O que é NPK, Tipos disponíveis e Como Usar

HomeDicasO que é NPK, Tipos disponíveis e Como Usar

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Com certeza, você já encontrou em uma floricultura ou em um garden center produtos com a sigla NPK e com diversos tipos de composição e ficou com dúvida se era necessário para suas plantas! 

No artigo de hoje, falaremos mais sobre o que é, os tipos, quando usar e como usar esse adubo que tem ganhado popularidade no uso. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é NPK

A sigla NPK representa (N)nitrogênio, (P)fósforo e (K)potássio, esses três macronutrientes fazem parte do grupo de nutrientes essenciais para as plantas, então é um fertilizante e adubo.

Por conta da sua importância, é muito comum você encontrar fertilizantes com esses três nutrientes, entretanto o que pode variar é a quantidade de cada item na composição. 

Vale lembrar que o NPK é bastante usado na agricultura em larga escala, mas aqui estamos falando de produtos que estão disponíveis para compra do consumidor. 

Nitrogênio (N)

O nitrogênio tem funções importantes para o desenvolvimento da planta, como fotossíntese, dar a coloração verde-escura nas folhas, no crescimento e no desenvolvimento das raízes para fixação e absorção de nutrientes.

O sinal mais evidente de uma planta com falta de nitrogênio é o crescimento irregular, pequena com menos folhas e de coloração amarelada, mas é necessário a ajuda de um profissional para ter certeza. 

Fósforo (P)

O fósforo tem funções na floração, na maturação, na formação de frutos, no crescimento das raízes e na multiplicação das células. Isso significa que o fósforo está presente em fases importantes da planta.

O sinal da falta de fósforo na planta é o atraso no florescimento, flores quebradiças e uma quantidade pequena de frutos e de sementes. 

Potássio (K)

O potássio tem funções no crescimento e no equilíbrio de água nas plantas também atuando no tamanho e qualidade dos frutos, na resistência a doenças e falta de água. 

O sinal de falta de potássio é o crescimento lento, raízes pouco desenvolvidas, caules fracos e bem flexíveis e sementes e frutos pouco desenvolvidos. 

Agora com essas informações, fica mais claro a importância desses três macronutrientes para todas as plantas e como cada um deles tem as suas responsabilidades no desenvolvimento da planta. 

Tipos de NPK encontrados

Existem diversas composições que são encontradas nos produtos, o que deve sempre reparar é que os números vão indicar o percentual de concentração de nitrogênio, fósforo e potássio. 

Então, por exemplo, um adubo NPK 20-10-10 significa que possui 20 partes de nitrogênio, 10 partes de fósforo e 10 partes de potássio. 

Abaixo listamos algumas das principais formulações:

  • NPK 08-08-08: Utilizado em plantas delicadas, como orquídeas e bromélias;
  • NPK 10-10-10: Utilizado em plantas que não produzem frutos; 
  • NPK 04-14-08: Utilizado para estimular crescimento de flores e frutos;
  • NPK 20-10-10: Utilizado como fertilizante para gramados;
  • NPK 25-25-25: Utilizado em espécies hidropônicas.

Na hora de comprar, é importante comprar o que possui a composição correta para atender as necessidades da sua planta. 

Como usar o Adubo NPK

Na hora de utilizar na jardinagem amadora, é importante que siga todas as instruções que tem disponível na caixa do fabricante. Não seguir essas instruções pode resultar na perda das plantas.

Em geral, o que vemos é a utilização de 5g de adubo para 1kg de terra e a aplicação ao redor da planta longe do caule, após a aplicação é comum realizar uma rega. 

Caso você não sinta confiança para utilizar adubos de npk, você pode optar por substratos prontos para plantas e suculentas, pois esses normalmente já possuem npk na quantidade correta na composição.

Gostou de conhecer mais sobre o adubo npk? Então continue acompanhando outros artigos de dicas de jardinagem.

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados