Fibra de Coco nas Plantas: Mais sustentabilidade no jardim
A natureza permite que tudo seja reaproveitado, um dos materiais que vem sido bastante utilizado como substrato vegetal é a fibra de coco na jardinagem por conta das suas características sustentáveis e benefícios paras plantas.
Por que usar a fibra de coco nas plantas?
Antigamente, a casca do coco que é o material que da origem a fibra de coco era vista como resíduo, entretanto os estudos na indústria permitiu que fosse descoberto as vantagens de usar o material que não agride o meio ambiente e que vem sido usado há milhares de anos em diversas culturas.
A fibra de coco é como se fosse uma esponja que vai reter água e vai liberar lentamente, o que permiti que as plantas possam ficar mais tempo sem rega sendo uma ótima opção para que não consegue cuidar do jardim diariamente.
Como é uma material que vai reter água, isso vai ajudar a evitar o acúmulo de água nas raízes e como consequência reduzindo o risco de doenças nas plantas. Também vai proteger contra a erosão, reduzindo a evaporação e aumentando a retenção de umidade do solo.
Como usar a fibra de coco na jardinagem?
O uso é bem simples e pode ser utilizada para vasos e jardins sendo internos ou eternos. É uma solução prática e com muitos benefícios para suas plantinhas.
Na hora de usar, é necessário atenção ao preparo já que é o material é rico em sais minerais e algumas espécies de plantas podem acabar tendo as suas raízes queimadas por conta disso.
Então o primeiro passo é deixar a fibra de coco mergulhada na água entre 1 a 3 dias trocando a água para que solte esses sais minerais e caso você não queira esperar todo esse tempo, uma opção é ferver por 30 minutos em água e ir trocando conforme a necessidade.
Após preparar, você pode usar em uma mistura de 80/20 sendo 20% de fibra de coco e o restante da terra ou da composição do material que vai no seu vaso.
Produtos que usam fibra de coco:
Estamos falando de um material bastante versátil, então você pode encontrar em diversas opções de produtos, como:
Fibra de coco em fios: Ideal para melhorar a aeração e a drenagem do solo de plantas que precisam de substrato mais solto e arejado.
Vasos: Ideal para plantas pendentes permitindo que as raízes respirem sendo biodegradáveis e tem uma drenagem eficaz.
Mantas: Ideal para o controle de erosão, proteção de taludes, revegetação de áreas degradadas e na montagem de jardins verticais.
Chips: Utilizados na mistura do solo ou substrato e também como cobertura do solo melhorando a drenagem, aeração e reduzindo a evoração.
Estacas São usadas para dar suporte a plantas trepadeiras que precisam de apoio vertical para se desenvolver.
Gostou de conhecer a fibra de coco?
Um material rico e muito utilizado no mundo da jardinagem! Esperamos que com as nossas dicas as suas plantinhas tenham um ótimo desenvolvimento. Também te convidamos a deixar a sua experiência ou dúvida no cultivo com fibra de coco aqui nos comentários!
Continue acompanhando os artigos sobre dicas aqui do Blog Verde na Web!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente