6 Plantas que Exalam Perfume Agradável a Noite

HomePlantas6 Plantas que Exalam Perfume Agradável a Noite

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Plantas e flores que exalam perfume a noite - Fonte: Meijiii de Pexels via Canva
Plantas e flores que exalam perfume a noite – Fonte: Meijiii de Pexels via Canva

Além de serem uma ótima opção para decorar ambientes internos, algumas plantas também possuem o poder de perfumar casas e apartamentos com seus aromas característicos. Podem ser desde essências mais suaves a mais intensas, como doces ou cítricas.

Plantas e flores que exalam perfume a noite, são geralmente as mais procuradas assim como as plantas que florescem ao longo do ano, visto que seu aroma natural é uma ótima opção para deixar o ambiente mais aconchegante e agradável para todos e ainda, relaxar e fazer com que o sono seja muito mais tranquilo!

Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas espécies mais cheirosas e bonitas que vão influenciar positivamente todos os seus sentidos.

1. Gardênia

A gardênia é um arbusto ornamental, que dependendo de como é cultivado, pode chegar a 2 metros de altura.

Entre a primavera e o início do verão, ela torna-se uma das plantas que exalam perfume a noite, visto que suas belas flores brancas florescem entre essas estações, trazendo um aroma doce e intenso.

Geralmente, o aroma da Gardênia é percebido com maior intensidade no início da noite e sua percepção dura por aproximadamente meia hora, mas se a planta for cultivada em ambientes internos, seu perfume pode durar a noite inteira.

Flor - Gardenia
Flor – Gardênia

2. Lavanda

Já a Lavanda, eu tenho certeza de que você já conhece esse aroma! Visto que ele é muito utilizado em fragrâncias de produtos aromáticos, óleos, perfumes, cosméticos e até produtos de limpeza, como sabonetes, amaciantes e alvejantes.

Essa planta é um arbusto perene, composto por um conjunto de pequenas flores lilás, que exalam um aroma suave e relaxante, com forte efeito calmante!

Por esse motivo, cultivar uma muda de Lavanda em um vasinho dentro de casa pode ajudar no tratamento contra stress, ansiedade e até insônia.

Além de serem muito utilizadas na decoração de interiores, pois suas flores são muito delicadas e atraentes! E se por acaso, suas flores secarem, você pode aproveitar e fazer um saquinho com todas elas, para decorar e perfumar ambientes mais pequenos, como gavetas e/ ou prateleiras.

lavanda no campo
Lavanda no campo

3. Alísso

Também conhecidas popularmente como Flor de Mel, Doce Álisso e Açafates-de-Prata, essa também é uma das plantas que exalam perfume a noite!

Dependendo de onde ela for cultivada por chegar até 15 centímetro, já que é composta por pequenos buquês de flores, que podem ser encontrados nas cores branco, rosa, laranja e roxo.

Todas as suas cores e espécies exalam um mesmo aroma: forte e adocicado, parecido com mel. Por isso, ela pode ser cultivada em ambientes externos, como jardins ou canteiros, ou até em pequenos vasos dentro de casa.

Uma dica para perfumar e decorar ainda mais sua casa, é cultivar o Alísso com outras plantas amigas, em locais que apresentam sol pleno durante boa parte do dia. Só tome cuidado para não colocar outra planta muito cheirosa junto, para assim não misturar os seus aromas.

flor alissoa
Flor Alíjsso

4. Jasmim

A Jasmim é uma das plantas para apartamento e casas que exalam perfume a noite mais conhecidas do Brasil!

Existem diversas espécies de Jasmim, porém as mais populares são de grande porte e por isso, é mais comum serem cultivadas em trepadeiras, nas varandas e quintais.

Essa planta também pode ser cultivada em vasos ou canteiros, dentro de ambientes internos de casas ou apartamentos, já que necessitam de sombra e pouco sol para sobreviver.

Suas flores também aparecem entre a primavera e o verão e na maioria das espécies, suas pétalas são brancas e exalam um perfume suave e levemente adocicado, que pode ser percebido com maior intensidade durante a noite, entre as 18 e 20 horas.

flor jasmim
Flor jasmim

5. Jasmim-dos-açores

O Jasmim-dos-Açores, conhecido como Jasminum azoricum é originária da região dos Açores, em Portugal. É uma planta perene que se destaca por suas flores brancas e delicadas.

Já o seu perfume, se destaca durante a noite. As suas flores vão liberar um perfume doce, que pode perfumar todo o ambiente ao redor. O seu perfume é um dos mais apreciados entre os amantes de jardinagem.

Lembre-se de deixar perto de uma janela ou em ambiente ventilado para não ficar com a sensação de cheiro “empregnado”.

Jasmim-dos-açores - Fonte: ignartonosbg de Pixabay via Canva
Jasmim-dos-açores – Fonte: ignartonosbg de Pixabay via Canva

6. Dama da Noite

flor-dama-da-noite
flor-dama-da-noite

Para finalizar nossa lista, não podíamos escolher uma planta diferente, já que a Dama da Noite (conhecida também como Jasmim da Noite) já traz em seu nome sua principal característica!

A Dama-da-noite é um arbusto, que dependendo de onde é cultivado, pode chegar a atingir até 3 metros de altura, por isso, é mais comum que ele seja plantado em trepadeiras, mas ele se dá muito bem em vasos também!

Suas flores brancas e amarelas começam a aparecer na primavera e se estendem até o verão, trazendo com elas um aroma bem forte e intenso, que é liberado somente à noite. Durante o dia, por conta da polinização feita por insetos, as flores ficam fechadas.

Mas é importante ficar atento a um ponto: se você for cultivar a Dama da Noite dentro de casa, deverá mantê-lo em ambientes maiores e perto de janelas, já que sua forte fragrância pode provocar certo incômodo a crianças, pets e pessoas mais sensíveis.

Dicas Extras:

Faça o perfume durar mais tempo:

Para manter o perfume das plantas por mais tempo, o ideal é que estejam em vasos ou jardins, isso vai fazer que o aroma permaneça durante todo o período de floração das flores.

Já quando estão em arranjos ou vasos com água, o seu aroma vai durar menos tempo, geralmente em torno de dois a três dias.

Menos pragas:

As plantas e flores que exalam perfume a noite tem menos chances de serem atacadas por pragas de jardim ou insetos, isso por que o aroma, seja ele suave ou forte, vai afastar todas as pragas que podem prejudicar a sua planta.

Não esqueça as regas:

Ultima dica, mas não menos importante, é justamente sobre a quantidade água, é importante receber a quantidade correta e que o solo não fique encharcado, o que pode causar o apodrecimento das raízes.

Plantas no vaso, em arranjos ou até compondo decorações, não importa o local! Encha sua casa com muitas delas que vão te proporcionar cor, vida e um belo perfume ao ambiente!

Leia mais em: Como regar as plantas da maneira correta

Gostou de conhecer mais sobre as plantas que exalam perfume a noite? Então continue acompanhando os nossos materiais sobre plantas aqui no Blog Verde na Web e não se esqueça de deixar o seu comentário contando a sua experiência!

Agora que você conhece 5 plantas que exalam perfume a noite, você pode conferir mais artigos como esse na nossa seção de cultivo de plantas

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados