Você conhece o cacto macarrão?
Muita gente já viu e até cultivou essa planta, mas muitos não sabem que ela é um cacto! Já que suas características são um pouco diferentes: seus caules são finos e cilíndricos e eles não possuem espinhos.
Além disso, essa planta é muito conhecida por atrair passarinhos, devido a sua cor bem verdinha, flores e frutos, que aparecem de vez em quando.
Continue acompanhando esse artigo para aprender como cuidar do cacto macarrão em casa e aproveite para conferir dicas de cultivo e muito mais!
Características do Cacto Macarrão (Rhipsalis baccifera):
O Cacto Macarrão é formado por um longo caule, de formato arredondado, de onde saem várias pequenas ramificações. Todo esse caule possui coloração verde e se for cultivado de maneira pendente, pode chegar até 10 metros de comprimento!
Além de ser considerado uma planta pendente, também é cuma planta epífita, podendo assim ser cultivada também agarrada aos ramos de árvores.
O cacto macarrão não possui espinhos, mas mesmo assim, é importante lembrar que essa é uma espécie tóxica para os animais domésticos, portanto os mesmos não devem ingeri-la.
As frutas são pequenas e arredondadas, podendo ser brancas ou rosadas e surgem de janeiro a março. Elas são como um banquete para diversas espécies de pássaros que as visitam constantemente.
Como cultivar o Cacto Macarrão?
Vaso:
O vaso ideal para o cultivo é aquele que pode ser pendurado como pendente, já que essa planta pode alcançar até 10 metros de comprimento!
Solo:
Para ter um cultivo ideal, você pode optar por cultivar o cacto macarrão em um substrato próprio para cactos e suculentas.
Esses substratos são ótimos porque possuem uma boa drenagem, evitando que o acúmulo de água provinda das regas apodreça as raízes do cacto.
Luminosidade:
O cacto macarrão é originário das florestas, um local predominantemente de sombra e que não recebe os raios solares diretamente em seus caules.
Por isso, ao cultivar essa espécie em casa, é importante que você escolha um local de sombra e meia sombra e evite expor o vasinho ao sol nas horas mais quentes do dia.
Regas:
Diferente das demais espécies de cactos e suculentas, você precisa manter o solo sempre úmido, mas nunca com água em excesso.
O ideal é que você irrigue o vaso sempre que perceber que o mesmo está seco. Essa espécie até aguenta alguns períodos de seca, mas para que ela fique sempre bonita e verdinha, é melhor que isso seja evitado.
Nos dias mais frios, principalmente no inverno, as regas podem ser mais espaçadas. Uma vez por semana é o ideal para manter o vaso sempre saudável.
Como fazer mudas?
Fazer mudas do cacto macarrão é bem simples! Confira a seguir os dois melhores métodos de propagação:
- Divisão de touceiras: consiste em retirar a planta do vaso e verificar onde há pequenas mudas começando a brotar já com as raízes. Essas mudas devem ser retiradas e cortadas com cuidado, para depois serem replantadas em um vaso.
- Estacas: já nesse método, basta cortar um pedacinho do caule do cacto e replantar em um vaso. Em breve, o mesmo irá começar a criar raiz e se desenvolver