Como plantar espinafre? Passo a Passo e Dicas!

HomeHortaHortaliçasComo plantar espinafre? Passo a Passo e Dicas!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

O espinafre é uma hortaliça cujas folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas, sendo bastante nutritivas e ricas em vitaminas.

Essa é uma planta anual, que cresce cerca de até 30 centímetros de altura, composta por um caule curto e folhas verde-escuras, que nascem em formato oval e são levemente crespas.

Quer aprender como plantar espinafre em casa? Então é só conferir o passo a passo abaixo e as dicas extras que você vai encontrar no decorrer deste artigo, veja!

Artigos que podem ser do seu interesse:

como plantar espinafre

Passo a passo para plantar Espinafre

1) Escolha do vaso:

O espinafre é uma hortaliça fácil de cultivar, pois não exige muito espaço. Uma opção para quem deseja cultivar em casa, é optar por caixas com altura de 20 a 25 centímetros ou vasos e jardineiras.

O importante é você optar por caixas, vasos ou jardineiras com furos embaixo. Para ter um cultivo saudável, o espinafre necessita que o solo seja bem drenável, por isso, os furinhos vão facilitar o escoamento da água.

2) Prepare o solo:

O espinafre é uma planta que cresce bem rápido! Mas, para que isso aconteça, ele precisa ser cultivado em um solo bem fértil, rico em matéria orgânica e nitrogênio.

O ph recomendado para esse cultivo, é em torno de 6 e 7,5.

Para deixar o solo mais orgânico, leia esse artigo: Adubo para Plantas: Faça Você Mesmo em Casa!

3) Plante as sementes:

O espinafre propaga-se facilmente por sementes, aquelas mesmo que são vendidas em floriculturas e supermercados.

Para plantar as sementes do espinafre, você deve fazer pequenos furos na terra, com um espaçamento de 20 a 30 centímetros entre cada um e com 1 centímetro de profundidade.

Após plantar todas as sementes, feche os buraquinhos e regue bastante! Depois, é só esperar a germinação, que ocorre em até duas semanas.

4) Clima:

A temperatura ideal para cultivar o espinafre é entre 15 a 25 graus. A hortaliça tem boa resistência ao calor, mas é melhor não arriscar e não expor a planta a altas temperaturas do sol, principalmente nos horários mais quentes do dia.

5) Regas:

Quanto às regas, é necessário que seja feito com frequência, para que o solo do vaso fique sempre úmido. 

A frequência vai depender da região que o espinafre é cultivado e da temperatura de cada dia. Por isso, sempre confira o solo antes de fazer uma nova rega.

6) Colheita:

A colheita do espinafre acontece em até 60 dias no verão e 80 dias no inverno.

Antes de realizar a colheita, você deve conferir se a planta tem pelo menos 6 folhas, caso negativo, espere mais alguns dias para colher a hortaliça e vá acompanhando seu desenvolvimento.

A colheita pode ser feita de duas formas:

  • Arrancar a planta por inteiro
  • Cortar aproximadamente 2,5 centímetros do solo

Nesse último caso, a muda pode brotar novamente e produzir uma nova colheita 🙂 

Dica Extra:

O espinafre é muito resistente a pragas e doenças, porém fungos e insetos são seus maiores inimigos. Eles se alimentam da planta e sugam os seus nutrientes.

Para evitar esse tipo de problema, deixe a horta sempre limpa para evitar a presença desses invasores!

Gostou de conhecer mais sobre como cultivar espinafre? Então continue acompanhando as dicas de hortas, especialmente na seção de hortaliças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados