Bandejas Alveolares: Dicas e Vantagens na hora de Semear

Bandejas Alveolares: Dicas e Vantagens na hora de Semear

Quando se trata de semear sementes, muitos amantes da jardinagem podem acabar tendo dificuldades por conta de não saber como controlar as condições necessárias para a germinação das sementes.

Com o uso das bandejas alveolares ou favo de mel, o processo fica mais simples e fácil de ser feito.

No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre esse método de semear sementes que é utilizado tanto por hortas de apartamento como grandes plantações agrícolas.

img - bandeja alveolar - fonte: griffin24 via canva
img – bandeja alveolar – fonte: griffin24 via canva

O que é uma bandeja alveolar ou favo de mel?

As bandejas alveolares são recipientes de plástico com unidades individuais que são utilizados na semeadura de plantas. Cada alvéolo ou unidade tem uma cavidade onde a semente é colocada. Vale destacar que é possível utiliar bandejas de ovos como bandeja.

Isso permiti o controle mais preciso sobre o crescimento das mudas e são uma ótima opção para quem deseja otimizar o espaço e ter um cultivo mais organizado e eficiente.

Vantagens de semear em bandejas alveolares

A utilização das bandejas alveolares trazem vantagens, como:

  • Melhor controle sobre as condições de germinação: Já que cada alvéolo vai comportar uma semente permitindo o acompanhamento de perto de cada muda.

  • Melhor drenagem e aeração do solo: A estrutura da bandeja ajuda a evitar o apodrecimento das raízes.

  • Economia do espaço: Com uma bandeja de favo e mel, você consegue cultivar muitas mudas em uma área bem menor, o que é ideal para mini hortas

  • Transporte e Organização: Quando vazias é possível empilhar uma encima da outra economizando e organizando o espaço e na necessidade de mudar de local as mudas fica mais fácil de transportar.
img - bandeja alveolar com mudas
img – bandeja alveolar com mudas

Dicas para semear em bandejas alveolares

Agora que ficou claro quais são as vantagens de utilizar uma bandeja de germinação, você vai conferir algumas dicas para ter sucesso no plantio:

  • Escolha as sementes adequadas: Nem todas as plantas se adaptam bem ao cultivo em bandejas alveolares. Opte por sementes de plantas que se desenvolvem bem em recipientes menores e que não precisam de muita profundidade para suas raízes.

  • Prepare o solo: Antes de semear, é importante ter um bom solo, normalmente, uma mistura de terra vegetal, areia e composto orgânico vai ajudar a fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável das mudas.

  • Siga as instruções de semeadura: Cada espécie de planta possui suas próprias necessidades de profundidade e espaçamento para a semeadura. Consulte as instruções do pacote de sementes para ter um melhor resultado.

  • Local Adequado: As mudas precisam de luz para crescerem saudáveis. Posicione as bandejas alveolares em um local bem iluminado ou utilize luzes de cultivo artificial, se necessário.

Gostou de conhecer sobre a Bandeja Alveolar?

Uma técnica simples e eficiente que vai ajudar a facilitar o cultivo de mudas permitindo ter plantas saudáveis e bem desenvolvidas. Não se esqueça de seguir as dicas que passamos nesse conteúdo.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre o uso dessa bandeja você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre hortas do nosso blog Verde na Web!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.