Regador de Plantas: Tipos e Como escolher

Regador de Plantas: Tipos e Como escolher

Na hora de escolher um regador para plantas pode até parecer uma tarefa simples, mas existem detalhes que passam despercebidos a primeira vista.

Isso pode incluir o material, o design, a capacidade do regador e isso precisa ser escolhido da maneira certa para que não aconteça imprevistos na hora de regar as plantas.

Hoje vamos explorar mais sobre os detalhes de um regador de plantas e a sua utilidade na jardinagem. Também te convidamos ao final do texto a deixar o seu comentário.

O que é um Regador de Plantas?

O regador de plantas é um objeto simples que faz a vida surgir no nosso jardim, então basicamente estamos falando de um recipiente com uma alça e um bico que é projetado para ajudar na irrigação das plantas.

Você pode encontrar um regador em diversos materiais e designers, como plástico, metal, cerâmica e formatos diferentes, só que todos esses tem o mesmo objetivo que é de distribuir a água de forma controlada e direcionada.

8 Tipos de Regadores de Plantas

Existem diversos modelos de regadores no mercado, abaixo separamos 10 modelos que são bem populares entre os amantes de jardinagem.

1- Regadores de Bico Longo

O mais conhecido, o seu formato tem um bico longo e estreito que da um maior controle da água. É uma boa opção para alcançar a terra em vasos mais profundos ou locais que não tem um acesso tão fácil.

2- Regadores de Chuveiro

A ideia desse modelo é imitar a queda de água de um chuveiro, pois vai fazer a água cair de forma mais suave e dispersa. É uma ótima opção para molhar as folhas e o solo na mesma quantidade.

3- Regadores de Pressão

Já o modelo de pressão vai funcionar como se fosse um pulverizador, é uma boa opção para plantas que precisam de umidade nas folhas, como as orquídeas. Você também pode utilizar esse modelo para aplicar os fertilizantes líquidos.

4- Regadores de Fundo

A ideia desse modelo é que a água vá diretamente para o fundo do vaso, sendo uma ótima opção para as plantas que não gostam que o solo seja mexido. Isso vai ajudar a evitar a erosão do solo e o escoamento pelos lado da água.

5- Regadores Automáticos

Se você não tem tempo para regar todos os dias, os modelos automáticos são a melhor opção já que vão garantir que as plantas recebam a umidade e água necessária.

6- Regadores de Gotejamento

Uma opção recomenda para quem tem grandes jardins ou plantações, já que é um sistema de irrigação que vai fornecer água direto na raiz das plantas por meio de tubos e gotejadores.

7- Regadores de Mão

É uma opção menor de regador que vai ser bastante útil para plantas de interior ou pequenos vasos que não vão conseguir lidar com a água que vem de regadores maiores.

8- Regadores de Animal

Tem crianças em casa? Então considere a opção dos regadores que imitam animais, isso vai ajudar a entreter as crianças. Lembre-se que esse modelo é mais decorativo do que funcional.

Leia mais em: Os melhores regadores para Plantas e Jardins!

Como escolher um regador de plantas

Agora que você já conheceu os tipos de regadores disponíveis no mercado, vamos te ajudar com algumas dicas para escolher o regador perfeito para o seu ambiente!

Considere o Tipo de Planta

É fundamental considerar a necessidade da planta, existem várias espécies que vão preferir uma rega suave, como as orquídeas e outras que precisam de água mais direta no solo, como cactos e suculentas.

Tamanho e Capacidade

O seu jardim é grande? Então considere um regador com maior capacidade de armazenamento para evitar que tenha que ficar enchendo toda hora, só não esqueça de manter o equilibrio, por que quanto maior o regador mais pesado ele é.

Material do Regador

O material do regador vai depender da sua frequência de uso, das condições climáticas e da sua preferência. Por exemplo os de plátiscos são leves e baratos, mas duram menos que os de metal ou cerâmica.

Facilidade de Uso

Escolha regadores que sejam fáceis de manusear e segurar, nada adianta ter um regador lindo e maravilhoso se o mesmo não é útil para você. Alças ergônomicas e bicos ajustáveis são o que você deve considerar.

Conheça o regador para cada tipo de planta

Falamos sobre o que é um regador de plantas, os principais tipos e como escolher. Então convidamos você a conhecer mais sobre os regadores para cada tipo de planta.

Leia mais em: Como escolher o regador para cada tipo de planta!

Gostou de conhecer mais sobre? Então continue acompanhando mais materiais como esse na nossa seção de Jardim do Blog Verde na Web!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.