Suculenta Rabo de Burro: Como cuidar e Fazer Mudas

HomeSuculentasEspécies de SuculentaSuculenta Rabo de Burro: Como cuidar e Fazer Mudas

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

A rabo-de-burro, também conhecida pelo seu nome científico Sedum morganianum, é uma das suculentas pendentes mais conhecidas entre os brasileiros!

Isso acontece porque o clima tropical aqui do Brasil é perfeito para o cultivo dessa espécie, já que ela necessita de sol pleno para crescer forte, bonita e saudável.

No artigo de hoje, você vai conferir mais informações e dicas sobre a rabo-de-burro e te convidamos ao final do artigo deixar o seu comentário!

vaso com uma suculenta rabo-de-burro- grande
vaso com uma suculenta rabo-de-burro- grande

Principais Características da Sedum morganianum 

Popular e fácil de cuidar, conhecida pelos seus longos caules pendentes cobertos por folhas carnudas. É uma planta ideal para vasos suspensos e jardins de rochas.

A Rabo de Burro é uma suculenta pendente que quando cultivada em ambientes ideais pode alcançar até 1.5 metros de comprimento. 

Suas folhas são pequenas com cerca de 2cm de comprimento e lembram pequenos rabos de burro (daí seu nome popular), de cor verde-azulada, carnuda e ponteada e que juntas formam um lindo cacho bem comprido. Sua aparência lembra a Sedum Burrito, só que suas folhas são menores.

Acredita-se que essa suculenta é nativa do México e de Honduras, só que você pode encontrar ela ao redor de todo o mundo. No Brasil a rabo-de-burro é uma suculenta bem popular entre os colecionadores.

Resumo da suculenta:

ItemDescrição
Nome Científico:Sedum morganianum
Nomes Populares:Rabo de Burro, Dedinho de moça, Dedo de moça, Rabo de cavalo
Origem:México
Ciclo de Vida:Perene
Porte:Pequeno a médio, com caules que podem alcançar mais de 1.5m
Floração:Primavera a Verão, com flores pequenas e em forma de estrela, geralmente em tons de rosa ou vermelho
Clima:Prefere climas temperados a quentes, mas é bastante tolerante a uma variedade de condições climáticas.

Como é a flor da rabo de burro?

A flor é pequena e delicada em forma de estrelada, geralmente, a sua floração ocorre entre na primavera e no verão com coloração que varia entre o rosa e vermelho.

Flor da Sedum Morganianum - Rabo de Burro - Fonte: anna.vi.una via instagram
Flor da Sedum Morganianum – Rabo de Burro – Fonte: anna.vi.una via instagram

Como cuidar da Suculenta Rabo de Burro?

Luminosidade: 

A rabo de burro gosta de sol e por isso tem preferência pelo sol pleno, isso significa que o ideal é que fique exposta ao sol por pelo menos 4 horas ao dia. Um ponto de atenção é que nos dias mais quentes evite deixar exposta entre às 11h00 às 14h00 por que pode acabar queimando.

Como estamos em um país tropical, dificilmente temos temperatura abaixos de -0° graus, mas caso acontença a Sedum morganianum não suporta geadas e temperaduras abaixo de zero.

Regas e umidade:

As regas da rabo de burro são similiares às demais, então o ideal é que seja 1x por semana ou quando perceber que a terra ou substrato para suculentas estiver muito seco.

Vale observar também as estações do ano, pois no verão pode ser que seja necessário regar com mais frequência, já no inverno com menos menos frequência.

A questão da umidade é para evitar que as raízes apodreçam e que possa aparecer pragas de suculentas, como cochonillas ou fungos. Então evite regar demais e de preferência por vasos que tenham furos.

Solo e substrato:

Como já falamos acima, um solo que é drenável ajuda na questão de umidade e no excesso de água. Isso ajuda a rabo de burro a ter um bom desenvolvimento.

O substrato de suculenta precisa ser uma mistura que permita o escoamento de água, como por exemplo uma mistura terra, substrato, perlita, aragonita e NPK que vai servir como adubo para plantas.

Como fazer muda da Suculenta Rabo de Burro?

Fazer mudas da Sedum morganianum é bem simples! Confira a seguir os três melhores métodos de propagação:

  1. Cortar parte do caule e replantar: Isso vai fazer a parte que foi cortada gerar raízes e a outra parte crescer em outra direção.
  2. Retirada manual das folhas: As folhas retiradas podem ser cultivadas em um berçário de suculentas, até começarem a brotar.
  3. Esperar as folhas caírem: No crescimento da suculenta, é natural as folhas mais velhas caírem. Você pode aproveitar essas folhas para gerar novos brotos, colocando-as em um berçário de suculentas.

Gostou de conhecer mais sobre a Suculenta Rabo de Burro? Então te convidamos a deixar um comentário no fim do artigo e continuar acompanhando os artigos de especies de suculentas.

Referências:

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados