Como plantar chia em casa? Passo a passo!

HomeHortaSementesComo plantar chia em casa? Passo a passo!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Dicas de como plantar chia
©gettyimages via Canva.com

A chia é uma semente que quando consumida, faz muito bem para o nosso organismo! Porém, não é uma semente tão barata assim, já que o seu cultivo requer certa manutenção e cuidados especiais.

A chia pode ser cultivada em casa, vasos e hortas. Ficou curioso em saber como? Então continue acompanhando este artigo, vamos te explicar direitinho como plantar chia em casa!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Como plantar chia em casa?

Encontre as sementes:

A forma mais comum de cultivar a chia é a partir de suas sementes. 

Por isso, o primeiro passo de como cultivar chia em casa, é encontrar essas sementes. Geralmente, é vendida em floriculturas ou em lojas especializadas de produtos naturais.

Devido a sua popularidade, você não encontrará dificuldades para encontrar essas sementes.

Escolha o vaso:

Se você optar por cultivar a chia em um vaso, será necessário escolher o modelo ideal!

As melhores opções são os vasos de tamanho médio, mas lembre-se sempre de escolher os vasos que possuem furos embaixo, já que essa abertura permite que a água em excesso escoa livremente.

Prepare a terra:

Com o vaso e as sementes na mão, você já pode começar a preparar a terra.

A princípio, faça uma camada de componentes drenáveis, que vão ajudar a escoar o excesso de água do vaso e evitar o apodrecimento das sementes e das raízes. Uma boa opção é adicionar pedrinhas, cacos de telhas, argila expandida ou brita.

Depois, você já pode preencher o vaso, fazendo uma mistura de 80% terra com 20% de matéria orgânica, como um bom adubo para plantas. Essa mistura vai garantir os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da chia.

É importante ter atenção ao pH do solo que precisa ser ácido entre 6,5 a 7,5.

Plante a chia:

Afinal, com a etapa do solo concluída, é hora de plantar as sementes!

Faça pequenos buraquinhos na terra, do tamanho da largura do seu dedo, e vá adicionando as sementes. Como a chia precisa da luz do sol para germinar, cubra com pouca terra!

Depois é só regar o vaso até começar a escoar água pelos furinhos do fundo e pronto! Os primeiros brotinhos já podem começar a germinar em um mês!

Regas:

Regue a chia a cada dois dias. Esse intervalo de tempo é o ideal, já que as sementes não se adaptam muito bem em ambientes muito úmidos e escolha um regador ou borrifador para que a água não encharque o vaso.

Luminosidade:

Após o plantio das sementes, é importante cultivar em ambientes bem iluminados! Só não deixe o vaso exposto ao sol nas horas mais quentes do dia, do meio dia às duas da tarde, por exemplo.

Um ponto importante é que a chia não tem um bom desenvolvimento com baixas temperaturas ou muito úmidos. Por isso, nos dias de chuva ou inverno, as sementes podem demorar um pouquinho mais para brotar.

Quanto tempo demora pra nascer um pé de chia?

É importante ter paciência, normalmente, a colheita pode levar entre 4 a 6 meses e para retirar novas sementes de chia as flores precisam estar secas.

Vale mencionar que após o plantio, a chia começa a brotar dentro de 10 a 14 dias e depois de uma semana os brotos já começam a surgir.

Onde comprar Semente de Chia?

Em floriculturas ou gardens é possível encontrar sementes de chia para comprar, agora você não quer ter o trabalho de ir até esses locais para comprar? Então deixamos fácil pra você!

Compre agora Sementes de Chia sem sair de casa

Pode consumir as folhas?

As folhas podem ser consumidas sim! Uma opção é utilizar em chás, pois é ideal para a perda de peso e saúde do corpo. Outra opção é utilizar como tempero em lanches do dia a dia.

Gostou de conhecer sobre como plantar chia? Então continue acompanhando as dicas de hortas do blog especialmente na seção de sementes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados