativo Cultivar! Ele tem um objetivo muito interessante: ensinar os brasileiros a cultivarem uma horta em casa! Tarefa que pode ser bastante complicada, principalmente para jardineiros iniciantes.

Para fornecer as informações corretas para o cultivo da sua horta, o app leva em consideração a região do Brasil que você mora, as fases da lua e o clima atual.

Com a análise de todas essas informações, ele indica quais são as melhores espécies para plantio e ainda, como fazê-lo da melhor forma possível.

Além disso, o aplicativo fornece dicas de como planejar sua horta, onde plantar cada espécie, quais são as principais características e peculiaridades de cada planta e ainda, oferece instruções de como fazer as regas e adubagem para um cultivo mais saudável.

Perguntas frequentes:

Qual é o melhor app para cuidar de plantas?

O melhor app para cuidar de plantas é o “Planta”. Ele ajuda a manter suas plantas saudáveis, oferecendo lembretes de rega, dicas de cuidados específicos para cada planta e informações sobre as necessidades de luz e umidade.

Qual é o melhor app gratuito para identificar plantas?

O “PlantNet” é o melhor app gratuito para identificar plantas. Basta tirar uma foto da planta e o aplicativo irá identificá-la, fornecendo informações detalhadas sobre a espécie e seus cuidados.

Qual app para conhecer plantas?

O aplicativo “Garden Answers” é excelente para conhecer plantas. Ele identifica mais de 20.000 plantas e responde a perguntas sobre doenças, pragas e cuidados com as plantas, tornando-se um recurso valioso para jardineiros e entusiastas de plantas.

Conclusão:

A tecnologia tem um papel relevante e que vem ajudando cada vez mais no cultivo e cuidado das plantas. Apresentamos uma variedade de aplicativos gratuitos dispóníveis que vão atender diversas necessidades.

Por exemplo, identificação de espécies (PlantNet), lembretes de rega (WaterBot), diagnótisco de problemas de plantas (Plantix), auxílio na decoração com plantas (Flora Me) e ensinamento sobre o cultivo de uma horta doméstica (Cultivar).

A simplicidade de uso e as funcionalidades são o que torna esses aplicativos úteis para os seus usuários.

Gostou de conhecer os melhores aplicativos gratuitos de jardinagem? Então continue acompanhando os outros artigos de dicas de jardinagem, para conhecer outras dicas incríveis, continue com a gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados