A utilização de adubo para as plantas é uma escolha importante para fornecer os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da plantinha.
É bem comum de encontrarmos o adubo industrial comercializado em gardens, mas caso você não queira optar, saiba que o adubo caseiro tem ganhado cada vez mais espaço nos jardins.
No artigo de hoje, vamos te apresentar algumas opções de adubos, as maneiras de serem utilizados e por que você deve se preocupar com a adubação das suas plantas.
Por que adubar as plantas?
Diferente da natureza onde temos um sistema complexo, decomposição de vegetais e animais e assim repondo os nutrientes necessários, as plantas que estão nos nossos jardins não tem a reposição dos nutrientes, então com o passar do tempo o solo fica pobre em nutrientes.
Por isso é importante realizar a adubação das plantinhas, pois isso vai repor os nutrientes que precisam para ter um bom desenvolvimento.
Qual o melhor adubo para plantas?
O esterco bovino é considerado o melhor adubo orgânico e o mais tradicional por conta de ter macronutrientes, micronutrientes e fibras, sendo bastante utilizado em hortas e em plantações em geral.
Vale lembrar que é necessário passar pelo processo de compostagem para evitar a contaminação por microrganismos que estão presentes nas fezes.
Tipos de adubos orgânicos:
1- Borra de Café:
A primeira opção é bastante utilizada e bem fácil de conseguir, estamos falando do adubo feito com borra de café rico em fosfato e nitrogênio, parte da composição do adubo de NPK.
O fosfato e o nitrogênio são nutrientes que servem para o crescimento e desenvolvimento das plantas! Além disso, a borra de café atua como um repelente natural, afastando pragas e insetos dos vasos.
Como fazer o adubo de borra de café?
Após coar o café, espere a borra esfriar e separe em um recipiente. Com o recipiente em mãos coloque pequenas quantidades em torno de cada vaso, misture com a terra e molhe com água.
Outra opção é dissolver 3 colheres (de sopa) de borra de café em 1 litro de água e criar um fertilizante líquido, que pode ser borrifado uma vez por semana nas suas plantas!
Um ponto de atenção: Evite usar durante o período de floração da planta, pois o nitrogênio promove o crescimento das folhas em detrimento das suas flores.
2- Cascas de Ovo:
Já a casca do ovo é uma fonte rica de cálcio e potássio que são nutrientes que vão fornecer força e rigidez para as plantas que receberem.
Como fazer o adubo de cascas de ovo?
Inicialmente para fazer esse adubo é importante separar e lavar a casca de ovo, leve para um liquidificador até formar uma farofa.
Com a farofa formada, separe em um recipiente e polvilhe sobre a terra ao redor de cada muda.
Na utilização desse adubo, o ideal é usar a quantidade de 1 colher de sopa por vaso e repita o processo a cada 40 dias. Com as regas, as cascas são absorvidas pela planta.
3- Água do cozimento de Legumes e Verduras:
Uma opção que muita gente não sabe é que a água do cozimento de legumes e verduras é uma ótima opção de adubo para plantas, pois é carregado de vitaminas que estão nos alimentos!
Como fazer o adubo de água de cozimento?
Toda vez que cozinha algum alimento, como batata, cenoura, couve, espinafre, etc. Separe o líquido em um recipiente e aplique no solo das plantas.
Vale lembrar que é importante deixar esfriar e aplicar no máximo uma vez por semana. Dessa forma, os nutrientes podem ser absorvidos de maneira lenta e natural pela planta.
4- Casca de Frutas e Legumes:
Continuando com os legumes, mas utilizando as frutas no lugar das verduras e a casca no lugar da água, podemos formar outra opção de adubo para plantas!
Sabe aquela casca de frutas e legumes que iam para o lixo? Agora elas podem ir direto para o vaso das suas plantas, juntas ou separadas.
Como fazer o adubo de cascas de frutas e legumes?
Corte em pequenos pedaços as cascas desses alimentos e depois é só colocar a mistura sobre a terra dos vasos e em torno de cada muda.
Uma das opções mais interessantes que você pode utilizar é a casca de banana, já que ela é rica em potássio, uma das vitaminas essenciais para o cultivo saudável das plantas!
Quando usar adubo para plantas?
É importante saber em qual momento utilizar o adubo, uma boa dica é observar a situação da planta e condição da terra. Por exemplo, plantas com folhas amareladas ou brancas podem significar a falta de ferro.
O fato é que antes de comprar um adubo, verifique se ele é indicado para o tipo de planta que você possui.
Um método de utilização dos adubos orgânicos pode ser uma vez a cada três meses e no caso do adubo químico uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.
Quer conferir outras dicas de jardinagem? Então continue acompanhando os outros artigos de dicas de jardinagem do Blog de Jardinagem e Decoração Verde na Web e cultive plantas e flores saudáveis e bonitas!