A Rosa é uma das flores mais populares no mundo e saber como cuidar adequadamente dela é importante para ter um ótimo resultado, entretanto é necessário dedicar tempo e atenção em um trabalho constante, mas não se assuste, a rosa é uma planta fácil de ser cuidada.
O cultivo delas pode ser realizado no quintal de casa ou em um vaso, o local vai depender de plantio, vai da sua escolha e para te ajudar, separamos algumas dicas de como você deve cuidar da sua rosa da maneira correta.
Qual o espaço ideal para a Rosa?
O espaço ideal vai depender do tipo de rosa que vai ser cultivada. Caso você decida optar pelas trepadeiras e arbustos será necessário mais espaço, pois o seu desenvolvimento é para o alto. Considere também usar vasos um pouco mais profundos e firmes para garantir um bom desenvolvimento da planta.
Iluminação e Temperatura para uma rosa
Após escolher o vaso e o espaço para realizar o cultivo, você precisa saber que são flores de climas amenos, então evite lugares com temperaturas muito altas. O local deve ter uma temperatura entre 18º a 25°C, só que temos um detalhe importante que jamais cultive em um ambiente com ar-condicionado.
Em relação à iluminação, o ideal que ela tome sol por pelo menos duas horas por dia para que sua necessidade de luz solar seja atendida, para te ajudar, você pode optar por deixá-la ao sol nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde.
Como regar uma rosa?
Para cuidar de rosas, é fundamental que ela seja regada diariamente, mas que o seu solo não fique cheio de água. Então é necessário que o solo tenha uma boa drenagem.
A sua rega deve ser realizada próxima ao caule da planta e sempre verifique se ela já está úmida, caso esteja, não é necessário regar novamente
Adubação das Rosas
A adubação de rosas é fundamental para que a planta possa se desenvolver bem e plena, sendo o ideal realizar de duas a três adubações ao ano para cuidar do terreno, já que essa é uma planta que consegue lidar bem com um solo com menos nutrientes.
O excesso de adubos nas rosas pode resultar na queima da raiz da planta e como consequência ela começa a murchar, já na falta de nutriente, as folhas mais velhas ficam amareladas.
Leia também: Adubo para Plantas: Faça Você Mesmo em Casa!
Como proteger a Roseira?
Você pode prevenir e proteger as suas plantas com inseticidas populares, como a calda de fumo e algumas opções caseiras.
Entretanto, caso sua roseira sofra uma infestação de pragas, é necessário que você vá a uma casa do ramo de jardinagem para conhecer o produto ideal para cada tipo de infestação.
As pragas mais comuns que podem aparecer em uma roseira são os fungos, pulgões, ácaros, larvas minadoras e cochonilhas, uma dica boa é que você observe com frequência a sua roseira para evitar que isso aconteça.
Gostou das nossas dicas de como cuidar de rosas? Você pode conferir esse e outros conteúdos de flores na nossa categoria.