O que é Bromélia? Conheça tudo sobre essa Planta

HomePlantasO que é Bromélia? Conheça tudo sobre essa Planta

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

A Bromélia é uma das plantas mais populares no mundo, essa planta se divide em 56 gêneros e são subdivididos em mais de 3 mil espécies, todas essas espécies pertencem à família Bromeliaceae. Ao decorrer desse post, contaremos tudo que você precisa saber sobre o que é a Bromélia.

O que é bromelia
O que é bromélia

O que é a Bromélia?

Como já mencionado, essa é uma planta com mais de 3 mil espécies, no qual o Brasil abriga a maioria de espécies, mas você pode encontrar ela no decorrer da América Central e do Sul.

No Brasil, existem cerca de 1.250 espécies, sendo possível encontrá-las em restingas, alto das montanhas, no cerrado e também na caatinga. É comum encontrar o uso dessa planta para extração de compostos farmacológicos, para produção de frutos e para produção de fibras.

Um fato curioso, é que esta planta tem uma grande capacidade de adaptação ao ambiente, como sobreviver em ambientes com baixa ou alta luminosidade, secos, úmidos, solos pobres em nutrientes ou até em temperaturas extremas, ela pode ser tanto na forma terrestre como na epífita (utiliza a planta como suporte) e também crescer em rochas.

Vale mencionar que a bromélia não é uma planta parasita, ela utiliza outras plantas como suporte para obter mais luz ao ficarem em lugares mais altos e não para obter os nutrientes da planta.

Principais características da Bromélia

São plantas que possuem a forma de crescimento Acaule, o que faz com que o agrupamento de folhas forme uma roseta vertical ou achada que podem formar um copo central para retenção da água.

Tem uma alta capacidade de adaptação em ambientes e o seu tamanho pode variar conforme a espécie. Um ponto importante é que o excesso de água é prejudicial à planta, por conta das suas folhas terem escamas. 

Por que cultivar bromélias?

Sem dúvidas, as Bromélias devem ter um espaço em casa ou no apartamento, elas são plantas que não precisam de um grande espaço para crescerem e são ideais para qualquer ambiente.

Como existe mais de 3 mil espécies, na hora de montar o seu jardim, você pode abusar escolhendo diversas espécies e isso faz com o que o seu jardim tenha um destaque único.

Onde cultivar a Bromélia?

Após saber mais sobre essa planta, existem diversos lugares que você pode usar para fazer o plantio e cultivo dela, como em vasos de jardim, para decorar ambientes internos, em canteiros, em jardim vertical, pendurar na varanda, em lugares úmidos como o banheiro e muito mais.

Ficou interessado em mais assuntos sobre a Bromélia? Você pode conferir mais conteúdos como esse na categoria de plantas do blog verde na web

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados