A Estrelícia (Strelitzia Reginae) que é conhecida popularmente como Ave do Paraíso, é uma planta que encanta por sua beleza exótica e cores vibrantes. Originária da África do Sul, essa planta tem conquistado jardins ao redor do mundo, trazendo um toque tropical e alegre a qualquer ambiente.
Principais características da Estrelícia
A Estrelícia pertence à família Strelitziaceae e é popularmente chamada de “Ave do Paraíso” ou “bananeira de jardim” devido ao formato de suas folhas, que lembram as da bananeira.
Quando adulta, pode alcançar até 1,20 m de altura e pode viver por cerca de 25 anos. Suas flores, que combinam tons de laranja e azul, são frequentemente comparadas a pássaros exóticos, dando-lhe o apelido de Ave do Paraíso.
Vale alertar que a Estrelícia é uma planta tóxica para cães, então caso ocorra o consumo, o recomendado é procurar um veterinário na sua região o quanto antes.
Como cuidar da Estrelícia
Luminosidade:
A Estrelícia adora locais bem iluminados, a sugestão é evitar a exposição direta ao sol forte do meio-dia, só que dependendo da região pode ser possível deixa-lá exposta.
Aqui na nossa região, já encontramos estrelícias que ficam em fast-food e são expostas ao sol durante todo dia, entretanto o ideal é ir adaptando a planta a essas condições.
Agora quando cultivada dentro de casa, uma boa opção é colocar perto de uma janela para receber luz solar direta por pelo menos seis horas diárias.
Clima:
É uma planta tropical que se adapta bem a climas quentes e úmidos sendo resistente a ventos. A sua floresce ocorre com mais facilidade quando as temperaturas estão entre 22°C a 25°C.
Regas:
O ideal é manter o solo úmido, mas não encharcado. Então durante a primavera e o verão, a estrelicía vai precisar de água com mais frequência, só que no inverno diminua bem as regas.
Substrato:
De preferência por um solo fértil e que tenha uma boa drenagem, a sugestão é que seja uma mistura de terra vegetal, adubo para plantas e argila expandida. Isso vai ajudar a ave do paraíso a ter um bom desenvolvimento.
Adubação:
A adubação pode ser feita com um adubo orgânico ou NPK 4-14-8 que vai ser rico em nutrientes, você pode fazer a adubação a cada três meses e principalmente durante a primavera e o verão.
Poda:
A poda vai servir para estimular o crescimento de novas flores e até mesmo na prevenção de doenças, então sempre que possível remova as folhas e flores secas da planta.
Como fazer muda de estrelícia
A propagação da Estrelícia pode ser feita usando sementes ou divisão de touceiras.
No caso das sementes, você vai fazer a colheita dos frutos quando estiverem maduros e vai deixar secar por alguns dias, após isso, pegue o fruto e deixe de molho por 24horas para acelerar a germinação.
Depois disso, você vai plantar em um vaso com furos e com o substrato que sugerimos acima, então depois de algumas semanas as mudas já vão estar preparadas para serem transplantadas pro local definitivo.
Gostou de conhecer a Estrelícia?
Uma planta encantadora e com uma aparência exuberante, com as nossas dicas esperamos que a sua Ave do paraíso renda muitas flores e também aproveitamos para te convidar a deixar a sua experiência no cultivo aqui nos comentários!
Continue acompanhando os artigos sobre plantas aqui do Blog Verde na Web!
Referências
- https://www.semadesc.ms.gov.br/como-plantar-estrelicia/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Strelitzia_reginae
- https://agro2.com.br/agricultura/saiba-como-plantar-estrelicia-e-quais-os-cuidados-necessarios-com-o-cultivo/