Orquídea Chocolate: Dá até vontade comer, conheça!

HomeFloresOrquídea Chocolate: Dá até vontade comer, conheça!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Você conhece a Orquídea Chocolate? 

É impressionante a quantidade de espécies de orquídeas que existem ao redor do mundo! Cada uma delas com características e peculiaridades que as tornam únicas, seja a partir do seu formato, cor ou até cheiro.

Nesse artigo, você vai conhecer tudo sobre a Orquídea Chocolate, suas principais características, dicas de plantação e cultivo e muito mais! Para facilitar sua leitura, separamos o conteúdo deste artigo nos seguintes tópicos:

orquídea chocolate
caracteristicas-orquidea-chocolate

Principais Características

A Orquídea Chocolate, que é conhecida cientificamente como Oncidium sharry baby, recebeu esse nome popular por conta da sua cor e aroma, que é muito parecido com o chocolate!

Além dessa característica bastante especial para uma orquídea, pois geralmente esse tipo de planta não exala perfume, ela apresenta uma flor com aparência muito delicada e um cultivo bem simples, tornando-a ideal para ser cultivada em casas e apartamentos e compor decorações de interiores.

Uma outra curiosidade dessa planta, é que ela não pode ser encontrada na natureza, já que foi criada em laboratório, de maneira artificial. Mas a boa notícia, é que por conta de sua popularidade, a Orquídea Chocolate já possui muitas mudas e sementes, podendo ser encontrada e cultivada por qualquer pessoa, em casa!

como-cultivar-orquidea-chocolate
como-cultivar-orquidea-chocolate
  • Luminosidade: Sol parcial
  • Temperatura: De 10°c a 18°c
  • Tamanho da planta: Cerca de 30 cm de altura
  • Floração: Em qualquer estação do ano
  • Flor: Até 4 cm de diâmetro
  • Aroma: Baunilha ou chocolate
  • Duração das flores: Aproximadamente 45 dias
  • Umidade/Regas: Regas constantes
  • Substrato: Essencial! Misto à base de pinus,carvão vegetal e/ou Sphagnum.
  • Adubação: Simples

Dicas de Cultivo

caracteristicas-orquidea-chocolate
caracteristicas-orquidea-chocolate

Onde plantar?

As orquídeas são consideradas flores epífitas, ou seja, na natureza elas se desenvolvem em cima de outras plantas (normalmente sobre galhos de árvore). Pois foi dessa forma, que a espécie encontrou de proteger as suas raízes, que podem crescer expostas, sem se preocupar com o acúmulo de água e/ou umidade.

Por isso, se você for cultivar uma Orquídea Chocolate em casa, é importante colocá-la em um local que proporcione essas mesmas condições para o desenvolvimento da planta. Você pode optar por vasos que imitam pedaços de madeira, pedaços de troncos ou até mesmo cachepots vazados.

Você também pode escolher plantar a orquídea em um vaso plástico. Porém, vai precisar preenchê-lo com muito substrato para que a umidade seja retida por mais tempo e não apodreça as suas raízes, tópico que falaremos a seguir nesse artigo, continue acompanhando!

Luminosidade:

A Orquídea Chocolate precisa da luminosidade do sol para se desenvolver, porém com cuidado! Evite expor a planta à luz solar direta, principalmente nos horários mais quentes do dia.

Uma opção é cultivá-la em locais sombreados ou expor a orquídea ao sol apenas nos horários em que ele não está tão forte, como no início da manhã (até às 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas).

Um jeito clássico para você perceber se a sua orquídea está recebendo ou não a quantidade de luz ideal, é você observar suas folhas:

  • Manchas amarelas nas folhas: sua orquídea está sendo muito exposta à luz do sol. 
  • Folhas com tonalidade verde escuro: sua orquídea está recebendo pouca luz do sol.

Regas e Umidade:

A Orquídea Chocolate precisa de umidade constante para se desenvolver bem. Por isso, é preciso regá-la com frequência, deixando o seu substrato sempre umedecido, porém nunca encharcado para não apodrecer suas raízes. 

Para não errar, você pode fazer as regas a cada cinco dias, tomando cuidado para não deixar água acumulada. Se você usa pratinho embaixo do vaso, coloque areia ou pedrisco para evitar que a água fique em contato direto com as raízes. Além de ajudar no combate ao mosquito da dengue, favorece a manutenção da umidade relativa do ar no entorno da orquídea.

Uma outra dica interessante, é fazer o teste do palito ou do lápis: afunde esses objetos no vaso, se os mesmos saírem úmidos, seu vaso ainda está com umidade suficiente. Mas se saírem secos, está na hora de regar!

Substrato:

Os substratos são uma das partes mais importantes no cultivo!

Como citamos em todo esse artigo, o substrato deve ser composto por materiais que facilitem a drenagem da água e sequem rapidamente, para que as raízes não fiquem encharcadas e apodrecidas dentro do vaso.

No caso da Orquídea Chocolate, você pode optar por substratos compostos por:

  • Casca de Pinus;
  • Carvão vegetal;
  • Musgo Sphagnum.

Adubação:

A adubação da Orquídea Chocolate não precisa ser nada complexa!

Ela pode ser feita tanto com adubos orgânicos como químicos, mas no caso do cultivo doméstico, o ideal é apenas utilizar os adubos químicos, do tipo NPK foliar, para evitar o mau cheiro proveniente da decomposição dos adubos orgânicos e atrair pragas e insetos.

Gostou de conhecer a Orquídea Chocolate e todas as suas dicas de cultivo? Então confira mais conteúdos como esse nos conteúdos de Flores do Blog Verde na Web!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados