Folhas Secas e Queimadas: Causas Comuns e Soluções Eficazes

HomeDicasCuidadosFolhas Secas e Queimadas: Causas Comuns e Soluções Eficazes

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Com a popularidade da jardinagem aumentando entre as pessoas, um problema comum continuar a aparecer que são as folhas secas e queimadas.

Isso é um desafio para todos os amantes de jardinagem, No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre as causas e como você pode resolver a questão de estar com folhas secas ou queimadas.

Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário no fim do artigo para sabermos se esse conteúdo foi útil para você! 
Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Como identificar a causa de Folhas Secas e Queimadas?

A parte de identificação da planta é a mais fácil, pois as folhas que estão secas geralmente vão para uma coloração marrom ou cinza podendo ficar quebradiça e podem cair da planta sozinhas.

Já as folhas queimadas tem manchas marrons ou pretas que ficam normalmente localizadas nas bordas ou pontas. O aspecto amarelado das folhas pode ser um indicativo que a planta não está bem.

Agora a parte que é mais difícil é como tratar essas plantas com folhas queimadas e para isso separamos os principais motivos que levam isso a acontecer.

9 motivos para as folhas ficarem secas e queimadas

São vários motivos que fazem uma planta perder a sua saúde e começar a morrer, mas diferente de nós, as plantas não conseguem regenerar a parte que ficou danificada.

1 – Ar seco e Umidade do Ar

O primeiro motivo é em relação a ambientes que costumam ser fechados e com ar condicionado, esses ambientes tendem a ter um ar mais seco e uma umidade do ar mais baixa. Isso faz surgir nas pontinhas das folhas o sinal que está ficando “seca”

Nesses casos o indicado é fazer regas e utilizar um pulverizador para ajudar a manter a planta mais úmidas.

2 – Falta ou Excesso de sol

O ideal é escolher plantas que se adequem ao seu ambiente, pois tanto o excesso de sol pode queimar as folhas e a falta de sol pode fazer a planta ficar mais fraca e acabar secando.

Uma boa opção é avaliar o ambiente e ver se a planta está recebendo a quantidade de sol que precisa, por exemplo, se é uma planta de sol pleno, meia sombra ou sombra total.

3 – Calor

É bem simples, o calor em excesso vai desidratar as plantas e o resultado vai ser folhas secas. Um método para resolver isso é escolher um local que atenda as necessidades básicas da planta que você vai cuidar.

4- Salinidade

Um dos motivos que levam as plantas a apresentarem as folhas queimadas é a salinidade, isso ocorre por conta do depósito de minerais no solo, como sal , cálcio e magnésio. Esses minerais ao invés de hidratarem a planta vão fazer que ela acabe se desitradando.

Isso pode ocorrer por conta da água mais dura, susbtrato muito rico em material orgânico ou envelhecido e compacto e até mesmo por conta das regas não serem o suficiente.

5 – Excesso de adubo ou Adubação errada

O adubo para plantas é uma boa maneira para trazer mais nutrientes ao solo, porém tanto o excesso como o adubo errado pode levar ao acúmulo no solo e pode resultar em folhas secas ou queimadas.

No caso do excesso de adubação, sugerimos que você reduza ou pare até que a plante comece a se estabilizar e uma das opções é aumentar a quantidade de regas em um período curto de tempo para que o nitrogênio, que está presente em adubos NPK, possa sair pelos furos do vaso.

Com a adubação errada, o método do aumento na quantidade de regas pode ser uma boa opção também. Vale lembrar que é importante ir observando a melhora ou piora da planta.

6 – Substrato muito rico em matéria orgânica

Os substrato são ótimos para o desenvolvimento, só que vale ter cuidado na utilização, pois um com muita matéria orgânica pode aumentar a retenção de água e criar condições para a proliferação de fungos. Isso vai acabar resultando em folhas secas ou queimadas.

Um jeito de evitar que isso possa acontecer é fazer uma mistura do substrato com um pouco de terra comum e areia.

7- Falta de Potássio

Tanto o excesso de nutrientes e a falta de nutrientes pode resultar que as margens das folhas fiquem queimadas. Nesse caso, a falta de potássio pode causar isso.

Uma maneira de resolver é através da suplementação a partir de fontes de matéria que tenha potássio, então uma opção são os adubos de plantas que pode ser de casca de banana.

8 – Excesso de água

Mais acima falamos que no excesso de nutrientes, uma boa opção é regar bastante e isso continua válido, só que é necessário sempre observar o desenvolvimento da planta.

O excesso de água ou encharcamento pode resultar no apodrecimento das raízes e fazer as folhas secarem. Para resolver isso, observe se o vaso escoa mais água do que retém e se aparência dele é muito úmida/molhada.

Caso observe isso, então pode ser a hora de diminuir a quantidade de regas que você faz na planta.

9 – Vaso pequeno

Pode parecer bobeira, mas um vaso pequeno para uma planta grande não é saudável e isso vai fazer que a plante comece a secar as folhas.

Aqui adotamos a metodologia 80/20 que é quando a planta ocupa 80% do vaso significa que já está na hora de trocar para um vaso maior evitando que as suas raízes saiam pelos furos de drenagem. Indicamos que pense em como trocar a planta de vaso.

Identifique a causa, e agora?

Agora que você identificou as causas que levam aos sinais de folhas secas ou queimadas, é necessário agir na raiz do problema e não na causa. Então nada de cortar a folha logo de cara!

Primeiro resolva a causa para que a planta pare de trazer novas folhas com aspecto de seca e queimadas, depois disso feito o aconselhável é fazer um corte próximo a queimadura para remover a parte danificada ou remover a folha inteira para que a planta possa direcionar energia para outras partes.

Exemplos de plantas com queimaduras ou secas

1- Planta yucca doente

Planta Yucca doente - Fonte: @Jason McKinney via Canva
Planta Yucca doente – Fonte: @Jason McKinney via Canva

2- Pacová doente

pacova doente: reprodução: minhas plantas
pacova doente: reprodução: minhas plantas

3- Folhas de jabuticaba queimadas

Folhas de jabuticaba queimadas - reprodução: 
cultivando no quintal
Folhas de jabuticaba queimadas – reprodução: cultivando no quintal

4- Rosa do deserto com folhas queimadas

Rosa do deserto com folhas queimadas - reprodução: Variedades da Roça
Rosa do deserto com folhas queimadas – reprodução: Variedades da Roça

5- Samambaia amarelando

 Samambaia amarelando - fonte: Rose Amaral
Samambaia amarelando – fonte: Rose Amaral

As folhas secas e queimadas são um desafio comum, mas com um pouco de atenção e a orientação correta, podem ser tratadas e prevenidas.

Cada causa mencionada tem soluções específicas e lembre-se, a chave é tratar a raiz do problema, e não apenas os sintomas.

Cada planta é única e precisa de um ambiente e cuidados específicos para florescer. Portanto, entender as necessidades de sua planta e estar atento a qualquer mudança pode ser a diferença entre uma planta murcha e uma planta exuberante.

Encorajamos todos os amantes da jardinagem a usar esse guia como um recurso para manter suas plantas saudáveis. E não se esqueça, se tiver algum comentário ou dúvida, adoraríamos ouvir de você. Feliz jardinagem!

Gostou de conhecer mais sobre as folhas secas e queimadas? Não se esqueça, se tiver algum comentário ou dúvida, adoraríamos ouvir de você. Continue acompanhando os artigos do  Cuidados! 

Referências:

Para a produção deste artigo usamos as seguintes referências:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados