Já pensou em ter uma orelha de elefante em casa? Mas calma, estamos falando da suculenta orelha de elefante!
É justamente por sua aparência exótica que hoje falaremos sobre a Kalanchoe luciae ou conhecida popularmente como suculenta orelha de elefante!
No artigo abordaremos as características, os principais cuidados, como deixar na cor vermelha e como fazer mudas desta suculenta.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Suculenta Fantasma? Conheça a Graptopetalum paraguayense;
- Echeveria Orion: A Suculenta com nome de Constelação;
- Suculenta Rabo de Sereia: Tudo sobre essa raridade!
Características da suculenta orelha de elefante:
O seu nome científico é Kalanchoe luciae, mas você pode encontrar menções a Kalanchoe thyrsiflora também e o seu nome popular é orelha de elefante, pá de remo, repolho do deserto e até mesmo panqueca!
Essa suculenta é nativa da África do Sul e é considerada de grande porte podendo chegar a até 60 centímetros.
As suas folhas são achatadas e nas condições corretas ganham uma coloração bem avermelhada nas pontas, o que a torna única em diversos ambientes.
Vale falar que a sua floração ocorre no Outono e é uma suculenta Monocárpica, o que significa que após a floração ela morre.
Como cuidar da orelha de elefante?
Mesmo sendo nativa de climas mais secos e com altas temperaturas, a orelha de elefante se dá bem em lugares que não tem essa condição.
Iluminação: Mantenha no sol pleno ou meia sombra. Evite o sol mais quente do dia para que as folhas não queimem.
Regas: Durante a fase de crescimento o intervalo de regas é menor, agora depois dessa fase regue somente quando o substrato estiver seco e evite regar durante o inverno.
Temperatura: Mantenha em locais que a temperatura fique entre 16° e 28° graus – Evite lugares que fiquem abaixo de 10°.
Vaso: Escolha vasos de tamanho médio ou em jardineiras com boa drenagem, pois é uma suculenta de fácil propagação e que não gosta de água em excesso..
Substrato: Opte por substratos já prontos que vão entregar para a planta os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.
Resumimos os principais cuidados dessa suculenta maravilhosa e também preparamos mais dicas de como cuidar de suculentas.
Como deixar avermelhada?
Todos querem ter a orelha de elefante avermelhada por conta da sua beleza, mas para conseguir esse resultado é importante que a planta tenha as condições corretas!
Um dos meios de conseguir é deixando no sol pleno e regando somente quando necessário. Quanto mais sol, melhor para alcançar a coloração desejada.
Caso você deixe na meia sombra, sua coloração vai ficar entre o verde e azul.
Como fazer mudas da orelha de elefante?
Na hora de fazer mudas não existe segredo! São dois métodos que podem resultar em novas mudas:
- Divisão da planta: Com o passar do tempo começará a surgir pequenos brotos ao lado da planta mãe e nisso você pode remover com um corte simples e plantar ao lado para que crie raízes.
- Por folha: Retire as folhas que estejam próximas da base da planta de forma que não danifique, após isso deixe cicatrizar e coloque por cima do substrato até que crie raízes.
- Por estaquia: Também temos a opção de decapitar uma parte e já plantarmos para que desenvolva as raízes, isso ajudará a parte decapitada a trazer novas mudinhas também!
Gostou de conhecer mais sobre a Orelha de Elefante? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.