Como cuidar de cactos e suculentas? Existe um jeito certo de cultivar essas plantas?
Para responder a perguntas como essas, escrevemos esse artigo com dicas de como cuidar de cactos e suculentas!
Afinal, essas plantas são consideradas verdadeiras jóias do deserto, já que sua origem árida, permite que elas sobrevivam em qualquer ambiente de casas ou apartamentos, desde que haja bastante sol e pouca umidade.
Mas não se preocupe, elas possuem um cultivo bem simples e fácil e com alguns segredinhos que você vai conhecer agora, você vai poder cultivar e decorar todos os seus vasinhos e para facilitar sua leitura, separamos o conteúdo deste artigo nos seguintes tópicos:
6 Dicas de como cuidar de Cactos e Suculentas
Escolha um vaso com furinhos embaixo
A primeira dica de como cuidar de cactos e suculentas, é prestar atenção na escolha do seu vaso!
Afinal, por serem consideradas plantas desérticas, cactos e suculentas não devem ficar com a terra encharcada de água após uma rega, pois já armazenam grande quantidades de água dentro de suas folhas (pois isso elas são mais gordinhas).
Por isso, fuja dos vasos sem furinhos! Além de não deixar o excesso de água escorrer, a umidade dentro do vaso favorece o apodrecimento das suas raízes.
Deixe seu vasinho próximo de portas e janelas
A maioria das espécies de cactos e suculentas, precisam de muita luz solar para se desenvolver.
Por isso, ambientes externos são perfeitos para esse tipo de planta. Mas se você quer cultivá-las dentro de casa ou apartamento, tudo bem também! Só é importante deixar o vasinho próximo a portas e janelas, onde há incidência do sol a maior parte do dia.
Mas, um ponto de atenção: nos dias de verão ou com temperaturas muito altas, é importante não deixar a planta exposta ao sol nos horários mais quentes do dia, pois suas folhas podem ressecar e/ou queimar com muita facilidade.
Clique aqui para conhecer as exceções, as espécies de suculentas de sombra!
Não faça regas todos os dias
Provavelmente, você já ouviu falar que cactos e suculentas não precisam ser regados todos os dias … e não precisam mesmo!
No deserto, seu ambiente natural, não há chuvas todos os dias. Pelo contrário, é comum chover muito por apenas alguns dias do ano e depois, há um longo período de semanas ou até meses, sem cair nenhuma gotinha de água.
Por isso, para termos cactos e suculentas saudáveis, não devemos regar todos os dias os seus vasinhos! Não se preocupe, pois esse tipo de planta não vai secar se você molhar com menos frequência, pois ela pode armazenar grandes quantidades de água dentro das suas folhas.
Não existe uma regra de intervalo de regas que funcione para todas as espécies, você pode adotar o padrão e regar de 7 em 7 dias no inverno e de 5 em 5 dias no verão. Para não errar, é importante sempre observar a sua terra. Se ainda estiver molhada, ou mesmo um pouco úmida, espere mais um pouco. O ideal é regar apenas quando a terra estiver completamente seca.
E lembre-se de não molhar suas folhas. A água acumulada nas folhas de cactos e suculentas pode apodrecer a planta!
Observe diariamente o formato das suas folhas
Mais uma dica de como cuidar de cactos e suculentas: preste atenção diariamente no formato das folhas da sua planta, pois ela pode dizer muito sobre o quão saudável o seu vaso está!
Se as folhas da sua planta estão juntas, compactas e unidas, parabéns! Seu cultivo está perfeito!
Mas, se as folhas estão separadas ou com um comprimento maior que o normal, deixe seu vaso exposto ao sol por mais tempo. Provavelmente sua planta está precisando de mais luminosidade.
Não enfeite com pedriscos brancos
Provavelmente, você já viu no Google ou até no Pinterest, vasinhos de cactos e suculentas preenchidos com pedriscos brancos e dentro de cachepôs bem bonitinhos! Mas, apesar desses itens de decoração deixarem seu vaso mais bonito, eles podem prejudicar (e muito!) o cultivo da sua planta.
Pedriscos brancos são feitos de mármore picado, que quando molhados, liberam um pó tóxico na terra da planta. Já os cachepôs, não possuem furos no fundo, fazendo com que o vaso fique mais úmido, favorecendo o apodrecimento das suas raízes.
Uma solução, é enfeitar o vaso com decorações naturais, como casca de pinus, palha de arroz e pedras que não sejam de mármore. Outra dica é plantar o cacto ou a suculenta dentro de um vaso com furos e então, colocar dentro do seu cachepô escolhido.
Não jogue as folhas caídas no lixo
Se a folha do seu cacto ou suculenta cair, por qualquer motivo, não jogue fora! Deixe a folha em cima da terra, no próprio vaso e você vai perceber que depois de algumas semanas, uma nova mudinha vai começar a crescer.
Cactos e suculentas se propagam com muita facilidade, por isso, aproveite para aumentar as suas opções e decorações!
Gostou de conhecer as dicas de como cultivar cactos e suculentas? Então confira mais artigos como nas dicas de suculentas.