Plantas Pet Friendly: Conheça 6 para Cultivar em Casa

HomePlantasPlantas Pet Friendly: Conheça 6 para Cultivar em Casa

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Se você tem um animal de estimação em casa, já percebeu que mantê-lo longe das suas plantas, não é uma tarefa fácil. Cães e gatos, principalmente, são curiosos a ponto de brincar, cheirar e até morder suas folhas e/ ou flores.

Por isso, é importante você conhecer as plantas pet friendly, pois elas são uma ótima opção para cultivar dentro de apartamentos e casas, já que não oferecem nenhum risco à saúde dos animais.

Está curioso para saber quais são elas? A ASPCA (Associação Americana de Prevenção Contra a Crueldade a Animais) divulgou uma lista atualizada das plantas não tóxicas para os pets!

plantas pet friendly para cultivar em casa

Plantas para quem tem Pet em Casa

1: Samambaia

foto-de-samambaia
foto-de-samambaia

A primeira planta pet friendly da nossa lista é a samambaia. Apesar da grande diversidade de espécies encontradas no nosso país, nenhuma delas oferece riscos à saúde dos animais.

Além disso, elas são uma ótima opção para decorar jardins ou interiores de casas ou apartamentos, pois podem ficar penduradas no teto por conta do caimento das suas folhas, por vasos ou jardineiras suspensas em varandas, terraços e até salas de estar.

Outro ponto positivo, é o seu cultivo, que é muito simples! Basta deixar a planta exposta à meia-sombra e regá-la semanalmente, conforme o clima da sua região.

2: Clorofito

clorofito no vaso decorativo
clorofito no vaso decorativo

Também conhecida como Planta Aranha (por conta do formato das suas folhas), o clorofito também é uma ótima opção de planta não tóxica para pets, pois ela não oferece nenhum tipo de risco aos animais.

Assim como a Samambaia, também é muito fácil cultivá-la: essa planta não necessita de muitas regas e nem de cuidados especiais. Basta deixar sua muda exposta ao sol no horário menos quente do dia e ter os cuidados básicos com adubação, regas, ventilação e luminosidade.

Mas, o sucesso dessa planta deve-se a outro motivo: hoje sabe-se que ela funciona como um detox natural, capaz de filtrar cheiros ruins e fumaças e consequentemente, melhorar a qualidade do ar do ambiente que é cultivada.

Uma dúvida bem comum que surge entorno dessa planta é:

O clorofito é venenoso para gatos?

Não, o clorofito (Chlorophytum comosum), também conhecido como planta-aranha, não é tóxico para gatos, mas mesmo assim pode surgir do gatinho ser alérgico e ter sintomas como vômitos, diarreia e irritação oral. O ideal é que seja avaliado se gatinho possui algum tipo de alergia.

3: Bromélia

Flor da bromelia
Flor da bromelia

Outra planta pet friendly que não oferece nenhuma ameaça aos animais, é a Bromélia. 

Ela também é uma ótima opção para decoração de interiores, por exemplo, sendo usada em um jardim inglês. Além de ser considerada uma das plantas mais bonitas deste país, também se adapta muito bem em ambientes fechados, já que não precisa de muita luz para crescer e sobreviver.

Uma dica para deixar a sua decoração ainda mais bonita com a Bromélia, é cultivá-la em meio a outras plantas. Dessa forma, vai perceber que a cor viva das suas pétalas irá se destacar no meio do verde das folhas das outras espécies e você pode conhecer mais sobre o que é a bromélia.

4: Alecrim

Vaso de alecrim
Vaso de alecrim

O Alecrim faz parte do time de plantas pet friendly aromáticas! Tem um cheiro e um sabor bem delicioso e é muito usado, inclusive, como tempero de alimentos.

Para aproveitar esse benefício, uma dica é usar o alecrim como ingrediente no preparo de receitas caseiras para os seus pets, já que possui em abundância de vitamina C e óleos essenciais, substâncias que fazem muito bem aos animais!

Mas não para por aí, por ser uma planta aromática, o Alecrim ainda cumpre com mais duas funções quando é cultivado dentro de casa: na decoração e no perfume natural de ambientes internos.

5: Camomila

Flor camomila
Flor camomila

Mais uma das plantas pet friendly aromáticas, a Camomila é conhecida por ser utilizada no preparo de chás e remédios fitoterápicos, também tem essa mesma função nos animais.

Assim, se o seu cão ou gato morder uma de suas folhas, pode ficar tranquilo que não causará nenhum problema a sua saúde, pelo contrário.

Nos animais, a Camomila também tem outra função muito interessante: por conta do aroma ser tão poderoso, ela mantém insetos (como os temidos mosquitos e carrapatos) bem longe dos seus pets!

Ocasionalmente, você pode até esfregar uma folha nas costas e no dorso do seu bicho, como prevenção.

6: Lavanda

lavanda no campo
lavanda no campo

Para finalizar, mais uma das plantas pet friendly que vão perfumar a sua casa: a Lavanda! 

Assim como a Camomila, o aroma da Lavanda também afasta os insetos dos seus pets. Mas com um diferencial, seu odor também tem o poder de deixar o ambiente mais calmo e tranquilo, tanto para os donos, quanto para os animais.

Dessa forma, você pode cultivar essa planta dentro de casa, compondo decorações em vaso, ou até mesmo no quintal, com as outras espécies.

Quais são as plantas tóxicas para cães e gatos?

Saber também quais as plantas que são tóxicas tanto para cães como gatos é importante para evitar possíveis intoxicações no bixinho e para te ajudar separamos uma lista com algumas plantas tóxicas:

Plantas tóxicas para Cães:

  1. Antúrio
  2. Azaleia
  3. Ave do Paraíso
  4. Babosa
  5. Begônia
  6. Berço de Moisés
  7. Bico-de-papagaio
  8. Coroa de Cristo
  9. Comigo-ninguém-pode
  10. Copo-de-leite
  11. Costela-de-adão
  12. Dama da noite
  13. Espada de São Jorge
  14. Espirradeira
  15. Jiboia
  16. Lírios
  17. Palmeira sagu
  18. Narcisos
  19. Mamonas
  20. Hibisco
  21. Hortênsia
  22. Tulipa

Plantas tóxicas para Gatos:

  1. Antúrio
  2. Azaleia
  3. Babosa
  4. Banana-de-macaco
  5. Bico-de-papagaio
  6. Comigo-ninguém-pode
  7. Copo-de-leite
  8. Coroa-de-cristo
  9. Costela-de-adão
  10. Dedaleira
  11. Erva-moura
  12. Espirradeira
  13. Folha-da-fortuna
  14. Hera
  15. Hortênsia
  16. Lírio, lírio-da-paz, lírio-do-vale
  17. Mamona (mamoneira)
  18. Tulipas
  19. Begônias
  20. Damasco

Dicas para ter Plantas e Pets juntos

Embora essas plantas não sejam tóxicas para os cães e gatos de estimação e possam ser espalhadas pela casa sem medo, é importante evitar que seus pets comam qualquer uma delas. 

Isso porque, em abundância, o consumo de plantas pode causar um mal-estar ao estômago do animal. Por isso, fizemos uma lista com algumas dicas para plantas e animais viverem em harmonia pela casa:

Evite que os Pets alcancem as plantas

Mantenha suas plantas em cima de mesas ou estantes para evitar que os seus pets as alcancem com facilidade;

Cuidado com as Quedas

Não coloque toalhas ou similares embaixo dos vasos de plantas, pois animais de estimação tendem a achar que eles são brinquedos e podem derrubá-las;

Evite colocar as plantas nos locais que os seus animais costumam andar. Isso evitará que eles derrubem seus vasos, o que pode causar não apenas uma grande sujeira, como também fazer com que ele quebre e machuque seu pet.

Como cuidar das Plantas Pet Friendly

As plantas para pets que apresentamos podem ser cultivadas dentro de casa seguindo as recomendações básicas de cuidado de cada espécie, como regas, exposição ao sol, temperatura do ambiente e local específico.

São cuidados simples que você já faz no seu dia a dia. Agora que te apresentamos algumas plantas pet friendly para cultivar, é ideal que você comece a pensar em como fazer o adubo para plantas para poder mantê-las saudáveis.

Gostou de conhecer mais sobre as plantas pet friendly para casa? Então confira mais conteúdos como esse nas nossas dicas de plantas.

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados