O Lophophora williamsii, conhecido como Peyote, é um cacto de crescimento lento que se destaca por suas características únicas e significado cultural. Vamos explorar suas características e como cuidar dessa planta.
Classificação Científica
- Nome Científico: Lophophora williamsii (Lem.) J.M.Coult.
- Nome Comum: Peyote, Peyōtl, Cactus Pudding, Devil’s Root, Diabolic Root, Divine Cactus, Dry Whiskey, Dumpling Cactus, Indian Dope, Mescal Button, Mescal Buttons, Turnip Cactus, Whiskey Cactus, White Mule
- Sinônimos: Anhalonium lewinii, Anhalonium williamsii, Ariocarpus williamsii, Echinocactus williamsii, Lophophora echinata, Lophophora lewinii, Lophophora lutea, Mammillaria lewinii, Mammillaria williamsii, Oreocereus celsianus var. williamsii
- Classificação Científica: Família Cactaceae, Subfamília Cactoideae, Tribo Cacteae, Gênero Lophophora
O Lophophora williamsii é um cacto sem espinhos, com caules achatados e esféricos que apresentam uma touca de pelos lanosos amarelados ou brancos que surgem das areolas. Geralmente cresce solitário, mas às vezes forma grupos com muitos brotos apinhados.
Os caules são azul-verdes, amarelo-verdes ou, às vezes, vermelho-verdes, medindo até 7,5 cm de altura e 12,5 cm de diâmetro.
As flores são rosadas, brancas ou ligeiramente amareladas, às vezes avermelhadas, com até 2,5 cm de comprimento e 2,2 cm de diâmetro. Elas aparecem no verão e estão abertas durante o dia.
Origem
Essa espécie é nativa do sudoeste do Texas e do México.


Cuidados e Cultivo
Solo e Rega
Os Lophophora são mais tolerantes a tipos de solo do que seus parentes e geralmente crescem em áreas com calcário decomposto no solo. No entanto, em cultivo, eles se desenvolvem melhor em solo mineral com drenagem rápida, composto por cerca de 2/3 de areia.
Água abundante é benéfica nos meses de verão, quando as temperaturas estão acima de 32 °C e a planta está exposta à luz solar plena para o máximo crescimento. No entanto, é essencial deixar o solo secar completamente entre as regas.
Adubação
Os Lophophora devem ser fertilizados duas vezes ao ano. O excesso de fertilizantes geralmente resulta no desenvolvimento de fissuras e rachaduras na planta.
Cuidados Especiais
Às vezes, alguns Lophophora podem desenvolver um material corchoide no corpo da planta se expostos a pesticidas ou sabão inseticida. Essa condição corchoide geralmente se cura quando as plantas são expostas à luz solar plena.
Os Lophophora são plantas que florescem livremente em cultivo e, embora possam suportar baixas temperaturas no inverno, não necessitam de um choque de frio para iniciar a floração.