Cacto Estrela: Características, Como Cuidar e Dicas!

HomeCactosEspécies de CactoCacto Estrela: Características, Como Cuidar e Dicas!

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

O cacto estrela é popularmente conhecido por conta da sua flor que parece uma estrela quando desabrocha, mas esse cacto não se destaca apenas pela sua flor.

No artigo de hoje, você vai conferir outras características, cuidados e dicas de como fazer mudas!

foto do cacto estrela com a flor desabrochada
foto do cacto estrela com a flor desabrochada

Principais Características do Cacto Estrela:

Conhecido cientificamente como Stapelia hirsuta, o cacto estrela é uma planta formada por caules espessos, grandes e verdes que tem origem da África do Sul.

Quando chega na fase adulta e com os cuidados corretos pode chegar a 20cm de tamanho e a sua estrela vai desabrochar uma linda flor com formato de estrela! Mesmo com o formato bonito, uma notícia não tão legal é que o odor da sua flor é bem fedido.

Esse odor fedido e a sua coloração que varia entre os tons de vermelho e vinho vão atrair moscas e varejeiras para o miolo da flor para poder espalhar o seu pólen para outras plantas, possibilitando assim, a reprodução do cacto estrela.

Como cuidar do Cacto Estrela?

Flor do cacto estrela com cor de vinho
Flor do cacto estrela com cor de vinho

Agora que você já conhece as características do Cacto Estrela, preparamos algumas dicas para você sobre como cuidar dessa espécie de cacto.

Uma observação: Não recomendamos o cultivo dela dentro de casas e apartamentos, além do seu cheiro, irá atrair muitos insetos para o seu lar.

  • Iluminação: De preferência, cultive o vasinho em sol pleno. Até é possível cultivar sob meia sombra, só não deixe a planta na sombra o dia inteiro, pois nesse caso, ela não terá os nutrientes necessários para poder florir.

  • Regas: Regas regulares são perfeitas sendo 1x na semana ou 1x a cada 2 semanas! Você pode conferir o vaso toda semana e fazer a rega somente quando perceber que a terra está seca.

  • Temperatura: Cuidado com os excessos! Frio ou calor em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

  • Vaso: Escolha vasos com furos no fundo para permitir a saída da água em excesso e também vasos que acompanhem o crescimento e o tamanho da suculenta. 

  • Substrato: O solo ideal para o Cacto Estrela é bem drenado! Para não errar, você pode optar por terras específicas para cactos e suculentas ou pelos substratos da Carolina Soil.

  • Umidade: Esse cacto não gosta de umidade, já que o excesso de água no vaso pode apodrecer as suas raízes. Então na época de chuva, é importante deixar o cacto em um local mais coberto.

Como fazer mudas do Cacto Estrela?

Fazer mudas do Cacto Estrela é bem simples, confira a seguir o passo a passo para fazer em casa!

  1. Retire o cacto com muito cuidado do vaso
  2. Limpe toda a terra que fica nas suas raízes
  3. Depois, separe cada caule individualmente
  4. Prepare um vaso com aquele substrato que mencionamos acima.
  5. Plante cada caule, regas as mudas uma vez por semana

Rapidamente, você vai perceber que as raízes vão começar a desenvolver e o seu cacto crescer!

Perguntas frequentes:

Por que a flor do cacto-estrela fede tanto?

A flor do cacto-estrela tem um odor que lembra o cheiro de carne estragada que é uma estratégia para atrair poliniazdores, como moscas e besouros que vão fazer a polinização da planta e transferindo o pólen de uma flor para outra. O cheiro é uma adaptação evolutiva para ajudar na reprodução da planta.

Por que o cacto-estrela atrai moscas?

Como citamos acima, o motivo de atrair moscas é por conta do odor desagradável que é emitido por suas flores. As moscas acabam sendo atraidas pelo cheiro que lembra matéria orgânica em decomposição.

Qual o significado do cacto-estrela?

Não existe um significado simbólico e reconhecido. O que é mais conhecido é o seu nome nome cacto-estrela por conta da aparência das flores e isso pode acabar inspirando interpretações individuais ou culturais.

Gostou de conhecer sobre o Cacto Estrela?

O Stapelia hirsuta é um cacto que se destaca principalmente por conta da sua flor fedida, então não sugerimos o cultivo desse cacto caso você não tenha um local onde tenha uma boa circulação de ar e que seja aberto, pois isso acabará trazendo moscas para sua casa e um odor nada agradável.

Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados