Um dos cactos mais buscados entre quem coleciona cactos e suculentas, o cacto azul chama a atenção pela sua raridade e justamente pela sua cor.
No artigo de hoje vamos falar pra você sobre as principais características, como cultivar e como fazer mudas deste cacto raro!
Artigos que podem ser do seu interesse:
- Cacto Castelo de Fada: como cultivar em casa?
- Como Cultivar Cactos: Dicas e Ideias de Decoração
- Tipos de Cactos: 10 Espécies Encantadoras
Principais Características
Com o nome científico de Pilosocereus pachycladus, mas é bem comum encontrar com os nomes de cacto azul, facheiro azul ou mandacaru azul.
O cacto azul tem origem na região nordeste do Brasil e de grande porte, o que significa que a sua altura pode chegar a até 10 metros! Mas não se preocupe, se você for cultivar em jardins ou vasos o tamanho que alcança é bem menor.
A sua floração resulta em uma flor branca e discreta e ocorre durante o verão nas condições corretas, como sol pleno e já sendo um cacto adulto
Como cultivar o Cacto Azul?
Como você viu, é um cacto que fica bem grande, entretanto na hora de cuidar não tem segredo! Vamos te explicar como é simples cuidar.
- Iluminação: O cacto azul gosta de sol, então cultive no sol pleno. Caso queira cultivar dentro de casa é necessário ter um local com ventilação e com muita luminosidade.
- Clima: A temperatura ideal para esse cacto é entre 17° a 35° graus e evite ao máximo frio extremo ou geadas.
- Substrato: Escolha um substrato que tenha uma ótima drenagem e que seja solto, no Verde na Web normalmente utilizamos o substrato da Carolina Soil.
- Regas: Durante o verão regue 1x por semana, agora no inverno evite regar, o motivo é que é muito sensível ao excesso de água.
Como fazer Mudas do Cacto Azul
Para fazer mudas, existem duas formas que podem ser utilizadas:
- Propagação por Corte: Pode ser feito o corte no meio do cacto ou numa junção, depois do corte separe a muda por 1 semana na sombra, passe canela para ajudar na cicatrização e depois realize o plantio da muda.
- Propagação por Sementes: Na época de floração é possível tirar as sementes que vão surgir da flor, após a retirada, é necessário fazer o processo de germinação para ter as novas mudas.
Qual o preço do Cacto Azul?
Normalmente o preço varia de região para região, como se trata de uma espécie muito desejada e mais rara, o preço costuma variar bastante.
Dependendo da floricultura você pode encontrar mudas entre 15 a 50 reais.
Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Azul? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.