Fungo em Suculentas: O que fazer e Evitar!

HomePragasFungosFungo em Suculentas: O que fazer e Evitar!

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Um dos maiores medos de quem cultiva plantas ornamentais é justamente encontrar fungos nas suculentas, pois é trabalhoso e dependendo do estágio pode acabar matando a suculenta.

Mas afinal, por que será que aparecem? Como você pode evitar? Como não acabar passando para outras plantas e é possível tratar?

São dúvidas como essas que recebemos aqui no Verde na Web e você vai conferir as respostas para cada uma delas neste artigo que preparamos!

Como lidar com Fungo em suculentas
Como lidar com Fungo em suculentas

Como os fungos aparecem?

Podem existir diversos fatores para o surgimento dos fungos, mas é comum que as suculentas desenvolvam essas infecções quando saem do seu habitat natural.

A principal razão para isso é a mudança nas condições climáticas que a planta já estava acostumada, ou seja, aumento ou diminuição da umidade, regas e exposição ao sol e altas ou baixas temperaturas.

Além disso, precisamos ficar atentos também quando trazemos uma nova suculenta para casa. Esse novo vasinho também pode vir contaminado, fazendo com que espalhe seus fungos para suas outras suculentas.

Tipos de Fungos em Suculentas:

Agora que você já sabe como os fungos aparecem, é importante você conhecer os sintomas mais comuns. Assim, quando você identificar uma dessas manchas nas suas suculentas, já vai saber como tratar!

Manchas escuras:

As manchas escuras estão entre os fungos menos prejudiciais para as suculentas!

Essa infecção é causada pela presença de cochonilhas, pulgões ou moscas brancas na planta. Esses insetos exalam uma substância adocicada no qual os fungos se alimentam.

Em grande quantidade, os fungos cobrem boa parte das folhas da suculenta, impedindo que ela realize a fotossíntese.

Inicialmente, para remover esse fungo você vai precisar retirar as folhas com as manchas e utilizar um fungicida para matar os fungos existentes.

No caso da infestação ser por insetos, a utilização de um borrifador com álcool isopropílico ou inseticida já vai ajudar e uma ação adicional é remover manualmente com uma luva o excesso.

Manchas pretas:

As manchas pretas aparecem quando a planta está com antracnose, ou seja, está infectada pelo fungo Colletotrichum.

Essas manchas podem aparecer tanto nas folhas quanto no caule das suculentas. De início são pequenas, mas com o passar do tempo, elas podem aumentar bastante de tamanho.

Se perceber que a sua suculenta está com esses sintomas, retire as folhas com manchas e isole o vasinho para não transmitir as demais. A sugestão é usar o fungicida que vai ajudar a eliminar todos os fungos da planta.

Esse fungo geralmente é transmitido por vaso, ferramentas de jardinagem ou terra contaminada. Por isso, para evitar essa infecção, é importante limpar bem os materiais antes de utilizá-los e evitar reaproveitar terra ou substrato de procedência duvidosa. 

Manchas amareladas:

Já as manchas amarelas são causadas pelo fungo Fusarium oxysporum. Esse fungo penetra no sistema radicular da suculenta, impedindo que a mesma absorva água e nutrientes suficientes da terra.

Por isso, a suculenta infectada com esse tipo de fungo fica amarelada, já que a dificuldade de absorção de água causa um stress hídrico intenso na planta, levando até a morte.

Além das manchas amarelas, você vai perceber que as folhas da suculenta vão ficar bem sensíveis, podendo cair com apenas um toque.

Geralmente esse fungo aparece quando o solo do vaso fica úmido por muito tempo, por isso, é importante você utilizar um substrato com boa drenagem e adubo para as plantas, além de adicionar componentes, como perlita e aragonita que facilitam o escoamento da água

Outros tipos de manchas:

Outros tipos de manchas também podem aparecer na suculenta, como manchas brancas, marrons ou até mesmo mais escuras. 

Essas outras variações podem ocorrer por outros motivos, não relacionados a fungos, como: excesso ou escassez de regas, aumento ou diminuição da temperatura e alta ou baixa exposição do vasinho ao sol.

Além dos fungos que já são uma dor de cabeça, as suculentas podem sofrem com o aparecimento de cochonilhas, nematoide, mosca-branca, pulgões e aranhiço-vermelho que vão prejudicar o desenvolvimento.

Como evitar os Fungo em Suculentas?

Existem muitos tipos de fungos em suculentas. Os que ficam na superfície das folhas são fáceis de perceber e tratar, mas existem vários tipos de fungos que podem causar apodrecimento interno e apresentar problemas muito mais difíceis.

Por isso, evitar os fungos em suculentas é muito importante! E aqui vão algumas dicas para te ajudar na prevenção:

  • Lave bem os vasinhos e materiais de jardinagem antes de utilizar;
  • Não reutilize terra ou substrato de procedência duvidosa;
  • Quando uma suculenta estiver contaminada, isole o vasinho dos demais;
  • Trate a planta contaminada com fungicidas, para evitar espalhar fungos para outras plantas.

Quais são os produtos para tratar fungos em suculentas?

Existem vários produtos que podem ser utilizados para tratar fungos em suculentas, como por exemplo:

Fungicidas da Forth: Fungicida próprio para jardinagem amadora. Ele é sistêmico e vai resolver. Link de compra do Fungicida da Forth

Bicarbonato de sódio: Uma solução caseira simples que pode ajudar a prevenir e tratar problemas de fungos. Link de compra do Bicarbonato de sódio

Óleo de Neem: Tratamento natural e orgânico que pode ser usado contra uma variedade de pragas e fungos. Link de compra do Óleo de Neem

Óleo hortícola: Semelhante ao óleo de neem, este é um tratamento natural que pode ajudar a controlar os fungos.

Àgua oxigenada: Pode ser diluído em água e usado como spray para tratar superfícies de plantas afetadas por fungos. Link de compra da água oxigenada

Gostou de conhecer sobre os fungos nas suculentas?

Problemas com fungos é algo que quem ama suculenta em algum momento já passou, só que agora você já sabe como cuidar e lidar com esse imprevisto que pode acontecer. A prevenção é a melhor maneira de lidar, então lembre-se de sempre verificar as suas suculentas buscando por sinais de que algo não está indo bem.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário contando sua experiência no combate de fungo nas suculentas que você ache interessante e continue acompanhando os artigos de fungos que podem aparecer nas plantas do nosso blog Verde na Web!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados