Ter um jardim deslumbrante é o desejo de todo amante de plantas, mas um passo fundamental, que as vezes passa despercebido é justamente a escolha das plantas para jardim.
Sem um planejamento, um jardim que poderia ser dos sonhos pode acabar se tornando um pesadelo por conta das plantas escolhidas não conseguirem ter uma boa adaptação ou até mesmo você não dar conta dos cuidados necessários.
Então saber como escolher plantas para o jardim é uma etapa fundamental para qualquer projeto e pensando nisso preparamos algumas dicas e sugestões de espécies de plantas para cultivo.
Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário e compartilhar a sua experiência conosco no final do artigo.
Como escolher plantas para o Jardim?
Para garantir um espaço verde que tenha harmonia e demonstre saúde é fundamental levar em conta os fatores de como é a iluminação, o clima do local, o espaço disponível e a frequência de manutenção das plantas.
Como é a iluminação?
O primeiro fator é justamente a iluminação, pois tem influência direta no desenvolvimento das plantas para jardim. Algumas precisam de luz solar direta, enquanto outras prefere uma sombra parcial ou total.
No espaço que você deseja montar o seu jardim, avalie a quantidade de luz que tem durante o dia, por exemplo, se a incidência de luz solar é mais na parte da manhã, na parte da tarde ou até mesmo durante todo o dia.
Uma dica é mensurar isso em horas, por exemplo, o seu jardim recebe 4 horas de sol direto durante a manhã e mais 2 horas no fim da tarde.
Sabendo disso, você vai conseguir escolher com mais tranquilade qual planta se adequa a sua realidade.
Quais as condições climáticas?
O segundo fator é em relação as condições climáticas da sua região, por exemplo, temos plantas que são mais resistentes ao frio e outras que adoram um clima seco e árido.
É importante avaliar se a sua região é mais seca ou a frequência de chuvas é maior ou a maior parte dos dias são nublados. Por exmeplo, climas secos são ótimos para cactos e suculentas.
Qual a frequência de manutenção?
O terceiro fator é mais em relação ao tempo que você quer dedicar ao seu jardim. Nada adianta você pegar plantas que precisam de regas diárias e não conseguir fornecer isso a elas.
Então escolha plantas para jardim que vão se adequar ao esforço que você quer empenhar, uma dica é começar com plantas de baixa manutenção para que você possa ganhar ritmo e depois pode ir alterando para plantas que precisam de mais atenção.
Plantas mais usadas em jardins:
Algumas das plantas mais populares para jardins variam entre a sua beleza e versatilidade que incluem:
- Rosa
- Lavanda (Lavandula)
- Margarida (Leucanthemum vulgare)
- Gerânio (Pelargonium)
- Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
- Azaleia (Rhododendron)
- Lírio (Lilium)
- Crisântemo (Chrysanthemum.)
- Tulipa
- Begônia
Plantas para jardins com sol:
Se o seu jardim recebe muita luz solar, considere plantas que gostem de sol pleno, sendo boas opções como:
- Lavanda (Lavandula)
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Girassol (Helianthus annuus)
- Margarida (Leucanthemum vulgare)
- Espécies de Suculentas
- Espécies de Cactos
- Lantana (Lantana camara)
- Zínia (Zinnia elegans)
- Manjericão (Ocimum basilicum)
- Salvia (Salvia officinalis)
Plantas para jardins com sombra:
Para jardins com pouca luz solar, opte por plantas que se dão bem na sombra e vão adicionar um toque de verde e frescor ao ambiente, como:
- Samambaia
- Hosta
- Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
- Begônia
- Heuchera
- Astilbe
- Impatiens (Maria-sem-vergonha)
- Cyclamen (Ciclame)
- Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
- Blechnum (Blechnum spicant)
Plantas para jardins verticais:
Jardins verticais são uma ótima opção para espaços limitados ou para adicionar um toque de verde a paredes e muros. Plantas que vão crescer verticalmente são uma ótima opção, como:
- Samambaia (Nephrolepis exaltata)
- Peperômia
- Hera (Hedera helix)
- Aspargo-pluma (Asparagus densiflorus)
- Columéia (Columnea)
- Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
- Begônia-maculata (Begonia maculata)
- Barba-de-serpente (Sansevieria trifasciata)
- Sedum Morganiaum
Leia mais sobre: Ferramentas de Jardinagem: Veja as Principais para o seu Jardim
Escolher plantas para o jardim é um processo. Leve em consideração a iluminação, as condições climáticas e a frequência de manutenção ao selecionar suas plantas.
Com as escolhas certas, você pode criar um jardim exuberante e atraente que será uma extensão da sua casa.
Gostou do conteúdo de como escolher plantas para o jardim? Então continue acompanhando os outros materiais sobre plantas e não se esqueça de deixar o seu comentário no artigo!