O espinafre é uma hortaliça cujas folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas, sendo bastante nutritivas e ricas em vitaminas.
Essa é uma planta anual, que cresce cerca de até 30 centímetros de altura, composta por um caule curto e folhas verde-escuras, que nascem em formato oval e são levemente crespas.
Quer aprender como plantar espinafre em casa? Então é só conferir o passo a passo abaixo e as dicas extras que você vai encontrar no decorrer deste artigo, veja!
Artigos que podem ser do seu interesse:
- Como plantar Abóbora Cabotiá? Dicas para o Cultivo
- Horta em Apartamento: O que Plantar e Local Correto
Passo a passo para plantar Espinafre
1) Escolha do vaso:
O espinafre é uma hortaliça fácil de cultivar, pois não exige muito espaço. Uma opção para quem deseja cultivar em casa, é optar por caixas com altura de 20 a 25 centímetros ou vasos e jardineiras.
O importante é você optar por caixas, vasos ou jardineiras com furos embaixo. Para ter um cultivo saudável, o espinafre necessita que o solo seja bem drenável, por isso, os furinhos vão facilitar o escoamento da água.
2) Prepare o solo:
O espinafre é uma planta que cresce bem rápido! Mas, para que isso aconteça, ele precisa ser cultivado em um solo bem fértil, rico em matéria orgânica e nitrogênio.
O ph recomendado para esse cultivo, é em torno de 6 e 7,5.
Para deixar o solo mais orgânico, leia esse artigo: Adubo para Plantas: Faça Você Mesmo em Casa!
3) Plante as sementes:
O espinafre propaga-se facilmente por sementes, aquelas mesmo que são vendidas em floriculturas e supermercados.
Para plantar as sementes do espinafre, você deve fazer pequenos furos na terra, com um espaçamento de 20 a 30 centímetros entre cada um e com 1 centímetro de profundidade.
Após plantar todas as sementes, feche os buraquinhos e regue bastante! Depois, é só esperar a germinação, que ocorre em até duas semanas.
4) Clima:
A temperatura ideal para cultivar o espinafre é entre 15 a 25 graus. A hortaliça tem boa resistência ao calor, mas é melhor não arriscar e não expor a planta a altas temperaturas do sol, principalmente nos horários mais quentes do dia.
5) Regas:
Quanto às regas, é necessário que seja feito com frequência, para que o solo do vaso fique sempre úmido.
A frequência vai depender da região que o espinafre é cultivado e da temperatura de cada dia. Por isso, sempre confira o solo antes de fazer uma nova rega.
6) Colheita:
A colheita do espinafre acontece em até 60 dias no verão e 80 dias no inverno.
Antes de realizar a colheita, você deve conferir se a planta tem pelo menos 6 folhas, caso negativo, espere mais alguns dias para colher a hortaliça e vá acompanhando seu desenvolvimento.
A colheita pode ser feita de duas formas:
- Arrancar a planta por inteiro
- Cortar aproximadamente 2,5 centímetros do solo
Nesse último caso, a muda pode brotar novamente e produzir uma nova colheita 🙂
Dica Extra:
O espinafre é muito resistente a pragas e doenças, porém fungos e insetos são seus maiores inimigos. Eles se alimentam da planta e sugam os seus nutrientes.
Para evitar esse tipo de problema, deixe a horta sempre limpa para evitar a presença desses invasores!
Gostou de conhecer mais sobre como cultivar espinafre? Então continue acompanhando as dicas de hortas, especialmente na seção de hortaliças.