O Fenestraria rhopalophylla, conhecido como Dedinhos do Bebê ou Planta Janela, é uma suculenta pequena e encantadora que se destaca por suas folhas em forma de clube com janelas transparentes. Vamos explorar suas características e como cuidar dessa planta.
Classificação Científica
- Nome Científico: Fenestraria rhopalophylla (Schltr. & Diels) N. E. Br.
- Nome Comum: Dedinhos do Bebê, Baby’s Toes, Window Plant
- Classificação Científica: Família Aizoaceae, Subfamília Ruschioideae, Tribo Ruschieae, Gênero Fenestraria
Origem
O Fenestraria rhopalophylla é nativo da Namíbia e da África do Sul (Cabo Norte).
Essa suculenta tem um caule ausente ou muito reduzido e folhas espessas, carnosas, em forma de clube, com uma janela convexa transparente no ápice. Suas raízes são espessas, rasas e espalhadas. As folhas são lisas, verde-glaucous, frequentemente parcialmente enterradas, e podem crescer até 4 cm de comprimento.
De outono a primavera, as flores brancas puro aparecem sozinhas ou em grupos de até três em pedicelos longos. Podem atingir até 3 cm de diâmetro.


Cuidados e Cultivo
Rega e Luz
Como a maioria das suculentas, o maior problema é o excesso ou a falta de água. Embora os Dedinhos do Bebê tolerem condições de seca, eles precisam de umidade para armazenar nas folhas e sustentá-los durante a estação de crescimento.
Mova os vasos para uma área com luz solar plena e temperaturas de pelo menos 19 °C.
Problemas de Pragas e Doenças
Os Dedinhos do Bebê têm poucos problemas de pragas ou doenças, mas fique atento à podridão quando as plantas são regadas em excesso ou estão em vasos que não drenam bem.
Adubação
Fertilize no início da primavera com uma diluição de metade da força recomendada para alimentos de cactos e suculentas. Suspenda a rega durante a estação de dormência. Além disso, o cuidado com os Dedinhos do Bebê é tão fácil que até mesmo um bebê poderia quase cultivar essas pequenas suculentas encantadoras.