Como plantar Abóbora Cabotiá? Dicas para o Cultivo

HomeHortaComo plantar Abóbora Cabotiá? Dicas para o Cultivo

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Quem nunca viu uma abóbora sendo utilizada na decoração de Halloween? Aqui no Brasil a Abóbora cabotiá ou japonesa é um dos alimentados mais populares. 

O consumo desse alimento pode ser através das sementes, brotos, folhas e do seu fruto maduro. Agora na hora de cultivar na sua horta, é necessário prestar atenção a alguns detalhes. 

Neste artigo vamos falar mais sobre o cultivo da abóbora cabotiá e não se esqueça de deixar o seu comentário no artigo sobre sua experiência com essa abóbora.

Alex Rodrigo Brondani ©Alex Rodrigo Brondani via Canva.com planta abobora cabotia japonesa
©Alex Rodrigo Brondani via Canva.com

Abóbora Cabotiá (Japonesa) 

É chamada de abóbora japonesa por ter sua origem vinda das terras do Japão, essa espécie se caracteriza como um híbrido da abóbora normal e da moranga. 

Tem preferência por temperaturas mais altas e não suporta frio intenso e geadas. Um ponto de destaque é que a cabotiá é considerada um ótimo alimento contra o envelhecimento. 

Qual época do ano é a ideal para plantar Cabotiá?

Em geral, o cultivo dessa espécie é no início da primavera. É importante saber o clima do lugar que você vive, pois  o início do plantio pode variar.

Com invernos mais frios e longos e verões que possuem temperaturas mais baixas, é importante plantar mais cedo. Agora, caso o clima seja de verão com temperaturas mais altas, o plantio pode ser no período normal que ocorre no final de fevereiro e vai até maio.  

Lembre-se a abóbora tem um crescimento mais rápido em climas mais quentes.

Escolha das Sementes

Como primeiro passo, você precisa escolher as sementes ou utilizar plantas embrião para acelerar o processo. O segundo método faz você adiantar a colheita.

Não se esqueça de colocar a planta em uma sementeira que esteja protegida e quando estiverem com duas ou três folhas e após a época mais fria, aí é o momento ideal de realizar o transplante.

Preparando o Solo

Antes de plantar, verifique se você possui espaço, as abóboras precisam de videiras que tenham de 6 a 9 metros de espaço aberto para se alongarem.

O solo do local precisa ter uma boa drenagem para evitar que as raízes fiquem encharcadas e também precisa estar livre de ervas daninhas.

Na hora de plantar, coloque no máximo três sementes em cada buraco para que as germinarem tenham força para se desenvolverem e darem fruto.

Espaçamento para Plantar

Como regra geral, a distância mínima de um metro entre cada buraco dá espaço para crescerem bem.

Vale mencionar dois pontos na hora de cultivar:

  • Plante as sementes em uma vala com 3 centímetros de profundidade, caso more em um local com ventos fortes.
  • Plante as sementes com 3 centímetros de profundidade e faça um montinho de terra pequeno, caso more em uma região com verão chuvoso.

Regas da Abóbora

Primeiramente, não deixe o solo secar completamente! A abóbora é uma planta que precisa de bastante água. 

Mas vale lembrar que tudo em excesso faz mal, então para evitar que a planta apodreça verifique se a planta está precisando de água. 

O melhor horário para regar é na parte da manhã, como suas raízes são profundas verifique se a quantidade de água está chegando até elas. 

Agora, quando já tiverem o fruto desenvolvido e pronto para colheita, o sugerido é diminuir  as regas e pare de regar por completo uma semana antes da colheita. 

Colheita da Abóbora

O destaque da abóbora é quando ela alcança a sua cor laranja brilhante e com uma casca dura, para se chegar neste momento o período é normalmente de 6 meses.

Na hora de colher, uma dica é apertar a casca da abóbora e se perceber que foi fácil apertar, significa que não está no momento da colheita.

Uma outra dica é observar se está começando a murchar ou secar, o que significa que já está no momento da colheita.

Quando for retirar o alimento, não se esqueça de deixar alguns centímetros do caule na parte superior para evitar que apodreça rápido demais e também não pegue pela haste, pois pode causar o apodrecimento.

Depois de colhida é necessário lavar e armazenar em um local fresco e seco, com isso você já pode consumir a abóbora quando quiser. 

Onde comprar Semente de Abóbora Cabotiá

Em floriculturas ou gardens é possível encontrar sementes de abóbora cabotiá para comprar, agora você não quer ter o trabalho de ir até esses locais para comprar? Então deixamos fácil pra você!

Compre agora Sementes de Abóbora Cabotiá/Japonesa

Perguntas frequentes sobre a Abóbora Cabotiá:

Qual o mês certo para plantar abóbora Cabotiá?

A abóbora cabotiá pode ser plantada durante março e maio que possuem temperaturas mais amenas!

Qual é a época de plantio de abóbora?

A época de plantio de abóbora em geral varia de acordo com a região e clima. É mais comum plantar abóboras entre o final de fevereiro e durante o mês de março.

Qual a melhor fase da Lua para plantar abóbora?

A fase crescente da lua é a mais indicada para abóboras. Mas lembre-se, é uma crença popular e não há comprovação científica.

Quantas vezes produz um pé de abóbora?

Um único pé de abóbora pode render de 2 a 6 abóboras ou até mais. Tudo depende do carinho e cuidado que você dá a ele.

Quanto tempo para produzir a abóbora Cabotia?

Após o plantio, geralmente leva entre 90 a 120 dias para se desenvolver e ficar pronta para a colheita. No entanto, este período pode variar ligeiramente dependendo das condições climáticas e de cuidados no cultivo.

Gostou de conhecer mais sobre como cultivar a abóbora cabotiá? Então continue acompanhando as dicas de hortas, especialmente na seção de legumes.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados