Era um vez uma plantinha de fácil cuidado e versátil, essa é a Hera, uma ótima planta para ter em casa e utilizar em composições de decoração!
Pra você que está iniciando no cultivo de plantas, a Hera é a escolha certa e no artigo de hoje te falaremos tudo sobre essa planta.
Conheça também outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Plantas para Cozinha: 5 Espécies, Dicas e Ideias de Decoração
- 7 Plantas Resistentes ao Sol para o seu jardim!
- Espada de São Jorge: como plantar e cuidar em casa?
Planta Hera
A hera (Hedera helix L.) é bem conhecida na jardinagem podendo ser utilizada na forração de canteiros, em vasos suspensos, trepadeiras ou até em cercas. É comum falarem que é uma planta trepadeira, mas a hera é uma planta rasteira de forração!
Tem sua origem da Europa Central e Ocidental com crescimento rápido e fácil adaptação a diversos ambientes, por isso é facilmente encontrada em muitos lugares.
Antes de continuarmos, é importante você saber que essa é uma planta tóxica se ingerida por animais e crianças, então evite deixar perto dos pequenos.
Variedades da Hera
Vale destacar que estamos falando de várias espécies! A Hedera é um gênero botânico da família Araliaceae que tem as plantas hera em seu grupo.
Para se ter ideia, enquanto escrevemos esse artigo encontramos cerca de 15 espécies e uma das mais populares é a Hedera helix que é inclusive utilizada na indústria farmacêutica.
Como cuidar da Hera?
Cuidar da Hera pode ser simples, mas também pode ser difícil para algumas pessoas. O importante é entender se a sua plantinha está recebendo os nutrientes, regas e luminosidade correta.
Separamos algumas dúvidas comuns na hora do cultivo para te ajudar a cultivar a hera.
Qual o melhor local para colocar?
A hera não é diferente das outras plantas, ela precisa de luminosidade e sol para se desenvolver, então na hora de escolher o local leve isso em consideração.
Escolha locais como canteiros, muros, varandas ou próximas às janelas, como salas, quartos e até mesmo banheiros, pois são lugares que recebem luminosidade.
Os lugares podem ser de sol pleno ou meia sombra, mas atenção! Evite lugares de sombra total, pois isso poderá matar a sua planta.
Como regar a Hera?
Diferente das suculentas que normalmente regamos uma vez por semana, a planta hera precisa que sua terra esteja úmida.
Então uma boa quantidade de regas é 3 vezes na semana e mantendo o solo úmido sem ficar encharcado. Se a sua região for muito quente, então talvez seja necessário regar com mais frequência.
Uma boa dica para saber quando regar é tocar no solo e ver se está mais seco ou úmido e sempre que estiver seco, aí você pode realizar a rega.
Qual Solo usar?
Toda plantinha quando tem o solo correto, tem um desenvolvimento bom e saudável, então na hora de escolher opte por um solo que seja bem solto e que tenha adubação.
Agora, se você for plantar em um vaso maior, é importante adicionar uma camada de drenagem para evitar que a terra fique encharcada e acabe matando a planta.
Caso você já tenha uma planta hera, um sinal que as coisas não estão indo bem com o solo é pela coloração amarelada das folhas e que acabam caindo com a aparência de melado.
Como fazer mudas de Hera?
Na hora de fazer novas mudas de hera é um processo bem simples, como se trata de uma planta rasteira, então é bem fácil de identificar embaixo das folhas pequenas raízes se formando.
São nesses locais com pequenas raízes que você pode realizar um corte, pegar o pedaço cortado, colocar na terra e regar para que a raiz possa se desenvolver e assim surgir uma nova muda.
Gostou de conhecer mais sobre a planta hera? Então continue acompanhando os artigos sobre plantas.