Sabe aquela plantinha verde que aparece em locais úmidos e de pouca sombra? É sobre ela mesmo que vamos conhecer mais hoje, o musgo!
Nesse artigo, você vai aprender o que é musgo, suas principais características e espécies, e ainda, algumas dicas de como você pode cultivá-lo em casa!
Ficou curioso em conhecer tudo isso? Então continue acompanhando essa leitura!
Afinal, o que é musgo?
O musgo é uma planta de pequeno porte, formada por pequenas folhas de coloração verde, que variam de acordo com a espécie e o local em que são cultivadas.
Mas você sabia que sua importância vai além da jardinagem e da decoração? O musgo ainda ajuda a manter a umidade do vaso, evitando que a terra e o substrato fiquem secos por grandes períodos.
E não para por aí, os musgos também servem de alimento para bactérias e pequenos animais na natureza.
Por serem compostos por estruturas simples, os musgos não possuem caules e também não produzem flores ou sementes. Seu corpo, o talo, é uma junção do rizóide, que é como se fosse uma raiz, o caulóide, uma espécie de haste, e os filoides, que são suas folhas.
E importante: não confunda musgo com fungo. Muitas pessoas fazem confusão, achando até que o musgo pode ser nocivo à saúde!
Onde cultivar musgos?
Na natureza, os musgos podem ser encontrados sobre troncos de árvores, rochas ou até no solo. Mas, como essa espécie se desenvolve muito bem em climas úmidos, é muito comum encontrá-la próxima de riachos e lagos.
Já para cultivar em casa, você pode optar por plantar a sua mudinha em vasos, jardins ou até mesmo em quintais, calçadas e vão de pisos.
A sua estrutura, que é simples, facilita a adequação em vários ambientes. Seus nutrientes são absorvidos através das folhagens, por isso também se dão muito bem em terrários.
Para saber mais sobre como cultivar musgos, leia também: Como cuidar de Musgo no Jardim, Casa e Terrário?
Tipos de musgos:
Acredite se quiser, mas são mais de 9 mil espécies de musgos espalhadas pelo mundo! Contudo, essa planta se divide em 3 grupos, nos quais vamos explicar cada um deles logo abaixo:
Musgo de Turfeira:
A principal característica desse tipo de musgo é bem diferente: ele é formado por uma mistura de folhas vivas com folhas mortas! Por isso, você vai perceber que os musgos desse grupo possuem a coloração mais próxima do marrom.
Os musgos de turfeira são perfeitos para o cultivo de plantas carnívoras e orquídeas, já que eles possuem maior capacidade de absorver água.
A espécie mais conhecida desse grupo é o musgo esfagno.
Musgo de Granito ou Rochoso:
Esse tipo ganhou esse nome por crescer em rochas graníticas e calcárias. As espécies desse grupo possuem coloração verde escura e são as mais resistentes e adaptáveis a diferentes ambientes.
Musgo Verdadeiro:
Já os musgos verdadeiros são os mais comuns. São aqueles que geralmente crescem nas florestas, em troncos de árvores e rochas e se desenvolvem muito bem em ambientes úmidos e com sombra.
Gostou de conhecer o que é musgo, suas principais características e os seus tipos? Então continue acompanhando os outros conteúdos e conheça também outras espécies de plantas!