5 Plantas Pequenas para Calçadas: Cultive e Decore!

HomeDicas5 Plantas Pequenas para Calçadas: Cultive e Decore!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Você sabia que pode deixar a entrada da sua casa ainda mais bonita? 

Plantas pequenas para calçadas são uma ótima opção, pois além de serem uma das formas mais charmosas de decoração, elas são muito fáceis de cultivar, pois recebem luminosidade, ventilação e umidade diretamente do meio ambiente.

Você vai ficar ainda mais admirado com as espécies de plantas pequenas para calçadas que separamos para você, cada uma delas com suas próprias características que as tornam únicas e lindas.

Plantas pequenas para calçadas
Plantas pequenas para calçadas

Buxinho

Buxinho, que possui esse nome popular divertido por conta do seu nome científico Buxus sempervieres, é um arbusto que possui como principal característica a grande densidade de folhas durante o seu crescimento.

Por conta disso, para deixar as calçadas ainda mais bonitas, é muito comum encontrar as suas folhas dessa planta moldadas no formato bem redondinho (como na foto acima).

Além disso, o Buxinho tem um crescimento bem lento, o que faz com que ele demore em média 5 anos para medir cerca de 1,80 de altura. No entanto, esse desenvolvimento mais devagar faz com que ele dure por muito mais tempo, podendo passar dos 15 anos!

Ixora

Assim como o Buxinho, a Ixora também é uma planta com formato de arbusto, podendo chegar até 2 metros de altura na fase adulta, com muitas ramificações de folhas verde-escuras e flores, que variam entre as tonalidades laranja, rosa e vermelho.

Essa é uma das plantas pequenas para calçadas ideais para quem quer deixá-las mais coloridas, pois suas flores se adaptam muito bem à exposição sol (a floração acontece na primavera e verão) fazendo com que sejam atraídos muitas borboletas e beija-flores.

Existem diversas espécies de Ixora que você pode cultivar, mas dê preferência para a Ixora coccinea, Ixora chinensis Lam. Ou Ixora crocata Lindl.

Espada de São Jorge 

A Espada de São Jorge, é uma planta que ficou muito conhecida por compor decorações externas de casas e apartamentos, pois seu formato longo e ponteado, faz com que ela se pareça como uma verdadeira espada.

Suas folhas variam entre as cores verde-claro e escuro, dependendo da espécie e da quantidade de luminosidade que recebem e se adaptam muito bem em vasos, canteiros ou até se forem plantados diretamente no solo.

Mas, ao cultivar a Espada de São Jorge nas calçadas, é necessário atenção com os seus animais de estimação, pois suas pontas mais afiadas podem machucá-los!

Leia também: Espada de São Jorge: Como fazer Mudas e Principais Dúvidas

Bromélia

A Bromélia é uma planta tropical com grande variedade de espécies e muito popular aqui no Brasil. Por isso, uma dica interessante é você cultivar mais de uma espécie na sua calçada!

Suas folhas são bem verdes, grandes e nascem agrupadas em torno de sua flor, que podem ser encontradas nas cores vermelho, laranja e rosa. Essa composição, faz com que a Bromélia seja muito resistente e se adapte muito bem a qualquer ambiente.

Além disso, uma característica e vantagem dessa planta é que ela não atrai o mosquito-da-dengue! Por isso, se você mora em uma região que enfrenta esse problema, essa é uma ótima opção para sua calçada!

Leia também: O que é Bromélia? Conheça tudo sobre essa Planta

Lírio da Paz

E por último, mas não menos charmoso, o Lírio da Paz é uma planta pequena que pode atingir até 50 centímetros de altura durante sua fase adulta. Suas folhas são bem compridas, verdes e brilhosas, acompanhadas de pétalas brancas (que podem ficar amareladas sinalizando falta de iluminação).

Essa é uma das plantas pequenas para calçadas perfeitas para quem gosta de flores, pois a floração dessa espécie acontece nas épocas mais quentes do ano. 

Uma curiosidade do Lírio da Paz, é que muitos acreditam que as pétalas grandes e brancas são a flor, mas na realidade são brácteas, folhas que acompanha a flor com a intenção de destacá-las. Sua verdadeira flor fica na região interior, em formato de espiga e mais amarelada.

Gostou de conhecer essas Plantas Pequenas para Calçadas? Então continue acompanhando os outros artigos da categoria de dicas de jardinagem e deixe sua casa e apartamento ainda mais verdes e aconchegantes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados