As violetas se destacam por sua variedade de cores e é uma das plantas mais populares na decoração de apartamentos e casas. Neste artigo falaremos sobre como cultivar violetas e para facilitar sua leitura, separamos o conteúdo deste artigo nos seguintes tópicos:
Escolha do local para a Violeta
Para a violeta, escolher o local correto de plantio traz uma vida saudável e com uma ótima floração e pensando nisso o local deve ser protegido do sol direto e precisa ter bastante claridade.
Essa é uma flor que não se adapta tão bem em ambientes muito fechados, então o ambiente precisa ter circulação de ar fresco para que a planta não fique abafada.
Outra dica é que o local precisa ter uma temperatura equilibrada durante o dia e à noite. Então evite lugares que a temperatura fique:
- Acima de 30°C durante o dia
- Abaixo de 21°C durante a noite.
Procure deixar sua violeta em lugares que sejam meia-sombra do jardim ou próximos às janelas mais luminosas da casa ou apartamento.
A violeta é uma ótima opção para apartamentos, saiba mais sobre como escolher plantas para apartamento para evitar escolher plantas que não se adaptem ao ambiente.
Vaso correto para a planta
O cultivo de violetas deve ser feito com um vaso apropriado, esclha vasos que tenham uma boa drenagem de água para que a planta absorva a água durante o período de tempo correto.
Uma opção para isso é utilizar uma mistura de solo tradicional que é composta de um terço de terra de jardim, um terço de terra vegetal e um terço de terra de areia.
Com essa mistura de solo tradicional, a água será retida por tempo suficiente e não prejudicará as raízes da planta.
Outra opção é procurar por locais que vendem substratos para violetas que contêm uma mistura de areia, terra e turfa.
Regue somente o solo
Na hora de regar a violeta, primeiro, observe se a terra está seca, depois disso regue por cima com água morna ou à temperatura ambiente sem encharcar a terra.
Verifique se a terra está seca, você evita de realizar regas muito frequentes, as violetas são flores sensíveis então precisam de regas moderadas para que mantenham uma boa saúde.
Como é comum a planta ter um pratinho, a dica é não utilizar o pratinho como método de rega, já que ele é exclusivamente para proteger o móvel em que o vaso está, saiba mais como regar plantas corretamente.
Outra dica na hora da rega, não regue as flores ou folhas da sua violeta para evitar manchas e doenças na planta
Adubo para as violetas
Após seguir as recomendações e mesmo assim a sua violeta não está florescendo, uma opção é seguir para a adubação da planta, sendo possível optar por adubos caseiros que você mesmo faz ou adubos industriais.
O recomendado é que a adubação da violeta seja feita de três a quatro vezes por ano, o adubo correto para violeta é facilmente encontrado em floriculturas e supermercados.
Na prática, na hora da adubação, é necessário diluir o produto em água e aplicá-lo no solo seguindo as instruções da fabricante do produto.
Pragas na planta
Como qualquer outra planta, às vezes, podemos encontrar alguns tipos de pragas e doenças, como ácaros, nematóides, pulgões, fusarium, ferrugem tardia e oídio.
Para evitar esse incômodo, deve-se ficar atento aos sinais que a planta irá dar e procurar seguir os cuidados recomendados.
Gostou de saber como cultivar violetas? Confira mais conteúdos como esse na seção de flores do nosso blog.